Opinião sobre peso de aero(Problemas...)
- Marinho RN
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Parabéns, eu tinha dito que dava certo.
Treine bastante, deixe ele nas condições de um voo calmo.
Faça passagens alinhadas com a pista e pouse. O processo pode ser lento mas de forma alguma é impossível.
A demora pode fazer parte e não é desonra para ninguém. Em fase de aprendizagem ou não tudo é experiência e muito prazeiroso!!!
Valeu, bons voo.
Treine bastante, deixe ele nas condições de um voo calmo.
Faça passagens alinhadas com a pista e pouse. O processo pode ser lento mas de forma alguma é impossível.
A demora pode fazer parte e não é desonra para ninguém. Em fase de aprendizagem ou não tudo é experiência e muito prazeiroso!!!
Valeu, bons voo.
Na construção de aviões tenho feito uma coisa bem jóia em todo modelo que monto: cálculo de carga alar estimada, com projeção "otimista" (peso eletrônica e materiais) e "pessimista" (peso de eletrônica e materiais, multiplicado por x1.1). :lol:
Se a carga alar é alta, eu aumento a asa do projeto ou amplio o avião todo. Simples!
Daí eu chego abaixo dos 20~15g/dm² que normalmente tenho como alvo nos meus projetos mais lentos.
Um modelo com carga alar baixa precisa de menos velocidade para voar, o que reduz os danos por lenha e torna até mais fácil de pilotar.
Além do mais, um avião grande e proporcionalmente leve é muito resistente!
Outra coisa... tenho trabalhado com eletrônica muito leves nos meus aviões.
Meus aviões "parkflyers" (digo assim pois são meus favoritos para voar no parque Barigui) utilizam eletrônica o mais leve possível, isso pode não fazer um avião subir na vertical infinitamente, mas já permite um vôo rápido e com direito a loopings seguido!
Utilizando como exemplo de leveza e resistência, o Star Delta que estou usando pesa cerca de ~300g (ou até menos), usa um motor 2408-21 Dynam, hélice 8x6SF GWS, bateria 2S 900mAh Mistery, ESC 18A TowerPro, Rx R6NII 6ch e 2 servos 3,7/4,3g.
O 2408-21 "Latinha" em 2S com hélice 8x6SF me proporciona bom empuxo com bom pitch-speed, sem acrescentar muito peso. Descarregando a bateria até 3,8V por célula e não manerando muito no acelerador, faço cerca de 5~6 minutos de vôo alucinado com um~dois looping por volta no circuito.
Na hora de pousar até já dei estrela (Calma Eduardo Yamin! Nada grave! Estou fazendo bom uso do avião! :lol:), mas não acontece nada e a estrutura nem ameaça ceder ou coisa do gênero... na realidade são batidas bem suaves, pois o avião não tem grande massa e normalmente precisa de pouca velocidade para voar, o que permite aproximações lentas.
Um detalhe extra: a eletrônica é muito [b:d1b5af400a]barata[/b:d1b5af400a]... principalmente em termos de bateria. :lol:
Ou seja, ao invés de eu ter [b:d1b5af400a]um[/b:d1b5af400a] tijolo 3S cheio de mAh's fazendo um vôo acrobático de 10 minutos com massa alta e alta chances de lenhas sérias, tenho [b:d1b5af400a]3[/b:d1b5af400a] baterias pequenas fazendo 6 minutos de vôo alucinado e dócil com bem menos massa a bordo e chances de dano por lenha quase nulos.
Logo... Faço 18 minutos de vôo gastando cerca de 15 reais por bateria, o que considero legal. Fora o fato de que acho que um avião mais leve voa melhor.
Há muito se pensar ainda... cada um possuí um estilo e possuí preferências.
Eu gosto de leve, dócil, seguro e barato.
A questão daí é:
O que você gosta de/no aero?
-Gosto de velocidade!
-Gosto de grandes!
-Gosto de pequenos!
-Gosto de planar!
-Gosto de segurança!
-Gosto de leve!
-Gosto de dócil!
-Gosto de resistência!
Pode demorar um pouco até você descobrir o que quer, ou até pode mudar suas preferências com o passar do tempo. :wink:
Se a carga alar é alta, eu aumento a asa do projeto ou amplio o avião todo. Simples!
Daí eu chego abaixo dos 20~15g/dm² que normalmente tenho como alvo nos meus projetos mais lentos.
Um modelo com carga alar baixa precisa de menos velocidade para voar, o que reduz os danos por lenha e torna até mais fácil de pilotar.
Além do mais, um avião grande e proporcionalmente leve é muito resistente!
Outra coisa... tenho trabalhado com eletrônica muito leves nos meus aviões.
Meus aviões "parkflyers" (digo assim pois são meus favoritos para voar no parque Barigui) utilizam eletrônica o mais leve possível, isso pode não fazer um avião subir na vertical infinitamente, mas já permite um vôo rápido e com direito a loopings seguido!
Utilizando como exemplo de leveza e resistência, o Star Delta que estou usando pesa cerca de ~300g (ou até menos), usa um motor 2408-21 Dynam, hélice 8x6SF GWS, bateria 2S 900mAh Mistery, ESC 18A TowerPro, Rx R6NII 6ch e 2 servos 3,7/4,3g.
O 2408-21 "Latinha" em 2S com hélice 8x6SF me proporciona bom empuxo com bom pitch-speed, sem acrescentar muito peso. Descarregando a bateria até 3,8V por célula e não manerando muito no acelerador, faço cerca de 5~6 minutos de vôo alucinado com um~dois looping por volta no circuito.
Na hora de pousar até já dei estrela (Calma Eduardo Yamin! Nada grave! Estou fazendo bom uso do avião! :lol:), mas não acontece nada e a estrutura nem ameaça ceder ou coisa do gênero... na realidade são batidas bem suaves, pois o avião não tem grande massa e normalmente precisa de pouca velocidade para voar, o que permite aproximações lentas.
Um detalhe extra: a eletrônica é muito [b:d1b5af400a]barata[/b:d1b5af400a]... principalmente em termos de bateria. :lol:
Ou seja, ao invés de eu ter [b:d1b5af400a]um[/b:d1b5af400a] tijolo 3S cheio de mAh's fazendo um vôo acrobático de 10 minutos com massa alta e alta chances de lenhas sérias, tenho [b:d1b5af400a]3[/b:d1b5af400a] baterias pequenas fazendo 6 minutos de vôo alucinado e dócil com bem menos massa a bordo e chances de dano por lenha quase nulos.
Logo... Faço 18 minutos de vôo gastando cerca de 15 reais por bateria, o que considero legal. Fora o fato de que acho que um avião mais leve voa melhor.
Há muito se pensar ainda... cada um possuí um estilo e possuí preferências.
Eu gosto de leve, dócil, seguro e barato.
A questão daí é:
O que você gosta de/no aero?
-Gosto de velocidade!
-Gosto de grandes!
-Gosto de pequenos!
-Gosto de planar!
-Gosto de segurança!
-Gosto de leve!
-Gosto de dócil!
-Gosto de resistência!
Pode demorar um pouco até você descobrir o que quer, ou até pode mudar suas preferências com o passar do tempo. :wink:
- Gustavo Murad
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- Gustavo Murad
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Quem falou que não ia voar?
Bem, se mandou jogar no lixo pra min é falar que não ia voar.
E apesar de não ser o próprio construtor o piloto, quem pilotou disse que voava muito bem.
Então diretamente vai contra quem falou que ia voar mal!
Já cansei de ver glow com mais de 50g/dm2 e com menos empuxo que 1:1 voar bem, qual a diferença para um elétrico?
Se o elétrico for do mesmo tamanho, a hélice a mesma e o empuxo o mesmo a tendência é o elétrico voar melhor ainda!!
Então não tem que duvidar que um modelo com menos de 40g/dm2 e com motor que dá mais de 1,5x o peso não irá voar bem.
Não esqueçam: Avião leve tem suas vantagens E DESVANTAGENS!!!
Vai voar um Scout com 198g (eu já tive um pesando isso RTF) no vento e me conta!!
O meu Scout de 400g foi o que voou melhor no vento, os outros eram muito leves!
Bem, se mandou jogar no lixo pra min é falar que não ia voar.
E apesar de não ser o próprio construtor o piloto, quem pilotou disse que voava muito bem.
Então diretamente vai contra quem falou que ia voar mal!
Já cansei de ver glow com mais de 50g/dm2 e com menos empuxo que 1:1 voar bem, qual a diferença para um elétrico?
Se o elétrico for do mesmo tamanho, a hélice a mesma e o empuxo o mesmo a tendência é o elétrico voar melhor ainda!!
Então não tem que duvidar que um modelo com menos de 40g/dm2 e com motor que dá mais de 1,5x o peso não irá voar bem.
Não esqueçam: Avião leve tem suas vantagens E DESVANTAGENS!!!
Vai voar um Scout com 198g (eu já tive um pesando isso RTF) no vento e me conta!!
O meu Scout de 400g foi o que voou melhor no vento, os outros eram muito leves!
é verdade....mas eu tenho tantas dúvidas com relação á isso:
1-Tive aero glow pastinha com mais de 80g/dm2 e voava bem, mágica?
2-tive aero foam com menos de 25g/dm2 que era uma porcaria, muito leve?
3- qual a carga alar do besouro?
4- quem tira até as etiquetas dos servos pra ficar mais leve é doente?
Parei de encucar com peso e área alar faz tempo, termino o cara e peso daí ponho motor hélice compatível com o peso e o tipo de voo que eu gosto e pronto, e voam todos.
Jogar no lixo?
NUUUNCA
conselho: continue construindo o que quiser, e voando como quiser o importante é ser feliz...
1-Tive aero glow pastinha com mais de 80g/dm2 e voava bem, mágica?
2-tive aero foam com menos de 25g/dm2 que era uma porcaria, muito leve?
3- qual a carga alar do besouro?
4- quem tira até as etiquetas dos servos pra ficar mais leve é doente?
Parei de encucar com peso e área alar faz tempo, termino o cara e peso daí ponho motor hélice compatível com o peso e o tipo de voo que eu gosto e pronto, e voam todos.
Jogar no lixo?
NUUUNCA
conselho: continue construindo o que quiser, e voando como quiser o importante é ser feliz...
Se não vai ajudar, melhor não escrever nada.
- Marinho RN
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