Opinião sobre peso de aero(Problemas...)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

Olá pessoal...
O aero voou ontem, sábado dia 24. E sob o ponto de vista do piloto, que não foi eu, voou muito bem. Não precisou mais que meio motor para mantê-lo no ar, não lenhou e nem ficou se "arrastando" no ar.
Assim que me for passado o vídeo, dou um jeito de postar.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Parabéns, eu tinha dito que dava certo.

Treine bastante, deixe ele nas condições de um voo calmo.

Faça passagens alinhadas com a pista e pouse. O processo pode ser lento mas de forma alguma é impossível.

A demora pode fazer parte e não é desonra para ninguém. Em fase de aprendizagem ou não tudo é experiência e muito prazeiroso!!!

Valeu, bons voo.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Na construção de aviões tenho feito uma coisa bem jóia em todo modelo que monto: cálculo de carga alar estimada, com projeção "otimista" (peso eletrônica e materiais) e "pessimista" (peso de eletrônica e materiais, multiplicado por x1.1). :lol:

Se a carga alar é alta, eu aumento a asa do projeto ou amplio o avião todo. Simples!
Daí eu chego abaixo dos 20~15g/dm² que normalmente tenho como alvo nos meus projetos mais lentos.

Um modelo com carga alar baixa precisa de menos velocidade para voar, o que reduz os danos por lenha e torna até mais fácil de pilotar.

Além do mais, um avião grande e proporcionalmente leve é muito resistente!

Outra coisa... tenho trabalhado com eletrônica muito leves nos meus aviões.

Meus aviões "parkflyers" (digo assim pois são meus favoritos para voar no parque Barigui) utilizam eletrônica o mais leve possível, isso pode não fazer um avião subir na vertical infinitamente, mas já permite um vôo rápido e com direito a loopings seguido!

Utilizando como exemplo de leveza e resistência, o Star Delta que estou usando pesa cerca de ~300g (ou até menos), usa um motor 2408-21 Dynam, hélice 8x6SF GWS, bateria 2S 900mAh Mistery, ESC 18A TowerPro, Rx R6NII 6ch e 2 servos 3,7/4,3g.

O 2408-21 "Latinha" em 2S com hélice 8x6SF me proporciona bom empuxo com bom pitch-speed, sem acrescentar muito peso. Descarregando a bateria até 3,8V por célula e não manerando muito no acelerador, faço cerca de 5~6 minutos de vôo alucinado com um~dois looping por volta no circuito.

Na hora de pousar até já dei estrela (Calma Eduardo Yamin! Nada grave! Estou fazendo bom uso do avião! :lol:), mas não acontece nada e a estrutura nem ameaça ceder ou coisa do gênero... na realidade são batidas bem suaves, pois o avião não tem grande massa e normalmente precisa de pouca velocidade para voar, o que permite aproximações lentas.

Um detalhe extra: a eletrônica é muito [b:d1b5af400a]barata[/b:d1b5af400a]... principalmente em termos de bateria. :lol:

Ou seja, ao invés de eu ter [b:d1b5af400a]um[/b:d1b5af400a] tijolo 3S cheio de mAh's fazendo um vôo acrobático de 10 minutos com massa alta e alta chances de lenhas sérias, tenho [b:d1b5af400a]3[/b:d1b5af400a] baterias pequenas fazendo 6 minutos de vôo alucinado e dócil com bem menos massa a bordo e chances de dano por lenha quase nulos.

Logo... Faço 18 minutos de vôo gastando cerca de 15 reais por bateria, o que considero legal. Fora o fato de que acho que um avião mais leve voa melhor.

Há muito se pensar ainda... cada um possuí um estilo e possuí preferências.

Eu gosto de leve, dócil, seguro e barato.

A questão daí é:
O que você gosta de/no aero?

-Gosto de velocidade!
-Gosto de grandes!
-Gosto de pequenos!
-Gosto de planar!
-Gosto de segurança!
-Gosto de leve!
-Gosto de dócil!
-Gosto de resistência!

Pode demorar um pouco até você descobrir o que quer, ou até pode mudar suas preferências com o passar do tempo. :wink:
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Contrariando muitos que disseram ou pensaram "não vai voar, joga no lixo" o avião fantasticamente vôo bem....

É assim que é bom, isso que engrandece o fórum e evolui nosso hobby!

Parabéns pela construção.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Ah... craro!

Falei muito mas nem comentei a construção! :roll: :lol:

Não joga fora não... você pode testar ele!

Se voar, legal! Melhore nos próximos aviões!

Se lenhar, tudo bem! É porque não era para funcionar mesmo; basta corrgir os erros cometidos anteriormente para tentar novamente!
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

:shock: Quem falou que não iria voar ... ?

Talvez alguém .. :roll: Tenha dito que não voaria bem ....

Mas se " AVUO TAMU NU LUCRU NÈ NÂUM! " :mrgreen:
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Quem falou que não ia voar?

Bem, se mandou jogar no lixo pra min é falar que não ia voar.

E apesar de não ser o próprio construtor o piloto, quem pilotou disse que voava muito bem.

Então diretamente vai contra quem falou que ia voar mal!


Já cansei de ver glow com mais de 50g/dm2 e com menos empuxo que 1:1 voar bem, qual a diferença para um elétrico?

Se o elétrico for do mesmo tamanho, a hélice a mesma e o empuxo o mesmo a tendência é o elétrico voar melhor ainda!!

Então não tem que duvidar que um modelo com menos de 40g/dm2 e com motor que dá mais de 1,5x o peso não irá voar bem.

Não esqueçam: Avião leve tem suas vantagens E DESVANTAGENS!!!

Vai voar um Scout com 198g (eu já tive um pesando isso RTF) no vento e me conta!!

O meu Scout de 400g foi o que voou melhor no vento, os outros eram muito leves!
Avatar do usuário
Madrian
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Set 01, 2009 1:50 pm

Mensagem por Madrian »

é verdade....mas eu tenho tantas dúvidas com relação á isso:
1-Tive aero glow pastinha com mais de 80g/dm2 e voava bem, mágica?
2-tive aero foam com menos de 25g/dm2 que era uma porcaria, muito leve?
3- qual a carga alar do besouro?
4- quem tira até as etiquetas dos servos pra ficar mais leve é doente?

Parei de encucar com peso e área alar faz tempo, termino o cara e peso daí ponho motor hélice compatível com o peso e o tipo de voo que eu gosto e pronto, e voam todos.

Jogar no lixo?
NUUUNCA

conselho: continue construindo o que quiser, e voando como quiser o importante é ser feliz...
Se não vai ajudar, melhor não escrever nada.
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

Pronto...
Seguem link´s para os vídeos do primeiro vôo.


Configuração do aero:
Motor E-max 2822
Bateria 3s de 1000mAh
Hélice 8x4

Local do vôo: Lavras-MG
Piloto: Hugo Medeiros


http://www.youtube.com/watch?v=s9WW1aWO93M

http://www.youtube.com/watch?v=srAQjQdQ0Sk
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Show o avião.

Vôou e voou BEM! Contrariando o que muita gente disse.

Se tivesse ficado muito mais leve não teria voado bem naquele vendo do segundo vídeo, talvez não teria conseguido nem voar naquele vento todo.

Parabéns pela construção!
Responder