Fonte para carregador

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Re: Fonte do note HP

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:f487461c21="Jeferson Silva"]Sou realmente zerado em eletrônica, mas estou tentando achar tudo antes de perguntar. Como não consegui chegar a conclusão alguma, queria saber:
Tenho uma fonte do note HP que dá
AC Input: 100 ~ 240V 2.4A 50~60Hz
DC Output: 19.0V 4.74A 90W
Para usar no accucel 6 eu preciso de 12v e 5a. Vou carregar baterias 3s 2200mah.
Dá pra usar esta fonte?
Tenho também uma fonte xing daquelas que vc escolhe a saída de 1.5 a 12v. 18w 1000mah. Dá para aproveitar ela pra alguma coisa? Valeu.[/quote:f487461c21]

A fonte Xing não presta, em 12v capaz de ela não dar nem os 1A escritos e mesmo se der não vai dar pra carregar nada no Acuccel com ela.

A fonte de notebook tá acima da voltagem máxima do Acuccel, apesar de que com carga a voltagem deve cair bastante.

Eu sugiro que faça uma modificação na saída para ela oferecer uns 15v ao invés de 19v e ai sim ela serviria para o que você quer.

Crie seu próprio tópico com a pergunta de como fazer isso que pessoas mais capacitadas vão te orientar melhor como procedar para fazer tal modificação.
Avatar do usuário
warguest
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 10:34 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por warguest »

Pessoal. Me tirem essa duvida. Nosso amigo Clovis Campos modifiocu uma fonte pra mim. Ela ta dando 13.17V. Ate ai blz. Maaaasss antes de plugar no meu carregador, resolvi fazer uns testes...

Peguei uma lampada de farol (12V/60W) e pluguei na fonte. Ela funciona numa boa. Nao baixa os 13.17v nem a pau. Ate uns 13.12v. Mas o pro é que noto um som dentro dela (piiii) bem baixinho. Na verdade to extraindo 5A desse negocio ai e aguentando numa boa. Tb nao deixei por muito tempo com medo que esse apito que ela ta seja algo mais grave. Alguem pode dizer o q esta acontecendo? Sera que tem algum capacitor nao aguentando o tranco??? A detalhe: Ele descobriu que o CI com o numero 925 da pra fazer o esquema tb numa boa.
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Algumas fontes "apitam" mesmo quando modificadas. Se a tensão está correta, manda brasa.
Avatar do usuário
warguest
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 10:34 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por warguest »

Okkkk, Claudio. Entao isso é normal mesmo. Pense num medao. hehehe. Obrigado.
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Existe até um meio de tentar reduzir o ruído, colocando um capacitor entre o pino 1 do CI e o terra, mas é um saco acertar o valor, e se puser valor errado a fonte desarma ao ligar... Deixa como está...
Avatar do usuário
warguest
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 10:34 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por warguest »

O que é q gera esse ruido Claudio? Tem alguma ideia??? A fonte pode fornecer mais Amp q isso? Sem querer o fio da lampada de teste soltou do negativo e bateu na carcaça. A fonte desarmou na hora. Foi bom, so assim sei q funciona ainda a segurança. kkkk
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

a corrente maxima está descrita na carcaça. Esse ruído é do transformador interno da fonte.
Avatar do usuário
nikolini
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 8:22 pm
Localização: Rio Grande - RS

Mensagem por nikolini »

Tem como modificar uma fonte de PC ADVANCE eletronics AT 300W para fornecer entre 11~18V para este carregador aqui: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7386&Product_Name=GT_A-6-10_200W_Balance_charger_&_discharger

Pretendo carregar um pack 4S (14,4V) 2300mAh de LiFePo4 A123 à 10A totalizando 144W de sáida. Seria possível utilizar a fonte mencionada acima ou vcs aconselham utilizar uma outra fonte diferente p/ este carregador?

Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A fonte tem de ser capaz de entregar no mínimo uns 20% a mais do que a potencia que voce pretende exigir, calculada a partir da tensão e da corrente, ou seja, 10A em 12V exigem 120W da fonte.
Não conheço essa fonte em particular, mas veja se a linha de +12V pode fornecer no minimo uns 18A.
E lembre-se que nem todas as fontes aceitam modificações.
Abraços !
Avatar do usuário
nikolini
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 8:22 pm
Localização: Rio Grande - RS

Mensagem por nikolini »

Como assim ver se a linha de +12V fornece 18A? Seria assim: a fonte é de 300w / 12v = 25A ?

Outra coisa, poderia ocorrer quando o carregador estiver puxando bastante de a tensão da linha de 12 cair até menos de 10V? Se isso acontecer o carregador desligaria, pois ele tem essa especificação Input Voltage: 10~18v.

Claudio, obrigado pelas rápidas respostas.
Responder