Copter X Pro V3 Review

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Copter X Pro V3 Review

Mensagem por Rodrigo Morales »

Recentemente a Copter X lançou a versão Pro V3, um clone do Trex 450 Pro.

Eu tenho um Copter X V2, e achei a qualidade do kit muito boa, bem melhor que os clones da HK. Além de ter todas as peças de reposição, o que não acontece com o novo HK 450 Pro, me parece que a estratégia deles é que você compre um kit novo quando quebrar o seu :)

O Rotor do Copter X Pro é uma cópia do Trex 450 Pro, e é de muito boa qualidade.

Eu desmontei ele inteiro, e quase todos os parafusos tinha trava-roscas. Todos os links do rotor estavam devidamente travados.

O kit vem com um novo tipo da flybar paddle, com um novo design. Me pareceram um pouco pesadas, mas vou testá-las assim mesmo.

A vantagem do pro é a rigidez do frame, que tem somente duas peças, e é bem estreito. Isso deixa o heli bem resistente a queda e menos sujeito a torções em manobras mais "fortes". A desvantagem é que a eletrônica fica super apertada, tem que fazer milagre pra caber. Sem falar na mesa de servos, que uma vez montada, dá um trabalho enorme pra mexer. Se esquecer de fazer o ajuste dos servos, dançou. Tem que tirar tudo pra mudar os braços de servos. E são apenas 12 parafusos.

O material que estou usando é:

[b:ba521bf8e6]Servos do coletivo: Hitec HS 5065 MG[/b:ba521bf8e6]
Os melhores servos que conheço pra classe 450. Os braços que vem neles tem um furo que deixa os links com alinhamento perfeito.
O braço do servo do profundor teve que ser cortado na ponta, pois pegava no suporte do giro. Adaptação simples.

[b:ba521bf8e6]Motor: Turnigy Typhon 2219[/b:ba521bf8e6]
Será a primeira vez que testo esse motor com pinhão de 13 dentes, só usei com pinhão de 11 dentes, e acho que falta um pouco de força.
Com 11 dentes o headspeed fica em torno de 3000, vamos testar pra ver como fica com o de 13 dentes. Vamos medir o consumo, depois posto aqui.

[b:ba521bf8e6]ESC: Align 35[/b:ba521bf8e6]
É o único esc que eu tinha que cabia no frame. Acho que os outros são muito grandes, não aconselho.
É muito complicado colocar um bec dentro do heli, estou usando esse ESC sem bec externo, não tem dado problema.

[b:ba521bf8e6]Gyro: Align 750P[/b:ba521bf8e6]
Gosto desse gyro pela facilidade de programação. Ele encaixa perfeitamente no suporte de gyro do heli.

[b:ba521bf8e6]Servo de cauda: Futaba S9257 [/b:ba521bf8e6]
O servo de cauda deve ter esse tamanho, caso contrário não vai caber no suporte de metal dele. Acho que dá pra adaptar o servo no tubo de cauda com um suporte e trocando o arame de linkagem do rotor de cauda, mas usar o suporte de metal é muito melhor.

[b:ba521bf8e6]Receptor: Spektrum AR6110[/b:ba521bf8e6]
Tem que ser esse receptor ou o outro que é quase do mesmo tamanho, caso contrário não cabe dentro do frame. Não esqueça de manter a antena pra fora.


[b:ba521bf8e6]Pontos negativos:[/b:ba521bf8e6]
Para manter a tradição, a Copter X mandou no kit péssimos parafusos. Todos são em polegadas, esqueça a possibilidade de usar as suas ótimas chaves Align, elas não servem. É melhor aproveitar e comprar um kit de parafusos da Align, e já trocar tudo na montagem.

O frame de carbono veio cheio de imperfeições, riscado e com alguns furos fora de alinhamento. Nem se compara com a qualidade esperada, que se nota no V2.

O servo do profundor teve que ser colocado pra fora da mesa de servos, direferente da Align, porque colocando dentro da mesa de servos, não tinha como apertar o parafuso, e entortaria o case do servo. Invertendo o link no braço do servo, e abrindo um pouco o frame, ficou perfeito.

Não vieram arruelas para os parafusos dos servos, coloquei as arruelas do HK que tinha aqui, e o resultado foi bom.

Outra tradição da CopterX, a main gear veio toda torta. Era de se esperar.

As pás são de madeira, nem arrisquei usar, coloquei umas de carbono.

O CD que vem com o kit NÃO tem o manual do PRO, somente do V2. Vai entender.

O Canopy veio completamente torto, impossível de se utilizar. Estou usando um Fusuno.


[b:ba521bf8e6]Pontos positivos:[/b:ba521bf8e6]

O suporte do servo de cauda é de metal, algo que não acontece com o Align, que vem com suporte de plástico.

O rotor é uma cópia fiel do Align 450 Pro, e tem dois dos braços de links fixos. O ajuste é feito somente em um link. O Rotor é bem preciso, muito bom.

As peças que seguram o link do rotor de cauda tem parafusos, muito bom!

O skid é muito bem acabado, super resistente.

O rotor de cauda é muito bom, fiz uns testes e achei ele muito firme, sem folgas.

O link do rotor de cauda tem o tamanho perfeito, sem problemas pra ajustar.

Conjunto de cauda com estabilizador vertical e horizontal em carbono muito bem feito, encaixe perfeito.

Pás de cauda idênticas ao Align, com o tamanho e formato próprio do Pro.

[b:ba521bf8e6]Impressões gerais[/b:ba521bf8e6]

Achei o conjunto todo muito bom, super preciso, e bem resistente. É lógico que não tem a mesma qualidade do Align, mas tem boa precisão pelo preço.

Pra quem não gosta de torque tube, é uma boa opção, com o sistema de correia e o novo rotor do Pro.

É um heli que dá muito trabalho pra mexer, por conta da falta de espaço. Tem que ter paciência.

O farto estoque de peças de reposição conta na hora de trocar alguma peça, poucos dias depois do lançamento, já havia quase tudo pra se comprar em caso de lenha.

O suporte do servo de cauda e a nova disposição, protegem o servo de cauda, que geralmente é um servo mais caro. O mesmo acontece com o giro, que fica em uma posição fácil pra regulagem, e bem protegido ao mesmo tempo.

Vou fazer um voo esse final-de-semana, e se possível um vídeo. Ai eu atualizo o tópico com as impressões de voo.

Abração a todos!
Anexos
Achei um pouco estranho esses "dentes" pra travar o tubo de cauda, acho que eles vão pegar na correia. Depois de voar vou ter que checar a correia...
Achei um pouco estranho esses "dentes" pra travar o tubo de cauda, acho que eles vão pegar na correia. Depois de voar vou ter que checar a correia...
IMG_3236.JPG (31.53 KiB) Exibido 9601 vezes
Imperfeições do frame
Imperfeições do frame
IMG_3232.JPG (32.38 KiB) Exibido 9601 vezes
Imperfeições do frame
Imperfeições do frame
IMG_3231.JPG (30.68 KiB) Exibido 9601 vezes
Imperfeições do frame
Imperfeições do frame
IMG_3230.JPG (28.8 KiB) Exibido 9601 vezes
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Mais fotos
Anexos
Servos utilizados no coletivo
Servos utilizados no coletivo
IMG_3244.JPG (38.94 KiB) Exibido 9598 vezes
Conjunto de cauda muito firme
Conjunto de cauda muito firme
IMG_3242.JPG (33.33 KiB) Exibido 9598 vezes
Conjunto de cauda
Conjunto de cauda
IMG_3240.JPG (37.48 KiB) Exibido 9598 vezes
Suportes do link de cauda com parafuso
Suportes do link de cauda com parafuso
IMG_3239.JPG (27.12 KiB) Exibido 9598 vezes
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

Caprichou nos servos!

Gostei da guia do link da cauda. :)
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Mais fotos
Anexos
O motor foi desmontado, pra passar trava-roscas em tudo, o outro que eu tinha quase desmontou em voo
O motor foi desmontado, pra passar trava-roscas em tudo, o outro que eu tinha quase desmontou em voo
IMG_3246.JPG (31.74 KiB) Exibido 9591 vezes
Suporte do motor veio com amassados...
Suporte do motor veio com amassados...
IMG_3247.JPG (39.21 KiB) Exibido 9591 vezes
Mesa de sevos com a posição final dos servos
Mesa de sevos com a posição final dos servos
IMG_3249.JPG (36.91 KiB) Exibido 9591 vezes
Desgaste no frame pra caber o servo do profundor por fora
Desgaste no frame pra caber o servo do profundor por fora
IMG_3250.JPG (36.79 KiB) Exibido 9591 vezes
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
stefanletzow
membro
Mensagens: 989
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por stefanletzow »

Legal Rodrigo, vou acompanhar esse review.

So achei injusto voce dizer que o HK450 Pro nao tem peças de reposição. O heli entrou no catalogo faz o que , uma semana ou 10 dias. Mal deu tempo para eles providenciarem as peças, melhor ja ir vendendo os kits na frente pois foram prometidos faz tempo ja.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Mais fotos
Anexos
Mesa de servos colocada
Mesa de servos colocada
IMG_3255.JPG (38.02 KiB) Exibido 9578 vezes
Super apertado pra eletrônica
Super apertado pra eletrônica
IMG_3256.JPG (31.13 KiB) Exibido 9578 vezes
Motor fica muito próximo do frame
Motor fica muito próximo do frame
IMG_3257.JPG (36.67 KiB) Exibido 9578 vezes
Esquerda do heli
Esquerda do heli
IMG_3258.JPG (30.67 KiB) Exibido 9578 vezes
Suporte de metal do servo de cauda
Suporte de metal do servo de cauda
IMG_3259.JPG (26.65 KiB) Exibido 9578 vezes
Servo de cauda
Servo de cauda
IMG_3260.JPG (23.97 KiB) Exibido 9578 vezes
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Mais fotos
Anexos
Rotor muito bem feito
Rotor muito bem feito
IMG_3262.JPG (26.51 KiB) Exibido 9573 vezes
Pronto pra voo
Pronto pra voo
IMG_3265.JPG (17.87 KiB) Exibido 9573 vezes
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:1955e8e9e7="stefanletzow"]Legal Rodrigo, vou acompanhar esse review.

So achei injusto voce dizer que o HK450 Pro nao tem peças de reposição. O heli entrou no catalogo faz o que , uma semana ou 10 dias. Mal deu tempo para eles providenciarem as peças, melhor ja ir vendendo os kits na frente pois foram prometidos faz tempo ja.[/quote:1955e8e9e7]

Olá Stefan, eu disse isso porque eu comprei um HK 450 versão totalmente de alumínio, que foi lançada várias semanas antes do CopterX Pro. Até hoje não há peças de reposição pra ele. Tive problemas com o swashplate, e não tem como comprar outra. Não tem a peça em alumínio preto.

Escrevi no forum deles perguntando sobre as peças de reposição, e nada... Eles ignoraram.

No site da HK, as únicas peças de reposição são do HK de plástico, e alguns upgrades. Se não colocarem logo as peças, na minha opinião não compensa...

Mas tomara que isso mude logo. Abraço!
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
danieljf
membro
Mensagens: 338
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 5:22 pm
Localização: Juiz de Fora-MG

Mensagem por danieljf »

Belo reviw!!Aguardando impessões sobre o voo!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:93789ac3ce="mosca.br"]Caprichou nos servos!

Gostei da guia do link da cauda. :)[/quote:93789ac3ce]

São bons mesmo mosca.

Eu acho que pelo preço, eles compensam mais que os outros. Achei eles muito precisos.

Abraço
NO PAULINHADA! YES FLY!
Responder