fibra de vidro x depron

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
pt001
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Out 12, 2005 7:45 pm
Localização: s.vito

fibra de vidro x depron

Mensagem por pt001 »

Companheiros,

Penso em construir o meu primeiro aeromodelo e nessa tentativa pretendo usar varetas de fibra de vidro e depron.
Pesquisei no forum e não consegui esclarecer a seguinte dúvida:
- É possível colar fibra de vidro e depron ? Caso positivo, qual a cola ideal?
Um abraço a todos
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

sim( tipo vareta de fibra de vidro...pra usar de reforço)
use cola quente
ou Epoxi ambos funcionam :wink:
uhm...
pt001
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Out 12, 2005 7:45 pm
Localização: s.vito

Mensagem por pt001 »

Dark,

Valeu. Obrigado
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Eai PT001, beleza, a minha dica é cola PVA, é muito boa, demora um pouco p\ secar, mas compensa, fiz uma asa c\ tubo de fibra de carb. 3mm e usei depron 4mm, ficou otima e muito resitente, alias estou a procura de fibra p. comprar, se vc tiver ou souber onde da um toque valeu.

Abraços

Mauri
pt001
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Out 12, 2005 7:45 pm
Localização: s.vito

Mensagem por pt001 »

Mauri, boa tarde!

Obrigado pela informação. Moro no interior, assim, obtenho varetas de fibra de vidro em casa de produtos agropecuários e a de carbono em varas de pesca.
Um abraço,
Julio
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Legal Julio, valeu pela dica, vou dar uma procurada por aqui onde moro, ver se eu acho algo que me sirva, quanto ao modelo que vai construir espero que de tudo certo e que faça otimos vols.

Abraço

Mauri
Avatar do usuário
cesarphd
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 9:22 am
Localização: Joinville-SC

Re: fibra de vidro x depron

Mensagem por cesarphd »

[quote:0beae9f27f="pt001"]Companheiros,

Penso em construir o meu primeiro aeromodelo e nessa tentativa pretendo usar varetas de fibra de vidro e depron.
Pesquisei no forum e não consegui esclarecer a seguinte dúvida:
- É possível colar fibra de vidro e depron ? Caso positivo, qual a cola ideal?
Um abraço a todos[/quote:0beae9f27f] Eu estou construindo um Cessna desta forma... Não sei se vai dar certo, mas estou usando cola de isopor à base de alcool com secagem muito rápida (em dias quentes ela seca em menos de 5 minutos).
Vou tirar umas fotos e postar aqui no e-voo.
César Augusto Sornas Bueno
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Para colar a fibra de vidro na fuselagem, apenas como um tipo de reforço a cola de isopor a base de alcool vai bem.

Lembre-se que para calo de isopor funcionar de maneira correta deve-se passar uma fina camada nas 2 peças a serem coladas, esperar uns 10minutos e depois unir as peças, de maneira semelhante as colas de contato.

Para usar as varetas de fibra como longarina, ou outro reforço fixo (estabilizadores, etc..) use cola epóxi (araldite) pois ela faz com que a fibra de vidro endureça a peça.

Uma asa de 1,2m que tenho, com apenas 2 varetas de 1,2mm (uma em cima e uma em baixo) aguente mais peso do que todo minhas asas que usam madeira como longarina.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Lembrando que cola sempre agrega peso. Já usei CA (cianoacrilato, superbonder) no depron e ficou muito bom. Onde esta cola puder ser usada, dê preferência a ela pois é infinitamente mais leve que cola epoxy e (argh!) cola quente.
Responder