Hobby descartável

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
C.Brum
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 7:41 pm

Mensagem por C.Brum »

Aproveitando o gancho do colega [b:0267c0b38c]caducunha[/b:0267c0b38c], algo que também percebo é que acompanhando um " aeromodelo " desses, em locais públicos [i:0267c0b38c]normalmente[/i:0267c0b38c] vem um piloto que aprendeu sozinho a fazer o aeromodelo voar. Não há pouso, o aero é jogado ao chão. Voar no circuito? O cara nem sabe o que é isso. E você ainda escuta: Se quebrar não tem problema, é de isopor... Não tem problema se quebrar o dele! E aquele seu aero que te custou horas e horas de trabalho, dividindo o espaço aéreo com ele? Em caso de acidente é cada um com o seu prejuízo? Sem contar, é claro, com as pessoas no chão. É aí que se percebe a falta do instrutor " profissional " e das regras das pistas, onde o pretendente a piloto só é liberado para voo solo após o aval do instrutor. Visto que as regras chatas normalmente são o puro bom senso mas que ninguém nasce sabendo.

Que não se entenda no meu comentário preconceito aos aeros de isopor ou depron, eu também tenho e acredito que eles tem sim seu valor, mas até nas minhas zagis, que dizem por aí que são aviões para dar pau, eu dou o maior capricho. Só acho que quando há empenho em uma constução mais caprichada, independente do material utilizado, ha uma tendência de o piloto voar com mais cautela.
Posso velejar em um oceano suspenso.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

O Grande mal do aeromodelismo hoje em dia é o começo.
Esse fim de semana fomos visitar uns amigos de outra cidade e tinha um cara aprendendo a voar num glow. Daí eu perguntei pq não estavam usando o cabo trainer e a resposta: Pro aluno não ficar mal acostumado e preguiçoso! Claro... daí o peão se esforça pra não fazer cag*da e fica muito mais ligado no que está fazendo. Tive que concordar!

O Começo errado, sem instrutor e com as máximas: de isopor é barato, quebrou remenda; Não te preocupa, se quebrar é fácil de arrumar.... e coisas do tipo, o principiante vai criando a mentalidade de jogar o avião pra qualquer lado e quando se der conta, está sofrendo com isso.

Muito se vê disso. O cara começa com seus isoporzentos, "malemal" aprende, não sabe trimar, não sabe usar leme e por aí vai e acaba viciando nisso. Quando der os próximos passos -aviões de madeira com estruturas mais delicadas, mais frágei$$- ele vai sofrer e quebrar várias vezes... é o famoso Piloco, que coloca o avião onde consegue e não onde quer.

Nas construções é o mesmo... o cara faz um treco todo esculhambado pra voar logo e acaba não aprimorando e aprendendo a fazer direito... E quando recebe um elogio, inconscientemente se acomoda achando que está bom. Quando alguém critica, ele fica brabo, se lembra do teu nome por um bom tempo, fica com raiva, furioso, mas se esforça pra fazer melhor e não ter que receber críticas novamente... Mas não adianta só dizer que está feio, torto ou etc, tem que mostrar o que está errado...

Critiquem, faz bem...

Abraços,

Rômulo
Rômulo
A Pare!
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:85e0199595="caducunha"]Vamos fazer a campanha "Diga não a má construção"![/quote:85e0199595]
Sabe Caducunha, sou fã do e-voo. Quando fui apresentado ao site por um amigo, a quase três anos atrás, o qual me ensinou a cortar madeira, ele se referia a uma coisa que estava virando uma regra nas construções e equipamentos por aqui, "Quanto pior, melhor!". E ele me dizia que se fosse construir com esse pensamento, fizesse logo SPAD (Simple Plastic Airplane Designs). Mas, no SPAD tem muita construção melhor do que várias que se apresentam por aqui de "isopor escavado", como disseram antes. A má construção, fatalmente, vai ser sempre a primeira. A minha foi sofrível. Não tem jeito, o cara nem sabe cortar o material de forma descente. A não ser que ele já tenha grande habilidade manual em fazer outra coisa, se nunca cortou algo na vida, vai fazer o aero todo torto. Depois, ai sim, devemos esperar uma evolução. Tem gente que vai fazer aero tosco por toda a vida. Tem gente que vai apresentar uma obra de arte após a outra. Isso é dom. Assim como tem gente preocupada em ensinar aqui no e-voo, tem aqueles que pensam que sabem e sempre desdenham do iniciante. Eu não entro muito nas construções, acho a maioria do material ali puro lixo, não me serve. Só frequento construções interessantes e que tenham algo a oferecer. Meu favoritos tem 90% de construções, boas construções. E, particularmente, só me interessam as de balsa. Às vezes me dobro a algo em depron, raramente alguma construção nesse material me prende por muito tempo. Certamente um aero de construção simples e acessível facilite em muito a entrada de novos praticantes no hobby, onde mais o cara vai comprar um aero completo para voar com R$ 300,00? Só no depron ou isopor, pois na balsa só o aero custa isso. Falta censo crítico a muita gente que entra nas construções só para escrever: "Lindo, to acompanhando!", "Bacana!", "Legal!" e etc. Como falta a muitos iniciantes o dissernimento para aceitar uma crítica. Ai de você se entrar no tópico de um novato e dizer: "Legal, mas pode ficar melhor! Você pode melhorar isso e aquilo.", "A idéia é bacana mas pode ser melhorada! Na próxima com certeza você vai fazer melhor!". Você arruma um inimigo. Teve um cara que postou um vídeos e pediu a opinião, o pessoal deu e ele não gostou. No final ele disse mais ou menos assim, "se gostaram bem, se não gostaram façam melhor!" Tá, pediu a opinião porque então??? É assim que acontece quando você vai mostrar os erros da obra de arte dos garotos, ou não tão garotos assim. Meu primeiro aero foi uma verdadeira "tragédia". Apesar de bonito era um tijolo de tão pesado. O meu amigo, Juvenil, disse para jogar fora. Fiquei chateado, mas tive que concordar com ele. Não iria voar. O segundo, foi um kit da Tevel. O terceiro foi um kit desenhado por mim. O quarto já foi melhor. O quinto melhor ainda. Ai eu parei, fiquei no mundo ARF. Mais barato e mais cômodo. Vai entender. Agora, estou voltando às construções, tomara que não pare novamente. Talvez a próxima seja um lixo, mas a prática pode melhorar, sensivelmente, a qualidade. Tenho umas três engatilhadas, um Citabria, um Capa 232 e Stick. Esse último é por causa de um aero de depron do Sancler. Olha como são as coisas, voei para ensinar um colega na pista, gostei, comprei o aero dele, já vendi e vou construir um de balsa pra mim. Nunca tinha voado um stick e achei o aero sensacional, porque os caras não perpetuam as idéias boas? É simplesmente o aero para o iniciante, se tiver uma asa trainer de verdade fica dócil, até demais. Tem muita gente querendo iniciar com um Cessna por ser bonito, mas é uma desgraça para se começar a voar com ele. Se bem que, já ví louco querendo começar com Tucano, alguns dão certos. Mas, a maioria que começa de forma errada abandona o hobby na primeira decepção. Vixi, escreví demais e acabei mudando de assunto, foi mal. :oops:
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
Giovani Arruda
membro
Mensagens: 695
Registrado em: Sex Set 04, 2009 11:57 pm
Localização: Taquara - RS
Contato:

Mensagem por Giovani Arruda »

Nossa, estou impressionado, nunca vi um tópico com opiniões adversas, se desenvolvendo com tanta maturidade e respeito! Parabéns a todos até agora! Vou expor um fato que aconteceu comigo. Como disse na minha postagem anterior, já me vi tentado a construir um aero, mas por não me julgar com talento para isso, resolvi não arriscar, no entanto, algum tempo atras me veio a ideia de comprar um aero, um kit desses ARF. Conversando com um membro daqui do fórum ele me disse que aeromodelista de verdade constroi o próprio modelo. Me surpreendi nesse tópico com alguns membros com outras opiniões sobre esses assunto. Afinal a construção é item tão fundamental? Sinceramente, lenhas com helis são de desanimar qualquer um, mas eu realmente prefiro compra uma peça e substituir do que ficar remendando ou construindo outra (já que não me julgo com abilidade apra isso).

Abraços
 
Walkera CB100 - Align T-Rex 550E - Phoenix™ 3.0s - Spektrum DX6i™ - Surge Crusher - HK GT3B
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Aeromodelismo é uma coisa muito antiga, talvez tenha sua origem no antigo egito já que foi encontrado um modelo que lembra a mistura de uma ave com avião, até perfil tinha.
Uma certa época ou você montava seu modelo a partir de um kit de madeira ou a partir de uma planta ou projetava o seu.
Começava-se desde cedo aprendendo tudo com pessoas que já faziam ou aprendia observando o que outros faziam.
Os kits semi pronto para voar são recentes... a coisa começo a chegar mesmo no fim dos anos 80
Com o advento dos modelos elétrico onde as pessoas iniciam no hobby sozinhas, completamente sozinhas... e sem nenhuma orientação a coisa que era chamada de esporte científico descambou pra "isso"
Soma-se isso a hipocrisia de alguns que imaginam que são samaritanos colocando embaixo da asa todo pobre coitado que junta um monte de isopor de queijo e chama de avião chega no que chegou.
É mestre pra cá, mestre pra lá... nunca vi tanto mestre, ta igual tribo que tem mais pajé do que índio.
Evolução é o curso da natureza... estagnação é o caos.

Tres post semana passada que começaram com:

Modelos alternativos.
Modelos baratos para pessoas sem condição financeira
E outro que era uma coisa assim também.
Sumiu, acabou, foi-se.

Porque?
porque todo mundo já ta cansado de saber que com isso chega-se a lugar nenhum.

hipocrisia de novo.. ah os grandes, os magnatas, os poderosos.. bla,bla.

Existe uma coisa chamada custo beneficio... eu é que não sou louco de pagar mais do que uma coisa vale, mas pago por algo que me traga durabilidade e confiança.
Dinheiro não aceita desaforo.
Ta cheio agora de post do radinho de pilha da HK que ta dando pau.. não foi por falta de aviso.

As pessoas dizem:
O Marco Antonio ta certo em criticar porcaria.


.... se vocês soubessem como enche o saco fazer isso! Eu adoraria olhar algo feito por um iniciante, e mesmo vendo defeitos ver inteligência e criatividade.
felizmente eu vi isso aqui algumas vezes mas na maioria é um completo deserto... ontem um cara coloca o horn no meio do aileon e diz que é perda de tempo fazer certo(colocar na junção das superfícies móveis). Hoje eu vejo os 90% de lixo que aparece e nem mais me preocupo.. a pessoa não tem o minimo de preocupação de antes pesquisar pra saber como faz, se o que faz ta certo, se existe alguma coisa.
Ta igual trem de pouso retratil... querem por que querem inventar algo novo e maravilhoso só pra dizer que é algo novo.
Não, não é.. ta ai é simples.. o simples é eficiente o complicado é perda de tempo.

Aeromodelismo é tudo o que voa em uma forma de modelo... eu [b:ddd6db5151]NUNCA[/b:ddd6db5151], vou dizer de novo. [b:ddd6db5151]EU NUNCA[/b:ddd6db5151] cheguei e disse: Esse é melhor do que aquele.. FF é melhor do que glow que é pior do que elétrico e que heli é uma "lerda" e aero é o tal.
Mas ta cheio de cara que antes criticava uma coisa e quer se passar por "O Aeromodelista" Ta na moda eu faço.. saiu da moda ahhhhh, fui.

Um dia o meu hobby permitiu que um sonho de criança se tornasse realidade... fazer um modelo da casa aerobras voar sem ser maculado alterando e aleijando o que era perfeito. Meu Taylor.

Hoje eu vejo muitos que começaram com bandejinha mal feita construindo belos aeros... vi gente que nunca fez nada e construir um lindo aeromodelo, e vi gente que começou em um ponto e dele não saiu.

Todos eles estão satisfeitos com o que tem, perfeito!

... só pra lembrar.

A lenda de que aero bonito não voa já era de minha época. Sempre fiz questão de ter aeromodelos bonitos e todos voaram bem.

Péra.. menos o aeropox. O primeiro aeromodelo VCC um mustang p-51 para COX 0.49 que comprei e era da aerobras. Depois do quinto voo se estatelou, peguei a asa, colei o profundor com durepox em cima da asa, passei no montante o mesmo durepox e fui pro ibira.

Credo!

Mas então..

Vou continuar a enfiar o dedo na ferida e dizer que ta uma droga quando está e vou elogiar quando estiver bom.

Não sou hipócrita.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... esqueci de uma coisa importante que norteia quase tudo o que faço.
Incentivar não é dar tapinha nas costas e dizer parabéns, isso é coisa pra mestre Shaolin, pra Padre e pra pai de criança fragil.

Incentivar é dizer onde o cara tem que chegar, criticar o que tem de errado e deixar que ele busque as resposta porque todo ser humano é folgado por natureza.. se vc der tudo pra ele ele senta fica gordo e não tira abunda do lugar. E você fica sendo o bobo que faz tudo.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:c9e75ad176="Marco Antonio"]
Incentivar é dizer onde o cara tem que chegar, criticar o que tem de errado e deixar que ele busque as resposta porque todo ser humano é folgado por natureza.. se vc der tudo pra ele ele senta fica gordo e não tira abunda do lugar. E você fica sendo o bobo que faz tudo.[/quote:c9e75ad176]

Verdade pura!!!!
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:ed9e6e1797="Marco Antonio"]Incentivar é dizer onde o cara tem que chegar, criticar o que tem de errado e deixar que ele busque as resposta porque todo ser humano é folgado por natureza.. se vc der tudo pra ele ele senta fica gordo e não tira abunda do lugar. E você fica sendo o bobo que faz tudo.[/quote:ed9e6e1797]

Soou um pouco ácido, mas achei interessante.

Vou testar isso para ver no que vai dar. :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:1607083da9="Sukyake"][quote:1607083da9="Marco Antonio"]Incentivar é dizer onde o cara tem que chegar, criticar o que tem de errado e deixar que ele busque as resposta porque todo ser humano é folgado por natureza.. se vc der tudo pra ele ele senta fica gordo e não tira abunda do lugar. E você fica sendo o bobo que faz tudo.[/quote:1607083da9]

Soou um pouco ácido, mas achei interessante.

Vou testar isso para ver no que vai dar. :wink:[/quote:1607083da9]

Eu diria..


Básico.
Bert
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 4:37 pm
Localização: rio de janeiro - rj

Mensagem por Bert »

Acompanhei com muito interesse o debate. Sou aeromodelista há muito tempo. Fiquei parado por mais de 15 anos e estou voltando agora no elétrico. Já construí 4 modelos em depron com dificuldades, pois só conhecia a balsa. Minha modesta contribuição, vinda de tempos idos, quando comecei, o slogan era: [size=18:6f373508c6]"O aeromodelismo educa, diverte e instrui"[/size:6f373508c6]. Da mesma época era a máxima "O aeromodelismo não admite o mais ou menos". Como me dou melhor construindo do que pilotando adoro ver um modelo bem construido, seja em balsa ou depron. Quanto a tirar proveilto do que é mostrado no forum, faço uso do meu senso crítico e aprendo sempre.

Abraços,
Roberto
Responder