ASP61- COM IGNIÇÃO CDI - FUNCIONOU! À ALCOOL E METANOL.
- vitorette
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Bom pessoal dêem uma lida nas mensagens que foram postadas hoje. Apesar do curto período de funcionamento do ASP61 com a CDI, podemos dizer que o sistema é muito eficiente. O motor pode não ser dos melhores e deve começar a me dar uma dorzinha de cabeça quanto à regulagem do carburador. Espero estar enganado, mas só vou saber disso quando regular ele novamente. Mas, pelo visto vou ter um motor relativamente bom, por muito tempo.
Bem, não creio ser nescessário postar ou escrever mais alguma coisa aqui para tentar defender o meu ponto de vista. Às vezes tentamos pegar todas as brasas para a nossa sardinha assar mais rápido. Mas, o que fiz foi com a melhor das intenções sem tentar me engrandecer ou mostrar para os outros que, por ter feito algo diferente, sou o melhor. Tudo aqui foi feito, e é feito, com a idéia de ajudar. E tudo aqui foi fruto de muita pesquisa e teimosia. Como disse antes, ver o motor girando no youtube é a coisa mais linda do mundo, ler que alguém conseguiu também é fácil, mas o díficil da coisa é deixar a preguiça de lado e fazer. O meu único mérito foi fazer. Todos podem chegar onde cheguei e até fazer melhor, isso eu espero que o RGManica, que está fazendo em um 4T, consiga.
Meu mais sincero agradecimento a todos que me acompanharam nesse tópico e foram colocando opiniões, observações e ajudas, que só engradeceram a coisa. Agradeço àqueles que com esse tópico tiveram vontade e fizeram outros motores funcioanar com uma CDI e vieram aqui nos agraciar com o seu feliz "consegui!!!". E agradecimento especial à turma silenciosa que faz o e-voo ser o que é, afinal 11 mil page view só se a coisa tiver audiência e for, um pouco, interessante. E não podemos deixar de esquecer do pessoal que administra o site. A todos meu muito obrigado.
Não sei se vou voltar a postar mais alguma coisa aqui, mas continuo a disposição de todos que queiram fazer e tenham alguma duvida. Apesar de não saber muito posso, pelo menos, dar uma apoio virtual. "Vai, você consegue. Afinal, eu consegui!"
Bem, não creio ser nescessário postar ou escrever mais alguma coisa aqui para tentar defender o meu ponto de vista. Às vezes tentamos pegar todas as brasas para a nossa sardinha assar mais rápido. Mas, o que fiz foi com a melhor das intenções sem tentar me engrandecer ou mostrar para os outros que, por ter feito algo diferente, sou o melhor. Tudo aqui foi feito, e é feito, com a idéia de ajudar. E tudo aqui foi fruto de muita pesquisa e teimosia. Como disse antes, ver o motor girando no youtube é a coisa mais linda do mundo, ler que alguém conseguiu também é fácil, mas o díficil da coisa é deixar a preguiça de lado e fazer. O meu único mérito foi fazer. Todos podem chegar onde cheguei e até fazer melhor, isso eu espero que o RGManica, que está fazendo em um 4T, consiga.
Meu mais sincero agradecimento a todos que me acompanharam nesse tópico e foram colocando opiniões, observações e ajudas, que só engradeceram a coisa. Agradeço àqueles que com esse tópico tiveram vontade e fizeram outros motores funcioanar com uma CDI e vieram aqui nos agraciar com o seu feliz "consegui!!!". E agradecimento especial à turma silenciosa que faz o e-voo ser o que é, afinal 11 mil page view só se a coisa tiver audiência e for, um pouco, interessante. E não podemos deixar de esquecer do pessoal que administra o site. A todos meu muito obrigado.
Não sei se vou voltar a postar mais alguma coisa aqui, mas continuo a disposição de todos que queiram fazer e tenham alguma duvida. Apesar de não saber muito posso, pelo menos, dar uma apoio virtual. "Vai, você consegue. Afinal, eu consegui!"
- vitorette
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Pessoal, vou postar uma coisa aqui que é relevante ao assunto do motor com CDI. A Himodel, www.himodel.com, está comercializando a ignição com o soquete para vela do tamanho do glow, lá tem a vela e algumas coisas para ajudar na regulagem do ponto. Vale à pena dar uma olhada, pois os preços são super atraentes, só não ví o imã para instalar no encosto da hélice para acionar o sensor.
Não é para ressuscitar o tópico mas a informação é pertinente ao assunto comentado anteriormente e não quis abrir um tópico novo só para informar isso. Um abraço a todos.
Já estou instalando a ignição CDI no meu OS 704t ultimate, vou usar combustível normal no inicio, vamos ver como fica. Depois posto as impressões. Ando meio sem tempo para mexer com os aeros, assim que der volto a informar.
Não é para ressuscitar o tópico mas a informação é pertinente ao assunto comentado anteriormente e não quis abrir um tópico novo só para informar isso. Um abraço a todos.
Já estou instalando a ignição CDI no meu OS 704t ultimate, vou usar combustível normal no inicio, vamos ver como fica. Depois posto as impressões. Ando meio sem tempo para mexer com os aeros, assim que der volto a informar.
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Pessoal, alguém sabe qua a taxa de compressão dos motores glow? Tanto os 2T quanto os 4T? Sei que em motores automotivos ela gira em torno de 11 a 13:1 nos carros a álcool e 8 a 9:1 nos gasolina, sendo que os flex ficam no meio do caminho e por isso nem são tão potentes com o álcool e nem tão economicos com gasolina se comparado aos motores que funcionam com apenas 1 combustível. Nos motores glow eu não encontrei referência. Eu achei interessante o uso de CDI com etanol anidro que o Vitorete fez e o Rgmanica esta fazendo e acho que a taxa de compressão, especialmente no 4T seja um fator importante.
- Lt_Nelson
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[quote:3fa52c20ce="rgmanica"]hehe,
Não to mais não! hehehe
Um dos motivos, é a diferença na taxa de compressão! Em algum lugar da "sala da bagunça, tenho a taxa de compressão do asp 61 4t que eu medi, levando em consideração apenas o volume. mas girou perto de 8:1[/quote:3fa52c20ce]
Lembro de ter lido em algum lugar este mesmo valor, 8:1, 8,5:1.
Ela é baixa em relação a um motor automotivo por causa da ignição glow, lembrando que a vela estará sempre "ativa", catalisando a ignição, que recebe também uma "ajuda" da compressão.
Ao usar CDI, o controle do ponto ignição fica mais preciso, não dependendo mais da compressão também para ocorrer.
[]s
Não to mais não! hehehe
Um dos motivos, é a diferença na taxa de compressão! Em algum lugar da "sala da bagunça, tenho a taxa de compressão do asp 61 4t que eu medi, levando em consideração apenas o volume. mas girou perto de 8:1[/quote:3fa52c20ce]
Lembro de ter lido em algum lugar este mesmo valor, 8:1, 8,5:1.
Ela é baixa em relação a um motor automotivo por causa da ignição glow, lembrando que a vela estará sempre "ativa", catalisando a ignição, que recebe também uma "ajuda" da compressão.
Ao usar CDI, o controle do ponto ignição fica mais preciso, não dependendo mais da compressão também para ocorrer.
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
- Lt_Nelson
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[quote:9b7cb5e9cd="Heliophar"]Lt. Nelson eu imaginei que seria por algum motivo desses. Mas imagino que num 4T com uma CDI instalada e com o cabeçote rebaixado de maneira a deixar a taxa de compressão em algo como 11:1 ganharíamos em consumo e desempenho.[/quote:9b7cb5e9cd]
Eu não ousaria mexer no cabeçote de um 4T, sem mexer já pode dar vários problemas de ajuste... Para rebaixar, vai ter que encurtar os tuchos também, por aí já imaginou a complexidade...
Já um 2T, é relativamente fácil.
[]s
Eu não ousaria mexer no cabeçote de um 4T, sem mexer já pode dar vários problemas de ajuste... Para rebaixar, vai ter que encurtar os tuchos também, por aí já imaginou a complexidade...
Já um 2T, é relativamente fácil.
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