ASP61- COM IGNIÇÃO CDI - FUNCIONOU! À ALCOOL E METANOL.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:2a513fc9b7="Heliophar"]Realmente... Outra saída seria, caso o PMS do pistão fique um pouco aquém do limite da camisa, usinar uma nova biela mais longa...[/quote:2a513fc9b7]

Pode-se preencher a cabeça do pistão c/ solda, se o mesmo for de alumínio. Nem sei se é possível fazer uma solda em uma peça tão pequena sem derreter tudo, ou colar os anéis. E é uma gambiarra bem feia...

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Mensagem por Heliophar »

Pensei em alterar o pistão mas acho que desbalancearia o motor e dependendo do formato da solda, causaria turbulencia nos gases na camara de explosão. Ainda penso numa forma pois acredito que um motor 4T bem convertido para o etanol, com CDI deve ficar um relógio... bom desempenho, economia e combustível barato, sem contar o principal que é o prazer de mexer em motores... :D. ps.: ainda penso no rebaixamento do cabeçote... Tenho um colega que é preparador me motores para kart, quem sabe ele me da uma luz?
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Em todas as conversões que ví e em tudo o que pesquisei para realizar a instalação de uma CDI em um motor glow, não ví nada sobre modificar a taxa de compressão do motor. Ou o pessoal que fez não entende nada ou certos preciosismos não se fazem nescessários nessa conversão. E vou confessar uma coisa, se tivesse que me preocupar com isso nem tinha começado à mexer. Tal como quem se preocupa demais com os detalhes da coisa, não mexe. O que me agrada no glow é a simplicidade mecânica e essa preocupação toda torna a coisa complicada demais para o aeromodelista comum, que já acha a instalação da CDI algo de outro mundo. E olha que para instalar uma é preciso fazer três furos e duas roscas, o resto vem tudo pronto. Coisa simples, mas o novo assusta e espanta muita gente. Pode até ser que, essa preocupação toda possa dar uma melhora no rendimento e econômia de combustível, mas será que seria tanta que justificaria o investimento? Pois, se tiver que gastar para fazer a conversão e for custar próximo ao valor de um motor à gasolina, eu pergunto, pra que mexer com isso então? O melhor é comprar um motor à gasolina e não se preocupar, pois as mexidas, além de trabalhosas, podem não dar o resultado esperado. Por isso não perderia tempo com isso.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

rebaixar o cabeçote não seria muito difícil. Os comandos são rods que não precisam de muita exatidão, pois com a regulagem dos rockers, pode-se variar 1 a 1,5mm. Dentre as opções, acredito que rebaixar o cabeçote seja a opção mais simples.

O pistão, não tem como adicionar sem ficar um charque... dái tem que adicionar contrapeso e se foi... mexeu em tudo.
Quase o mesmo com uma biela nova, alongando-a, muda-se o PMS e O PMI também...
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Mensagem por Heliophar »

Na verdade é bem mais fácil comprar um motor a gasolina pronto, mas e o prazer de "fuçar" no bicho?
Avatar do usuário
sidiloco
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Jun 03, 2010 1:38 pm
Localização: Sorriso MT

Mensagem por sidiloco »

Olá amigo veja o que eu encontrei na net,talvez seja mais facil adaptar essa vela!

A vela O.S. BE tem filamento com liga especial para catalisar a combustão do etanol. As velas comuns, para motores glow a metanol, têm filamento de liga de platina. A vela BE usa outro tipo de liga. A diferença não tem nada a ver com as nuances de "quente", "média" e "fria" que normalmente distinguem as velas comuns para glow a metanol.
Anexos
Vela para etanol
Vela para etanol
file_7_3.jpg (6.76 KiB) Exibido 9453 vezes
Avatar do usuário
sidiloco
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Jun 03, 2010 1:38 pm
Localização: Sorriso MT

Mensagem por sidiloco »

Será que essa vela serve no super tigre .61?
Anexos
img.jpg
img.jpg (20.83 KiB) Exibido 9428 vezes
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Para colocar ignição CDI em um motor glow, o ideal seria usar essa vela: http://www.himodel.com/engines/Rcexl_Glow_1_4_-32_Spark_Plug.html
Juntamente com essa ignição: http://www.himodel.com/engines/Rcexl_single_ignition_for_-NGK-_ME-8_1_4_-32_90degree.html
Assim você não precisa alterar nada no cabeçote do motor.
cristianobrida
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 4:03 pm
Localização: Navirai MS

Mensagem por cristianobrida »

eu consegui , coloquei em um asp 61 o cdi igual ao do vitorette . vejam video no youtube , pois não sei colocar aqui ainda , nome do video é asp 61 cdi , valeu vitorrette
cristianobrida
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 4:03 pm
Localização: Navirai MS

Mensagem por cristianobrida »

hoje colequei no meu asp 61 com cdi alcool de posto e 15% de oleo 2t da castrol para cart de competição flex , deu 12500 rpm com helice 12x6 , so que no ms este oleo custa 60,00 o litro, alguem conhece outra marca mais barata , desta forma o custo do combustivel fica 11,00 reais o litro , no asp 61 tanque de 330 ml da um voo de 12 minutos
Responder