Telemaster 120 cm - Re-inventando a roda - com vídeo
- Rho
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Telemaster 120 cm - Re-inventando a roda - com vídeo
Eu simplesmente adoro este modelo.
Inspirado na construção do Orson e determinado a re-iniciar no aeromodelismo (tive uma breve iniciação com um Albatroz .46 anos atrás) construí e aprendi num Telemaster de 110 cm de envergadura.
Tenho o modelo até hoje, apesar de quase que completamente remendado. Troquei motor, reconstruí a fuselagem e o conjunto de cauda; só a asa é a "original".
Pois bem, acredito ter adquirido alguma experiência neste período e arrisco propor algumas mudanças no modelo, com o intuito de facilitar a vida de quem quiser começar no aeromodelismo, aprender a construir em balsa e ainda ter um modelo maravilhoso.
1. Mantê-lo convencional. Não abro mão desta característica. Sei que dificulta um pouco a decolagem e o pouso para quem está começando, mas não dá para eu imaginar um Telemaster triciclo. Mesmo porque só tenho modelos convencionais...
2. Envergadura maior. Proponho 120 cm de envergadura. Razão: facilitar um pouco mais a vida de quem está começando quase nada de trabalho e peso adicionais.
3. O estabilizador horizontal será plano, e não perfilado. O modelo original tinha um peso de cauda acentuado pela estrutura do estabilizador, associando-se isso com um nariz um pouco curto, a bateria tinha que ficar colada na parede de fogo para alcançar o CG apropriado.
4. Apesar do motor Emax CF 2822 ser uma facilidade entre nós, eu estou sugerindo para este modelo um Emax BL 2215-25.
http://www.himodel.com/electric/EMAX_950KV_Outrunner_Brushless_Motors_W_Prop_saver_Type_Max-BL2215_25.html
Preço acessível, hélice SF 10x4.7, melhor eficácia.
5. Planta fragmentada em folhas A4. Chega de sair de casa e pagar pela impressão da planta. Sei como fazê-lo em formato DWG e peço ajuda para passar para PDF.
6. Manter uma lista da balsa e componentes atualizada. Vejo muita gente pedir pela "receita", e fazem deste requisito uma "dificuldade" para começarem. Acredito que com uma relação dos materiais mais importantes a serem adquiridos a vida de quem vai começar vai ficar mais fácil e menos assustadora.
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Estou passando o feriado num hotel, sem meus modelos e sem minhas construções, espero fazer tudo isso aqui!!!!
Espero ajuda no preparo deste "Telemaster HowTo" - sugestões são sempre bem vindas!!!!
Quem sabe eu até construa um, ainda não estou certo disso...
Inspirado na construção do Orson e determinado a re-iniciar no aeromodelismo (tive uma breve iniciação com um Albatroz .46 anos atrás) construí e aprendi num Telemaster de 110 cm de envergadura.
Tenho o modelo até hoje, apesar de quase que completamente remendado. Troquei motor, reconstruí a fuselagem e o conjunto de cauda; só a asa é a "original".
Pois bem, acredito ter adquirido alguma experiência neste período e arrisco propor algumas mudanças no modelo, com o intuito de facilitar a vida de quem quiser começar no aeromodelismo, aprender a construir em balsa e ainda ter um modelo maravilhoso.
1. Mantê-lo convencional. Não abro mão desta característica. Sei que dificulta um pouco a decolagem e o pouso para quem está começando, mas não dá para eu imaginar um Telemaster triciclo. Mesmo porque só tenho modelos convencionais...
2. Envergadura maior. Proponho 120 cm de envergadura. Razão: facilitar um pouco mais a vida de quem está começando quase nada de trabalho e peso adicionais.
3. O estabilizador horizontal será plano, e não perfilado. O modelo original tinha um peso de cauda acentuado pela estrutura do estabilizador, associando-se isso com um nariz um pouco curto, a bateria tinha que ficar colada na parede de fogo para alcançar o CG apropriado.
4. Apesar do motor Emax CF 2822 ser uma facilidade entre nós, eu estou sugerindo para este modelo um Emax BL 2215-25.
http://www.himodel.com/electric/EMAX_950KV_Outrunner_Brushless_Motors_W_Prop_saver_Type_Max-BL2215_25.html
Preço acessível, hélice SF 10x4.7, melhor eficácia.
5. Planta fragmentada em folhas A4. Chega de sair de casa e pagar pela impressão da planta. Sei como fazê-lo em formato DWG e peço ajuda para passar para PDF.
6. Manter uma lista da balsa e componentes atualizada. Vejo muita gente pedir pela "receita", e fazem deste requisito uma "dificuldade" para começarem. Acredito que com uma relação dos materiais mais importantes a serem adquiridos a vida de quem vai começar vai ficar mais fácil e menos assustadora.
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Estou passando o feriado num hotel, sem meus modelos e sem minhas construções, espero fazer tudo isso aqui!!!!
Espero ajuda no preparo deste "Telemaster HowTo" - sugestões são sempre bem vindas!!!!
Quem sabe eu até construa um, ainda não estou certo disso...
Voltando aos poucos.....
- Rho
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Cauda - horizontal
Desenhei o estabilizador horizontal e o profundor.
Material = 1 chapa de 3,1 mm de 1 metro por 10 cm.
Obs.: Com esta mesma chapa será construído o estabilizador vertical e o leme.
Material = 1 chapa de 3,1 mm de 1 metro por 10 cm.
Obs.: Com esta mesma chapa será construído o estabilizador vertical e o leme.
- Anexos
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- cauda[1].JPG (20.18 KiB) Exibido 28806 vezes
-
- cauda[1-esq]_Telemaster_Evoo.rar
- Arquivo em PDF a ser impresso em A4
- (22.14 KiB) Baixado 1159 vezes
-
- cauda[1-dir]_Telemaster_Evoo.rar
- Arquivo em PDF a ser impresso em A4
- (18.09 KiB) Baixado 1315 vezes
Voltando aos poucos.....
- Guilherme Lopes
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- Rho
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Estabilizador vertical e leme.
Obrigado Mágico e Guilherme Lopes,
Será uma alegria imensa ver os "foristas" abraçando a causa!!! rsrsrsrsrsrs
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Mais algumas considerações/ mudanças conceituais:
7. A planta originalmente utilizada tinha um estabilizador horizontal com perfil e alguma gradação negativa em relação ao eixo da fuselagem. Na planta que estou propondo não haverá esta gradação negativa, assim como o conjunto horizontal da cauda será plano (já mencionado antes).
8. Aumentei a área do leme. Já que o leme está lá, melhor que funcione para valer, pois é muito fácil diminuir sua ação durante a fase inicial de aprendizado.
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Segue o desenho e planta do conjunto vertical.
Será uma alegria imensa ver os "foristas" abraçando a causa!!! rsrsrsrsrsrs
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Mais algumas considerações/ mudanças conceituais:
7. A planta originalmente utilizada tinha um estabilizador horizontal com perfil e alguma gradação negativa em relação ao eixo da fuselagem. Na planta que estou propondo não haverá esta gradação negativa, assim como o conjunto horizontal da cauda será plano (já mencionado antes).
8. Aumentei a área do leme. Já que o leme está lá, melhor que funcione para valer, pois é muito fácil diminuir sua ação durante a fase inicial de aprendizado.
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Segue o desenho e planta do conjunto vertical.
- Anexos
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- Estabilizador vertical e leme.
- cauda[2].JPG (21.43 KiB) Exibido 28712 vezes
Editado pela última vez por Rho em Qua Abr 10, 2019 12:06 pm, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
- Rho
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Planta:
- Anexos
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- cauda[2-vertical]_Telemaster_Evoo.rar
- Planta em PDF - estabilizador vertical e leme.
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Voltando aos poucos.....
Salve grande Rho, belíssima iniciativa, mas se me permite, sugiro que leme/profundor sejam feitos com peça única, (sem serem estrutural), pois facilita em demasia a construção e não agregam tanto peso assim por serem relativamente pequenos, já prevendo, também a "fuseca" pode ser constituida de peça unica até a cauda, quanto ao nariz, este sim pode e deve ser ligeiramente alongado até para compensar um pouco o peso adicional da fuselagem.
É apenas minha opinião...
Acompanhando.
É apenas minha opinião...
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- Rho
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Grande Sapão, você mata a pau mesmo.
Quanto ao conjunto de cauda, certamente você tem razão. Uma chapa de 3mm única ou a estrutura que desenhei são praticamente a mesma coisa e se o objetivo for simplificar, é claro que apenas cortar as peças é muito mais fácil.
Você me roubou o pirulito, já estava em mente abandonar a estrutura de varetas da fuselagem. Fiz com o Rhoevoo e pude constatar a simplicidade, a maior resistência, e sem grandes aumentos de peso!!!!
Opiniões anotadas e melhor incorporadas.
Quanto ao conjunto de cauda, certamente você tem razão. Uma chapa de 3mm única ou a estrutura que desenhei são praticamente a mesma coisa e se o objetivo for simplificar, é claro que apenas cortar as peças é muito mais fácil.
Você me roubou o pirulito, já estava em mente abandonar a estrutura de varetas da fuselagem. Fiz com o Rhoevoo e pude constatar a simplicidade, a maior resistência, e sem grandes aumentos de peso!!!!
Opiniões anotadas e melhor incorporadas.
- Rafael Baldin
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