Dúvidas Ampliar Planta

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
marcosweb
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 8:23 pm
Localização: Suzano-SP

Dúvidas Ampliar Planta

Mensagem por marcosweb »

Vou construir meu primeiro aero, e peguei essa planta pq me pareceu fácil de fazer e o modelo me parece simpático.

[img:58654802da]http://img339.imageshack.us/img339/2789/hyannisheliobostonian1.jpg[/img:58654802da]

Ampliei ela no Corel pra ficar com 1oo cm de envergadura e travei a proporção pra ampliar tudo por igual e imprimi em ladrilios e ficou em 16 folhas A4.
Mas me pareceu que o modelo ficou muito largo e muito alto. visualmente ficou proporcional mas não sei se é assim mesmo que fica.

Link da imagem jpg ampliada ficou com 4 megas de tamanho então que for me ajudar pode demorar pra abrir a imagem.

[url]http://img241.imageshack.us/img241/5866/semttulo2m.jpg[/url]

Vendo no fórum o tamanho dos modelos não acho que tenha ficado errado mas achei melhor perguntar antes apesar não querem ficar perguntando antes de construir afinal sem tentar como saberei quais são as dúvidas mas a madeira é meio salgada pra ficar estragando.
As medidas ficaram assim:

Envergadura: 100cm
Fuselagem: 88,5 cm; 9,9 na parte mais larga; 17 cm na parte mais alta
Corda: 19,5
Pesso não tenho ideia de quanto vai ficar
Ainda tem outras dúvidas, na planta não tem o leme e o profundador está meio estranho. A assa é reta sem diedro mas o perfil dela parece compensar isso vejam o formato da peça R2, o bordo de fuga parece formar um aileron fixo se eu mudar o perfil e fazer um diedro será que dá certo.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

As proporções parecem estar corretas mas um avião mais fácil de fazer não é, necessariamente, o mais fácil de voar. Eu adoro construir mas, apenas ilustrando, quando iniciei comprei um modelo simples e bem feito para ter uma idéia. Me parece que o Sancler, aqui do fórum, tem kists baratos e bem cortados.

Bento
marcosweb
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 8:23 pm
Localização: Suzano-SP

Mensagem por marcosweb »

Bento obrigado pela força.
Se ele vai ser fácil de voar só construindo mesmo pra saber, quanto a comprar um kit eu não queria queria sentir o gostinho de montar um do zero.
Mas ainda ficou a dúvida sobre o perfil da asa e as superfícies de controle.

Marcos.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Abri a imagem e este é um aeromodelo a ELÁSTICO, localize a planta para RC que você vai ter os comandos na planta.

:oops: Desculpe não ter olhado com mais atenção :wink: poste imagens um pouco maiores que facilita para vermos sem ter que acessar outro link.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Bento
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:6a3c446732="marcosweb"]Bento obrigado pela força.
Se ele vai ser fácil de voar só construindo mesmo pra saber, [b:6a3c446732]quanto a comprar um kit eu não queria queria sentir o gostinho de montar um do zero.[/b:6a3c446732]
Mas ainda ficou a dúvida sobre o perfil da asa e as superfícies de controle.

Marcos.[/quote:6a3c446732]

Comprar um kit já te dá um gostinho de montar um aeromodelo. Se não tens conheçimento algum sobre construções, querer começar do zero é o mesmo que querer pilotar um 747 sem conhecer o básico antes.
Um kit te dá muita noção do que pode ou não fazer e te dará um conhecimento de cada peça de um aeromodelo, te dando condições de copiar o kit e fazer o seu pois uma planta nada mais é que copiar um aeromodelo já existente.
Não queira começar pelo fim que só te trará decepções.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
marcosweb
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 8:23 pm
Localização: Suzano-SP

Mensagem por marcosweb »

[quote:d1b2ee0ffc="jbentoc"]Abri a imagem e este é um aeromodelo a ELÁSTICO, localize a planta para RC que você vai ter os comandos na planta.

:oops: Desculpe não ter olhado com mais atenção :wink: poste imagens um pouco maiores que facilita para vermos sem ter que acessar outro link.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Bento[/quote:d1b2ee0ffc]

Bento postei a miniatura pra carregar mais rápido pensei que fosse melhor.
Vou colocar a imagem real.

[quote:d1b2ee0ffc="LaercioLMB"]
Comprar um kit já te dá um gostinho de montar um aeromodelo. Se não tens conheçimento algum sobre construções, querer começar do zero é o mesmo que querer pilotar um 747 sem conhecer o básico antes.
Um kit te dá muita noção do que pode ou não fazer e te dará um conhecimento de cada peça de um aeromodelo, te dando condições de copiar o kit e fazer o seu pois uma planta nada mais é que copiar um aeromodelo já existente.
Não queira começar pelo fim que só te trará decepções.[/quote:d1b2ee0ffc]

Laercio Valeu pela força mas eu queria mesmo construir se eu errar tudo bem na próxima já não errarei, pode parecer burrice mas vou tentar já li bastante sobre o assunto agora vou ver se na prática funciona.


Mas ainda sobra minha dúvida sobre a asa se eu fizer um outro perfil e colocar um pouco de diedro não ficaria melhor.
O leme e o profundador vou fazer colocando uma balsa alem do que tem na planta.
valeu a força gente.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Pode colocar os comandos, não há problema. Mas este é um modelo a ELÁSTICO. Veja na seção de plantas do fórum que tem muita coisa bacana. Construa o primeiro em Pluma o (isopor), fica mais barato do que desperdiçar balsa (no início podemos cometer muitos erros e ter que refazer muita coisa).

Eu, particularmente não gosto desse perfil plano / convexo mas ele é muito bom para um avião de planeio e com diedro de 4 a 5 graus.

Pega uma planta para RC, esta aí em cima, repetindo, é para ELÁSTICO.

Bento
marcosweb
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 8:23 pm
Localização: Suzano-SP

Mensagem por marcosweb »

Bento tem algo que me impeça de colocar motor nesse modelo?
Comparando a planta do Aeronca que tem aqui e do Aeronca que tem no site que peguei essa planta [URL]http://web.mac.com/tectonite/iWeb/Site%205/Mooney.html[/URL] elas são bem parecidas.
Quanto a asa vou usar o perfil clark y mesmo e colocar um diedro e as superfícies de comando vou fazer com chapa de balsa mesmo.
Construir esse modelo em balsa acho que não é tão complicado o que pode dar errado mesmo é mais pra frente na escolha do motor e da hélice.
Eu acho que o Emax 2822 com hélice 6" x 3" pode dar conta.
O que vc acha?
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Qualquer coisa é possível com persistência e dedicação. Esse modelo precisa de reforços pois não foi projetado para isso.

Seria melhor você pegar a planta do aeronca para RC que já vai ter os reforços e os comandos, com o diedro já especificado e tudo mais que precisa.

Faz o avião... os erros e acertos são necessários para ganharmos experiência.

Beno
Responder