Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
- Ericfly
- membro
- Mensagens: 1490
- Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
- Localização: Ottawa, ON Canada
Primeiro teste realizado. O motor tem bastante força, o conjunto de baterias parece estar funcionando bem também.
Primeiro problema: a tensão na correia dentada não foi o suficiente: o motor tem bastante potência, eu também sou pesado... resultado: começou dando uns pulos na correia, agora ela já gastou um pouco, e uma acelerada além do suave já faz a polia do motor fritar a correia.
Resultado: vou ter de comprar uma outra correia, provavelmente segunda-feira.
Para resolver o problema, tenho duas escolhas, e peço AJUDA de quem conhece bem de correia dentada: adianta eu colocar uma correia um ou dois dentes menor (ou do mesmo tamanho, mas aumentando a distância entre as polias) para ficar mais esticada, ou terei de fazer um esticador de correia, com um ou dois rolamentos?
Abs
Eric
Primeiro problema: a tensão na correia dentada não foi o suficiente: o motor tem bastante potência, eu também sou pesado... resultado: começou dando uns pulos na correia, agora ela já gastou um pouco, e uma acelerada além do suave já faz a polia do motor fritar a correia.
Resultado: vou ter de comprar uma outra correia, provavelmente segunda-feira.
Para resolver o problema, tenho duas escolhas, e peço AJUDA de quem conhece bem de correia dentada: adianta eu colocar uma correia um ou dois dentes menor (ou do mesmo tamanho, mas aumentando a distância entre as polias) para ficar mais esticada, ou terei de fazer um esticador de correia, com um ou dois rolamentos?
Abs
Eric
[quote:dd30d7d8ce="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:dd30d7d8ce]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:dd30d7d8ce]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
- Marcelo Galli
- membro
- Mensagens: 816
- Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
- Localização: Penápolis,SP 41
[quote:36b800aea7="Ericfly"]Primeiro teste realizado. O motor tem bastante força, o conjunto de baterias parece estar funcionando bem também.
Primeiro problema: a tensão na correia dentada não foi o suficiente: o motor tem bastante potência, eu também sou pesado... resultado: começou dando uns pulos na correia, agora ela já gastou um pouco, e uma acelerada além do suave já faz a polia do motor fritar a correia.
Resultado: vou ter de comprar uma outra correia, provavelmente segunda-feira.
Para resolver o problema, tenho duas escolhas, e peço AJUDA de quem conhece bem de correia dentada: adianta eu colocar uma correia um ou dois dentes menor (ou do mesmo tamanho, mas aumentando a distância entre as polias) para ficar mais esticada, ou terei de fazer um esticador de correia, com um ou dois rolamentos?
Abs
Eric[/quote:36b800aea7]
quanto a o esticador use o da correia dentada do monza é baratinho......e super funcional (forte de tensão para esticar)
Primeiro problema: a tensão na correia dentada não foi o suficiente: o motor tem bastante potência, eu também sou pesado... resultado: começou dando uns pulos na correia, agora ela já gastou um pouco, e uma acelerada além do suave já faz a polia do motor fritar a correia.
Resultado: vou ter de comprar uma outra correia, provavelmente segunda-feira.
Para resolver o problema, tenho duas escolhas, e peço AJUDA de quem conhece bem de correia dentada: adianta eu colocar uma correia um ou dois dentes menor (ou do mesmo tamanho, mas aumentando a distância entre as polias) para ficar mais esticada, ou terei de fazer um esticador de correia, com um ou dois rolamentos?
Abs
Eric[/quote:36b800aea7]
quanto a o esticador use o da correia dentada do monza é baratinho......e super funcional (forte de tensão para esticar)
- -=|Novelli|=-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 2043
- Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
- Localização: São Paulo SP
Eric,
Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.
Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.
abraço!
Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.
Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.
abraço!
[quote:2251cbebda="AgPilot"][quote:2251cbebda="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:2251cbebda]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:2251cbebda]
Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:2251cbebda]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:2251cbebda]
Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
- Ericfly
- membro
- Mensagens: 1490
- Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
- Localização: Ottawa, ON Canada
[quote:5839e1f37b="-=|Novelli|=-"]Eric,
Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.
Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.
abraço![/quote:5839e1f37b]
Ae Novelli, valeu a dica! Acho que está paralelo sim, já que a correia não tende para algum lado.
Vou experimentar distanciar um pouco os eixos. Acho que a correia laceia um pouco depois de um pouco de uso, é isso? Terei de reajustar após amaciá-la?
Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.
Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.
abraço![/quote:5839e1f37b]
Ae Novelli, valeu a dica! Acho que está paralelo sim, já que a correia não tende para algum lado.
Vou experimentar distanciar um pouco os eixos. Acho que a correia laceia um pouco depois de um pouco de uso, é isso? Terei de reajustar após amaciá-la?
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- Buts
- membro
- Mensagens: 2159
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
- Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
- Contato:
[quote:f41e4a7e81="Sukyake"][quote:f41e4a7e81="AgPilot"][quote:f41e4a7e81="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:f41e4a7e81]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:f41e4a7e81]
Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:[/quote:f41e4a7e81]
Com certeza dá para eletrificar [b:f41e4a7e81][color=red:f41e4a7e81]2 (dois)[/color:f41e4a7e81][/b:f41e4a7e81] :shock: fusquinha
[i:f41e4a7e81]The cost for this kit is [b:f41e4a7e81][color=red:f41e4a7e81]$2280[/color:f41e4a7e81][/b:f41e4a7e81] + shipping. All of our kits include everything needed, except batteries and racks, to be up and running in a matter of hours upon recieving the components.[/i:f41e4a7e81]
The complete components for Kit #1 are as follows:
* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics
*Substitues will be made for parts if unavailable.
[img:f41e4a7e81]http://www.e-volks.com/images/kitcomponents%20small.jpg[/img:f41e4a7e81]
http://www.e-volks.com/electric_car_conversions.html
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:f41e4a7e81]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:f41e4a7e81]
Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:[/quote:f41e4a7e81]
Com certeza dá para eletrificar [b:f41e4a7e81][color=red:f41e4a7e81]2 (dois)[/color:f41e4a7e81][/b:f41e4a7e81] :shock: fusquinha
[i:f41e4a7e81]The cost for this kit is [b:f41e4a7e81][color=red:f41e4a7e81]$2280[/color:f41e4a7e81][/b:f41e4a7e81] + shipping. All of our kits include everything needed, except batteries and racks, to be up and running in a matter of hours upon recieving the components.[/i:f41e4a7e81]
The complete components for Kit #1 are as follows:
* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics
*Substitues will be made for parts if unavailable.
[img:f41e4a7e81]http://www.e-volks.com/images/kitcomponents%20small.jpg[/img:f41e4a7e81]
http://www.e-volks.com/electric_car_conversions.html
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- Emersonfly
- membro
- Mensagens: 207
- Registrado em: Dom Mai 28, 2006 10:46 am
- Localização: Limeira SP
Boa noite pessoal!!!!
não é grande coisa mas tai meu projeto de bike elétrica :lol:
segue vídeo para os senhores analisar.....motor de ventoinha de carro, tração dianteira, quando desligo o motor ele para devido a coroa que adapitei em uma catraca, acelerador nem pensar, ligou já ta valendo, meio gambiarra mas funcionou
abraço
http://www.youtube.com/watch?v=VypmOyJVj-8
não é grande coisa mas tai meu projeto de bike elétrica :lol:
segue vídeo para os senhores analisar.....motor de ventoinha de carro, tração dianteira, quando desligo o motor ele para devido a coroa que adapitei em uma catraca, acelerador nem pensar, ligou já ta valendo, meio gambiarra mas funcionou
abraço
http://www.youtube.com/watch?v=VypmOyJVj-8
[quote:86e1bc9bf4="Buts"][quote:86e1bc9bf4="Sukyake"][quote:86e1bc9bf4="AgPilot"][quote:86e1bc9bf4="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:86e1bc9bf4]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:86e1bc9bf4]
Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:[/quote:86e1bc9bf4]
Com certeza dá para eletrificar [b:86e1bc9bf4][color=red:86e1bc9bf4]2 (dois)[/color:86e1bc9bf4][/b:86e1bc9bf4] :shock: fusquinha
[i:86e1bc9bf4]The cost for this kit is [b:86e1bc9bf4][color=red:86e1bc9bf4]$2280[/color:86e1bc9bf4][/b:86e1bc9bf4] + shipping. All of our kits include everything needed, except batteries and racks, to be up and running in a matter of hours upon recieving the components.[/i:86e1bc9bf4]
The complete components for Kit #1 are as follows:
* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics
*Substitues will be made for parts if unavailable.
[img:86e1bc9bf4]http://www.e-volks.com/images/kitcomponents%20small.jpg[/img:86e1bc9bf4]
http://www.e-volks.com/electric_car_conversions.html[/quote:86e1bc9bf4]
Incluído o fusca no custo! :lol:
O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.
Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.
[url]http://grace.de/[/url]
[]'s[/quote:86e1bc9bf4]
Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!
Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:86e1bc9bf4]
Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:[/quote:86e1bc9bf4]
Com certeza dá para eletrificar [b:86e1bc9bf4][color=red:86e1bc9bf4]2 (dois)[/color:86e1bc9bf4][/b:86e1bc9bf4] :shock: fusquinha
[i:86e1bc9bf4]The cost for this kit is [b:86e1bc9bf4][color=red:86e1bc9bf4]$2280[/color:86e1bc9bf4][/b:86e1bc9bf4] + shipping. All of our kits include everything needed, except batteries and racks, to be up and running in a matter of hours upon recieving the components.[/i:86e1bc9bf4]
The complete components for Kit #1 are as follows:
* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics
*Substitues will be made for parts if unavailable.
[img:86e1bc9bf4]http://www.e-volks.com/images/kitcomponents%20small.jpg[/img:86e1bc9bf4]
http://www.e-volks.com/electric_car_conversions.html[/quote:86e1bc9bf4]
Incluído o fusca no custo! :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
- -=|Novelli|=-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 2043
- Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
- Localização: São Paulo SP
[quote:a1dc12f5d7="Ericfly"][quote:a1dc12f5d7="-=|Novelli|=-"]Eric,
Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.
Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.
abraço![/quote:a1dc12f5d7]
Ae Novelli, valeu a dica! Acho que está paralelo sim, já que a correia não tende para algum lado.
Vou experimentar distanciar um pouco os eixos. Acho que a correia laceia um pouco depois de um pouco de uso, é isso? Terei de reajustar após amaciá-la?[/quote:a1dc12f5d7]
Eric,
A correia q voce tem é de borracha pura ou tem uma traba de nylon ou de aço ?
Existem correias sincronizadoreas de máquinas-ferramenta que nao laceiam porque tem essa traba de nylon/fibra/aço justamente para elas nao folgarem.
abs!
Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.
Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.
abraço![/quote:a1dc12f5d7]
Ae Novelli, valeu a dica! Acho que está paralelo sim, já que a correia não tende para algum lado.
Vou experimentar distanciar um pouco os eixos. Acho que a correia laceia um pouco depois de um pouco de uso, é isso? Terei de reajustar após amaciá-la?[/quote:a1dc12f5d7]
Eric,
A correia q voce tem é de borracha pura ou tem uma traba de nylon ou de aço ?
Existem correias sincronizadoreas de máquinas-ferramenta que nao laceiam porque tem essa traba de nylon/fibra/aço justamente para elas nao folgarem.
abs!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.