Medir Consumo (A) de servos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

[quote:4f430ab0bf="claudiorfernandes"]
Não, é que todo dia aparece gente dando palpites absurdos sobre assuntos que não conhece... tem hora que enche...[/quote:4f430ab0bf]
É cara, vc tem razão.. ainda mais quando não entendem a pergunta do autor do tópico.
Ele deixou claro no primeiro post que queria saber o consumo dos servos dele para dimensionar seu BEC.
Logo em seguida falaram que dava para medir usando um multímetro e outro aconselhou a medição na pior situação, que é a de stall (servo travado).
Até aqui o tópico estava excelente.. daqui pra frente descambou.

De fato quando vc vai dimensionar um sistema elétrico desse tipo, vc precisa considerar a pior situação de consumo, que seria a de todos os servos fazendo o máximo esforço. É difícil isso acontecer ? Sim! É impossível? Não.

Então a idéia de dimensionar pelo máximo consumo está perfeitamente correta.

Vc trava o braço do seu servo, manda ele se mover e mede a corrente: por exemplo, 1A.

Se vc tem 3 servos no avião, vc deve usar no mínimo um sistema q consegue suprir 3A para os servos (sem se esquecer do resto da eletrônica).. Óbvio que se deve colocar ainda uma certa margem de segurança.
Dessa forma vc vai estar garantindo uma correta alimentação para todos os servos mesmo numa situação hipotética, mas possível.

Fazer medições reais de consumo durante o voo é excelente pra vc saber outras coisas, como otimizar o tamanho da sua bateria.. mas nunca para dimensionar o sistema elétrico.

Todo dimensionamento de sistemas críticos deve ser baseado na pior situação e ainda acrescido de uma margem de segurança - isso é uma premissa básica em qualquer engenharia.

Abraços.
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

Concordo com vocês, a idéia está totalmente certa! Mas acho que os mais experientes tem que saber a hora de parar de responder, eu sei que as perguntas se repentem sazonalmente, principalmente num hobby ascendente, e que isso enche o saco, quando isso acontece, agente precisa saber a hora de simplesmente ignorar e não responder, para não responder agredindo os outros (muitas vezes merecidamente). Sugiro que quando não tivermos mais paciencia para responder as perguntas mais "futéis", demos um tempo para esfriar a cabeça e depois voltamos com toda a paciência que os novatos merecem. Toda a paciência que queríamos ter tido quando éramos novatos e poucos ajudaram.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Uma coisa importante que não devem esquecer nunca, é que medir consumo dos servos em uma bancada vocês terão um resultado e em voo o consumo é totalmente diferente.
Para medir corretamente o consumo de um servo, este tem que ser montado em uma ferramenta adequada na qual ele transmita a real força dele ao comando dado para que se possa ter uma idéia real de consumo.
Isso de segurar com as mãos o braço do servo e dar comando só serve para danificar as engrenages da redução que para a gente segurar 5Kg de tração é muito fácil e como a maioria dos servos utilizados só dispões de míseros 1Kg, fica difícil de estabelecer um torque adequado ao servo.
Um detalhe, servos xing ling dificilmente terão o torque indicado, sempre contem com menos do especificado para terem bons resultados pois um TG9 por exemplo que diz ter 1.6Kg de torque, se tiver 1.1Kg é muito.
Fica aí a dica, sem ferramentas adequadas e local apropriado, só terão uma breve idéia de consumo, nunca o real.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Metalkiyo »

Medir o consumo máximo com o servo travado não vai resolver nada.

Um servo grande, travado, vai consumir bastante. Um servo pequeno nas mesmas condições vai consumir menos. Porém um servo grande vai fazer menos esforço em condições de vôo, portanto ele pode consumir menos, mas pode consumir mais.

Esses "pode"s são a indeterminação deste tipo de teste.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Soares, o problema é que temos uns "reincidentes teimosos" que SEMPRE fazem isso...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Como meu S@(* já estourou com a teimosia, a falta de conhecimento desse povo, a falta de capacidade de compreender o obvio, a mania de palpitar sem saber(como foi acima sobre travar o servo e dizer que essa forma serve como analise), os achismos, os "se" ou "si" e outros tantos adjetivos ditos por pessoas que não tem o mínimo de vivencia em um laboratório de desenvolvimento, não tem a mínima idéia de como fazer um teste ou experimento, não compreende absolutamente nada de como um equipamento ou um instrumento se comporta no mundo real eu digo:

_____-se, façam como quiser.

Agora vou passar a me divertir mais com as pérolas que leio aqui e me preocupar menos com o que vocês fazem.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

[quote:16ce5fdf92="Marco Antonio"]Como meu S@(* já estourou com a teimosia, a falta de conhecimento desse povo, a falta de capacidade de compreender o obvio, a mania de palpitar sem saber(como foi acima sobre travar o servo e dizer que essa forma serve como analise), os achismos, os "se" ou "si" e outros tantos adjetivos ditos por pessoas que não tem o mínimo de vivencia em um laboratório de desenvolvimento, não tem a mínima idéia de como fazer um teste ou experimento, não compreende absolutamente nada de como um equipamento ou um instrumento se comporta no mundo real eu digo:

_____-se, façam como quiser.

Agora vou passar a me divertir mais com as pérolas que leio aqui e me preocupar menos com o que vocês fazem.[/quote:16ce5fdf92]

Boa Idéia. Melhor do que xingar os outros.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

[quote:f3c05f00a5="Marco Antonio"]...
Agora vou passar a me divertir mais com as pérolas que leio aqui e me preocupar menos com o que vocês fazem.[/quote:f3c05f00a5]

e o Livro?! já ta pronto?! huuahuahuahuahuhuahuhuahuahuahuahua
Vendo Tudo!!
Responder