Comparativo LiPo x LiFe

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:6406e510dd="DavidJarrao"]Estas A123 sao recomendadas para quem esta iniciando? porque pelo que percebi ha muita diferenca na eletronica que usada para as A123 e LiPo.[/quote:6406e510dd]

Já iniciei 3 amigos, com o combo:
3S A123 1100mAh, motor 2822 e hélice apc-e style 8x6 com aero Scout.

Um deles, sempre que viaja para fazenda e voa sozinho volta com o aviao lenhado.. rsrsrsrs Mas as baterias estão lá inteiras, todos tem 1 pack só, e voam o dia todo.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:389b824b21="caioect"]warne, deve tomar um certo cuidado com o balanceamento nas primeiras 10 recargas... depois dificilmente ficaram desbalanceadas.

Carregue o pack normalmente e depois sem descarregar carregue célula por céllula com 1A depois com 0.5A e por último com 0.3A. Feito isso o pack deve ficar bem balanceado.

É impressão minha ou o termo-retrátil dessas células estão enrrugados? As células A123 originais costumam vir sem qualquer enrrugamento no termo-retrátil.[/quote:389b824b21]

Eu ia fazer como vc explicou no seu tópico. Agora vou fazer como vc me falou, deixando balanceadas.
Realmente há rugas na vestia da célula, sei lá, deve ser clone também!!heheh! Eu sei que as de 2300 mAh são clones...isso depois de vê o que vc postou acima, mas essas de 1100 mAh eu não sei se são clones. Vamos vê depois de mais de 10 ciclos como elas se comportam.
Valeu Caio.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
DavidJarrao
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 6:02 pm

Mensagem por DavidJarrao »

Vlw Buts, tudo que precisava saber, bom que é o mesmo modelo que quero fazer.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Caio a noite vou postar fotos das minhas LIFe no seu tópico de LIFe, assim fica pra avaliação de todos.
ABs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:c2d77e8a70="caioect"]warne, deve tomar um certo cuidado com o balanceamento nas primeiras 10 recargas... depois dificilmente ficaram desbalanceadas.
Carregue o pack normalmente e depois sem descarregar carregue célula por céllula com 1A depois com 0.5A e por último com 0.3A. Feito isso o pack deve ficar bem balanceado.
[/quote:c2d77e8a70]
Caio,
Se utilizar o cabo de balanceamento para fazer as 10 primeiras cargas resolveria isso ou é necessário carregar célula a célula? Acredito que seja este o papel do cabo balanceador não?
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:ab25a3dce4="Mac2"][quote:ab25a3dce4="caioect"]warne, deve tomar um certo cuidado com o balanceamento nas primeiras 10 recargas... depois dificilmente ficaram desbalanceadas.
Carregue o pack normalmente e depois sem descarregar carregue célula por céllula com 1A depois com 0.5A e por último com 0.3A. Feito isso o pack deve ficar bem balanceado.
[/quote:ab25a3dce4]
Caio,
Se utilizar o cabo de balanceamento para fazer as 10 primeiras cargas resolveria isso ou é necessário carregar célula a célula? Acredito que seja este o papel do cabo balanceador não?
Abs
Mac2[/quote:ab25a3dce4]

Mac,

o método que o caio ensina parece funcionar até melhor no caso das A123, isso porque elas tem uma certa tendência a se auto-balancear.

Mas se você ler o que eu disse a uns tópicos atrás, dá para balancear com o Acuccel-6 ou outro carregador que balanceiei sim.

Veja o que eu escrevi:

[quote:ab25a3dce4]Eu digo que você tem 3 opções:

A- [b:ab25a3dce4]Usar um carregador inteligente simples (Acuccel-6 ou até mesmo o ECO6) só para balancear e dar cargas lentas nas suas baterias[/b:ab25a3dce4] e usar uma fonte de computador modificada (ou outra fonte potente) carregando DIRETAMENTE suas A123 tomando conta só para não exceder demais a tensão máxima do pack. (para esse método direto é ideal ter um wattimetro).

B- [b:ab25a3dce4]Usar um carregador inteligente simples (Acuccel-6 ou até mesmo o ECO6) só para balancear e dar cargas lentas nas suas baterias[/b:ab25a3dce4] e fazer 2packs 3S e carregá-los com "carregador tabajara" direto na bateria do seu carro ou numa bateria estacionária.

C- Comprar um carregador de respeito, no mínimo um Icharger 106B-PLUS 250W e usar como fonte ou a bateria do carro/estacionária ou uma boa fonte de no mínimo uns 15A e 15v!!
[b:ab25a3dce4]
Existe ainda uma variação "de pobre" das opções A e B, que é balancear manualmente[/b:ab25a3dce4]. [/quote:ab25a3dce4]


Veja que eu já tinha falado tanto do uso de um carregador inteligente para balancear como do balanceamento manual que o caio indica.

No final das contas são esss 3 opções que você tem para o dito pack 6S....
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Gustavo,
Obrigado pela dica. É que está sendo tanta informação útil ao mesmo tempo que meu cerebro não está conseguindo processar. (afinal de contas eu sou da época do processador Zilog Z80-A que muitos de vocês nem sabem que isto existiu um dia) rsrsrsr
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mateus1313
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sáb Mai 02, 2009 5:24 pm
Localização: Divinópolis MG

Mensagem por Mateus1313 »

Boa noite pessoal, li este post inteiro e alguns aqui já compraram essas celulas de mim mais precisamente o usuário Warne, a maioria das coisas que aprendi no aeromodelismo, foi oriunda aqui do Forum, sendo assim me sinto na obrigação de prestar contas sobre a origem das celulas que vendi pra varios usuários daqui. Um destes usuários é o Warne, Warne pesso desculpas se as celulas são falcificadas eu também não sabia desse comunicado da A123 Systens, o fornecedor que eu compro é o usuário sz_ohmygod citado pelo Edtorre, confirmo o que ele falaou o cara sempre responde todos os e-mails e é muito atencioso, referente a qualidade das mesmas estou utulizado packs de 1100 a alguns meses e eles continuam carregando sem perder capacidade, carrego a 5C e descargas no máximo de 15A, muitos usuários me compraram estas celulas e muitos já elogiaram o desempenho, se são originais sinceramente até agora continuo sem saber. Mas se são falsificadas, pelo preço que sairam para mim e para todos os que compraram vale o risco. no decorrer do meu uso se elas apresentarem maus resultados postarei imediatamente aqui.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Talvez eu esteja com células 1100mAh falsificadas também (pois as minhas provém do mesmo fornecedor), mas como estou começando a usar elas agora e não tem como comprovar nada ainda.

Já foram submetidas a 4C na recarga e 10C na descarga, por enquanto a saúde delas parece ok.
Avatar do usuário
edtorre
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 12:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por edtorre »

Minhas celulas ja tem uns 25 ciclos e estão perfeitas eu carrego elas a 10A que é o maximo do meu carregador e funcionam perfeitamente.

Tenho um pack deste vendedor de 2300Mah e um Pack das branquinhas que comprei de um outro cara no e-bay ja montado ele me avisou que eram usadas as celulas e os dois packs de 2300mah tem a mesma performance.

Exatamente a mesma, não vejo diferença os dois packs são judiados e estão sempre ok na pista carrego no maximo que meu carregador permite em casa faço balance no carregador com 2A (demora mais de 1 Hora) e sempre estão ok.


Será que as celulas deste vendedor são falcificadas?

Se são me parece bem feitas e com a mesma qualidade das brancas que tenho que com certeza são originais.

Edtorre
Responder