remover ............

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
eders
membro
Mensagens: 1275
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Dê uma leve lixada na pás mais pesada, leve mesmo, pode resolver nesse caso, pois a diferença é pequena.
Fita só para tracking, esse negócio de fita para balancear é complicado.
EJSquad
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Qua Jun 16, 2010 4:45 pm

Mensagem por EJSquad »

[quote:f41d372b00="Ricardo_PoA"]????? não entendi o motivo da citação. Talvez ache que o que escrevi não faz sentido, então faz uma experiência, pega fita adesia (durex) e tenta colocar 1 grama de fita enrolando num mesmo ponto (CG da pá) e depois mede quantos mm mais alto ficou.
Nas minhas pás 3 voltas de fita dão cerca de 0,1g, para fechar 1 g de fita seriam necessárias cerca de 30 voltas de fita.[/quote:f41d372b00]


Mas tem mesmo que ser em cima de onde foi colocado o outro pedaço de fita?
- Syma S107 - Excelente!; - Syma S032 - Brand New (13/07/2010); - Double Horse 9053 Volitation; ESky Belt CP-CX
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Quando se vai fazer o balanceamento das pás voce tem que medir onde fica o cg delas (entenda-se fazer o balanceamento se elas tiverem uma diferença considerável).
Como voce vê onde é o cg das pás? voce coloca ela sobre uma caneta, por exemplo (a caneta no sentido perpendicular) e vê onde que a pá fica equilibrada na horizontal. Então ali voce marca uma reta, que é onde é o cg da pá.

Repita o procedimento com a outra pá. marque o cg e veja se elas tem o cg na mesma posição. pode haver uma diferença de uns 2-3 mm acho que isso é tolerável.

Então, se for colocar peso na pá mais leve, tem que colocar a fita sobre essa reta onde fica o cg, porque se colocar na ponta, por exemplo, voce pode alterar o cg da pá, aí uma vai ter o cg em posição diferente da outra e vai gerar vibração.

Então, se a diferença de peso for muito grande (acima de 0,5 g) a quantidade de fita vai ser muita, e vai ficar um negócio alto, que pode até se desfazer em vôo ou com o tempo. Por isso disse que um par de pás que tenha 1 g de diferença é melhor descartar, imagina a qualidade da manufatura para chegarem a esse ponto de diferir tanto. 1 grama pode parecer pouca coisa mas imaginem um rotor girando a quase 3000 rpm o que faz 1 grama de diferença !

eu costumo comprar daquelas pás que recomendei, elas vem no máximo com 0,2 g de diferença aí umas 5 voltas de fita resolvem. Já comprei uns 5 pares que vieram iguais, outros 2 ou 3 eu tive que colocar fita.
Responder