Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Charles,

Na época fiz minha "estufa" com chapas de P2. Ela tem 140cm x 50cm x 30cm. Revesti internamente com papel aluminio, coloquei 2 lâmpadas de 60W e o melhor de tudo, usei um deste com sensor PTC:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149657151-termostato-digital-tlz11-p-chocadeiras-aquarios-estufas-_JM

A resina que utilizo pode ser curada em 4h com 50ºC. Então, coloquei o intervalo de 52ºC à 55ºC para ligar e desligar as lâmpadas. Funcionou perfeitamente!

A diferença de rigidez é nitida!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:d1a7a8a3d9="Cyberware"]Charles,

Na época fiz minha "estufa" com chapas de P2. Ela tem 140cm x 50cm x 30cm. Revesti internamente com papel aluminio, coloquei 2 lâmpadas de 60W e o melhor de tudo, usei um deste com sensor PTC:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149657151-termostato-digital-tlz11-p-chocadeiras-aquarios-estufas-_JM

A resina que utilizo pode ser curada em 4h com 50ºC. Então, coloquei o intervalo de 52ºC à 55ºC para ligar e desligar as lâmpadas. Funcionou perfeitamente!

A diferença de rigidez é nitida![/quote:d1a7a8a3d9]

Ótima dica Cyber!

Muito obrigado!

Com certeza, a diferença de rigidez da resina é muito nítida. A asa ficou bem firme.

Só preciso descobrir onde comprar o peel ply ou algo equivalente para tirar o excesso de resina.

Abraço!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:bc64f3856c="charles_pereira"]
Ótima dica Cyber!

Muito obrigado!

Com certeza, a diferença de rigidez da resina é muito nítida. A asa ficou bem firme.

Só preciso descobrir onde comprar o peel ply ou algo equivalente para tirar o excesso de resina.

Abraço![/quote:bc64f3856c]


Legal! Posta fotos depois!

Depois que achar a formula da laminação dessa asa, tente pintar o molde com tinta PU e depois de 2h de secagem, lamine o molde. O resultado é fantástico!

O único lugar que ouvi falar que tem peel ply é na Barracuda que fica no Rio de Janeiro, ou tentar comprar fora do país.

Talvez tenha alguma alternativa, mas não conheço.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:ec0705b87c="Cyberware"]Legal! Posta fotos depois!

Depois que achar a formula da laminação dessa asa, tente pintar o molde com tinta PU e depois de 2h de secagem, lamine o molde. O resultado é fantástico!

O único lugar que ouvi falar que tem peel ply é na Barracuda que fica no Rio de Janeiro, ou tentar comprar fora do país.

Talvez tenha alguma alternativa, mas não conheço.[/quote:ec0705b87c]

Na verdade, eu já pintei e fica muito legal o resultado.

Nessa última tentativa, não esperei muito a tinta secar e o vácuo foi tão forte que o tecido espremeu a tinta e isso ficou visível. Mas é só o protótipo ainda e assim já está bom.

Não tirei fotos do processo. Na próxima vez, farei.

Abraço!
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote="charles_pereira"][quote:8f2363140e="Cyberware"]Charles,

Só preciso descobrir onde comprar o peel ply ou algo equivalente para tirar o excesso de resina.
Abraço![/quote:8f2363140e]


Charles, se não me engano, na Resfiber tem Peel Ply, não liguei ainda para confirmar.
Uma vez eu lembro de ter perguntado a eles sobre esse material.
É muito utilizado na fabricação de pranchas de surf, para dar acabamento na resina.
Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Na maxepoxi vende. Acho que é coisa de R$5,00 m²...
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Depois de quatro finais de semana de tentativas, consegui uma boa laminação da asa.

Fiz um sanduíche de uma camada de tecido de 100g/m2, uma de balsa de 1,5mm e outra do mesmo tecido.

O vácuo deu 25pol Hg, o que é muita pressã0. Deixei curando na estufa.

A asa já saiu pintada e ficou muito forte. Vejam na foto que estou segurando ela bem próximo da raíz e ele não entorta. O formato do perfil ficou bem rígido. Nem vai precisar de nervuras, só de longarina.

Só achei um pouco pesado: 98g.

Ainda falta a parte de baixo, mas estou sem madeira. Comprei essa semana balsa de 1mm. Assim que chegar farei a parte de baixo. Vai ficar mais leve daí.

Como uma metade da asa compensa a outra, e junto com a longarina, como resultado final acho que a asa será muito forte. Para testar, na parte de baixo da asa vou usar só uma camada de tecido um ema de balsa. Posso estar errado, mas me pareceu exagero as duas camadas de tecido.

Fiz dois testes com depron, mas ele ficava descolando do tecido. Talvez com isopor funcione melhor, mas optei pela madeira mesmo.

Assim que tiver mais resultados eu posto aqui.

Obrigado por todas as dicas dos colegas.
Anexos
DSC03241.JPG
DSC03241.JPG (26.39 KiB) Exibido 11431 vezes
DSC03242.JPG
DSC03242.JPG (24.74 KiB) Exibido 11431 vezes
Avatar do usuário
Blumm
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Sáb Set 13, 2008 12:05 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Blumm »

sobre depron: deve ser retirada aquela superficie lisa e brilhosa, pois nenhuma cola adere direito sobre ela! Se tiver um depron mais espesso, fatiar com o fio quente é a melhor opção!
Aqui no meu trabalho nao aparece a foto! estou curioso!
=]
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:c2e8e62025="Blumm"]sobre depron: deve ser retirada aquela superficie lisa e brilhosa, pois nenhuma cola adere direito sobre ela! Se tiver um depron mais espesso, fatiar com o fio quente é a melhor opção!
Aqui no meu trabalho nao aparece a foto! estou curioso!
=][/quote:c2e8e62025]

Muito obrigado pela dica Marcelo.

Não sabia disso.

Esqueci de anexar as fotos. :-)

Mas agora estão lá.

Valeu!
Avatar do usuário
Blumm
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Sáb Set 13, 2008 12:05 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Blumm »

CHarles, ahcei sem querer esse site, da uma olhada, tem uma contrução de asa moldada!
http://www.compositebuilding.blogspot.com/
Um abraço!
Responder