ISOLANTE NO ESTATOR

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

ISOLANTE NO ESTATOR

Mensagem por RAfael Metring »

Pessoal

Tentei 5 vezes hoje , montar meu motor de cd-rom mas.....
sempre que chego no final ta tudo em curto.

Ai desenrolei tudo e fui ver se era fio ou o que , aparentemente nada..
então coloquei o multimetro em uma ponta do fio e deixei a outra ponta de proa no estator e comecei a enrolar , e descobri que na primeira dobra o fio ja rompe e encosta no estator.

é muito estranho da uma impressao que asquinas do estator sao afiadas e perfuram o isolante do fio de cobre..

Fui observar nos meus outros motores e o estator tem um isolante , algo parecendo ceramica e queria saber dos senhores se utilizam algo antes de comecar a enrolar o fio..

Estou utilizando um fio bem grosso, so cabe 17 voltas e parecia bem isolado.

Seria meu fio o problema ou devo passar algo no estator antes ?

Outra duvida , o estator precisa ser de ferro ou pode ser qualquer material ?

Abracos

Rafael
Avatar do usuário
Daniel51
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:33 pm
Localização: São Paulo

respostas

Mensagem por Daniel51 »

1) Debe ser ferromagnetico para fechar o cicuito magnetico, embora também funcione de qualquer outro material com os imâs colados mais com queda de performance.
2) Para isolar o estator do fio de Cu, (cobre) pode utilizar laminas de Mylar,
são um pouco dificeis de conseguir pode tentar na Plastitecnica, outra maneira e con umas voltas 2 ou 3 de algum papel tipo vegetal, fino e duro,
(também sem mas intenções).
Vale manter o meter ligado entre o fio e o estator para não perder tempo a toa se da curto.
Boa sorte
Daniel
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Eu tb. estou com este problema, alguns estatores vem com uma pintura que parece tinta/esmalte, alguém sabe a especificação deste material ? será o mylar que o Daniel51 falou ?
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Pessoal!

Alguns detalhes:
Todo estator deve ser isolado, em sua maioria sao isolados com um tipo de verni isolante verde. Alguns estatoires possuem aletas de plastico na parte de cima e na parte de baixo, estas aletas devem ser mantidas ao retirar o enrolamento, pois de outra forma, o fio esmaltado vai entrar em curto com o estator na primeira volta.

Outra dica é:

nao enrole apertado demais, isso pode causar curto tb, pois a força aplicada pode romper o verniz isolante do estator.

Em alguns casos pode-se resolver pequenas falhas na isolação com esmalte de unha normal.

Boa sorte!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Daniel51
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:33 pm
Localização: São Paulo

Outra dica

Mensagem por Daniel51 »

A tinta que aparece por cima é uma camada de pintura grossa epoxi, também pode ser feita com araldite 30 min ou 12hs liquido, mergulhar o estator levemente quente e deixar escorrer, fica uma camada fina, isolante, e bem dura.
o mylar é um plastico que vem em laminas de 1 centesima de mm para cima não é moldavel, as abas plasticas dos estatores justamente estão para evitar que o bordo de 90 graus afiado das laminas de ferosilicio dos estatores furem o arame de Cu e façam curto.
Bom Natal para todos
Daniel
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Uma boa camada de verniz resolve o seu problema, pode ser spray ou no pincel mesmo.
Júlio César
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Eu tenho um PJS reenrolado e que tive este problema. Foi resolvido colocando-se termo retrátil fino em cada perna do estator. Funciona que é uma beleza. Lógico que é um quebra-galho. Nunca mais apresentou problemas.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

ai vai mais uma quando acontece isto eu uso aquela fita que usamos para tirar vazamento quando colocamos uma torneira, custa muito barata, duas ou 3voltas e esta pronto...acho que é uma fita de pvc... e resiste bem ao calor... .. tanto que usei para isolar os fios de niquel que usei para esquentar uma pistola de cola quente para que funcionase em 12 volts e ficou muito boa...

abraços motta
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

[quote:1a2c0b8907="motta"]ai vai mais uma quando acontece isto eu uso aquela fita que usamos para tirar vazamento quando colocamos uma torneira, custa muito barata, duas ou 3voltas e esta pronto...acho que é uma fita de pvc... e resiste bem ao calor... .. tanto que usei para isolar os fios de niquel que usei para esquentar uma pistola de cola quente para que funcionase em 12 volts e ficou muito boa...

abraços motta[/quote:1a2c0b8907]
veda rosca

[img:1a2c0b8907]http://www.firlon.com.br/images/fitab.jpg[/img:1a2c0b8907]
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Veda rosca é teflon.
Responder