Motor la 40 morre ao acelerar

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

O colega se enganou e abriu outro tópico que poderia ser informado em apenas um só:
abaixo a transcrição:
[quote:5dfc4f31d1="jroma"]Prezados colegas, ainda não estou acostumado com o funcionamento dos tópicos.
Não consegui enviar mensagens por meio daquele que abri ontem (portanto neste sentido agradeço orientações).
Quanto ao motor, o problema principal estava naquela curvinha cega da entrada do carburador, propícia a entupir com gomas de óleo e outras porcarias, como sugeriu o último colega a escrever (Carlos se nã me engano).
De qualquer maneira, já com a mão na massa, selei todas as possíveis entradas falsas de ar com cola de juntas, prevendo futuros dissabores, regulei melhor a lenta etc, etc ,etc ... enfim contermplei todas as sugestões e o motor tiniu novamente.
É fato que como sugeriu o colega Marco, a série não foi das mais felizes e o bichinho já apresenta sinais de cansaço, mas dará conta ainda por algum tempo.
Assim gostaria sinceramente de agradecer a todos a atenção a mim dispensada e dizer que se em todos os ramos de atividades as pessoas se ajudassem assim, certamente o mundo seria melhor. De qualquer forma o exemplo mostra que isto é possivel.
Abraços a todos[/quote:5dfc4f31d1]
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

Obrigado aos colegas, mas ainda apanho um pouco no uso das ferramentas, ontem tentei postar aqui esta mensagem, mas o danado não abriu e como não conheço direito o funcinamento do sistema, julguei que o tivesse fechado por engano. Acabei de postar pergunta em um tópico no setor adequado, para aprender melhor como funciona o sistema. Novos abraços.
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

Apareceu agora um novo problema, nos últimos 15% do tanque o motor fica irregular, querendo morrer com o nariz em cima, sendo que dá para ver que o cmbustível cobre ainda inteiramente o pescador na horizontal.
Tentei abrri mais a agulha e mesmo assim os sinais continuam.
Na atual configuração tudo indica que o tanque esteja bem reto em relação ao carburador e por volta de 6 cm de distancia da parede de fogo.
teriam alguma sugestão quanto a isto?
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:6c0a4886e3="jroma"]Apareceu agora um novo problema, nos últimos 15% do tanque o motor fica irregular, querendo morrer com o nariz em cima, sendo que dá para ver que o cmbustível cobre ainda inteiramente o pescador na horizontal.
Tentei abrri mais a agulha e mesmo assim os sinais continuam.
Na atual configuração tudo indica que o tanque esteja bem reto em relação ao carburador e por volta de 6 cm de distancia da parede de fogo.
teriam alguma sugestão quanto a isto?[/quote:6c0a4886e3]
Verifique se não a vazamentos no tanque ou em alguma mangueira, com a quantidade de combustivel que fica o vazamento fica exposto e perde compressão no tanque.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Bem, pode ser que muitos não façam, mas com o tanque vazio, faço o teste do gicle, tampo uma das saidas ou entrada e sugo um pouco do outro lado e me certifico se a ponta da lingua se fica presa, provando assim que realmente o tanque está hermeticamente fechado ,lógico que após confirmar se não existe nenhuma rachadura na mangueira do pescador.inclusive a mangueira que sai do mufler ou descarga para o tanque.
Esse teste é bom fazer ,retirando antes o tanque do aeromodelo, podendo assim verificar o estado das mangueiras
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
josaka
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 2:16 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por josaka »

Pelos sintomas é a agulha de lenta quer está muito fechada, faça um teste acelere e depois deixe uns 15 segundos em marcha lenta e em seguida acelere tudo de uma vez so´se o motor morrer é porque a agulha de lenta esta muito fechada então é so abrir um pouquinho . se ao contrario engasgar é porque esta muito aberta , não tem segredo.Se erguer o nariz ameaçar morrer abra um pouco a agulha de alta.
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

Prezados, eis-me aqui novamente. Bem vamos considerar ponto por ponto as sugestões.
Quanto ao tanque, teve as mangueiras trocadas, tendo sido testado (2 vezes em um balde com água), não qpresentando vazamentos, creio que fica descartada a hipótese.
Regulagem da lenta, preciso checar novamente em uso.
Quanto a jogar o motor fora e comprar outro, é muitas vezes uma opção, porém em primeiro lugar, já pensou se compro outro motor e o probelma seja digamos na altura do tanque? e o problema continuasse?
Segundo, o motor é um 40 LA (supermotorização para o modelo em questão), o que faria então com o peso extra? O excesso de propulsão?
Terceiro, prezado Emanuel embora tudo no mundo se acabe um dia, não sou a favor que se jogue fora coisas que ainda podem ser concertadas .
Pelo que se discute aos montes na tv em livros e todos os tipos de meios de comunicação, parece no fim das contas que estamos jogando fora o mundo não é mesmo?
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:bda090e199="jroma"]Prezados, eis-me aqui novamente. Bem vamos considerar ponto por ponto as sugestões.
Quanto ao tanque, teve as mangueiras trocadas, tendo sido testado (2 vezes em um balde com água), não qpresentando vazamentos, creio que fica descartada a hipótese.
Regulagem da lenta, preciso checar novamente em uso.[/quote:bda090e199]

Tenho duvida quanto ao teste do tanque no balde , nunca fiz desse jeito, poderia explicar melhor esse processo,normalmente após a revisão das mangueiras e após o fechamento total da boca do tanque sempre sugo uma das saidas, tapando a outra e vendo se fica preso pelo vácuo formado na ponta da língua.

Quanto a regulagem ,para mim não é a lenta não e sim a regulagem na alta,volte para tras e verifique novamente a agulha de alta . isto pode ser o que esta
acontecendo com o teu motor, mas pode ainda ser problema de falta de
pressurização no tanque tens que olhar a mufla para ver se esta boa, não
esta furada , se realmente não tem escapamento de ar entre a mufla e o motor
ocasionando perda de pressurização, pois com o motor na vertical,qualquer perda,faz com que vá menos combustível.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Quanto ao tanque, desculpe a pergunta meio besta mas... O pescador está instalado corretamente? Ou seja, ele está livre para balançar para cima e para baixo?
Desculpe a pergunta, mas é que às vezes alguns modelistas colocam uma mangueira muito longa no pescador, e ela acaba ficando dobrada. Ao mesmo tempo, não é qualquer mangueira que pode ir no pescador: ela tem que ser daquelas mais grossas, senão ela dobra para trás quando o modelo fica pendurado de bico para baixo.
Outra coisa que parece no caso é que há falta de pressurização. Mais uma pergunta besta: você está usando corretamente o pressurizador no tanque e na mufla? Será que o nipple de pressurização da mufla, ou o tubo do tanque não estão entupidos?
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

Olá, boa noite a todos.
Gostaria de exclarecer que para mim não existem perguntas bestas, principalmente neste esporte onde qualquer pequeno detalhe pode acarretar sérios problemas.
Antes de mais nada só posso agradecer o tempo e a atenção dispensadas.
Verifiquei mais de uma vez as mangueiras, incluindo o pescador (troquei as mangueiras inclusive) este foi de fato minha primeira hipótese.
Funciono o motor com a janela de inspeção do tanque retirada, o que me permite ver o tanque e até mesmo pescador, já que o tanque é transparente.
Prezado Carlos, o "teste do balde", ou "princípio da sabedoria de borracheiro", a que me referi é semelhante ao de vácuo, só que funciona por pressão, encho um balde e com o tanque vazio, mergulho ele fundo na água, com uma das mangueiras tampadas, sopro firme a outra e se sair bolhas, está vazando, ou seja como disse, é o mesmo principio do teste de vácuo só que invertido
Aventei a hipótese de entupimento do niple do escape, retirei-o e lavei-o só por garantia.
Ainda sobre este ítem, vedei a conexão escape-motor com cola de juntas, também por garantia.
Mangueiras entuoidas, seriam uma coisa pouco provável, uma vez que soprei-as em vários momentos em testes, além do fato de serem novas.,
Assim, como lhes falei, um grande MISTÉRIO.
Outras hipóteses, embora pouco prováveis, seriam um vazamento que não seja facilmente detectável, ou que só se apresente em certas circunstâncias específicas.
Ou compressão do motor fraca, com o motor superaquecido. Problema que seria estranho acontecer uma vez que o motor continua dando lenta e médias velocidades, sem problemas.
Ressalto que vedei tudo quanto foi possível entrada falsa de ar com cola de juntas, como me foi sugerido.
Responder