Construçao Tucano T-27 EDA elétrico em Balsa [Entelagem Asa]

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

[quote:e164a4e420="bodeguero"]Muito bom trabalho Elder. Depois que terminar meu Piper quero começar um também. Seu projeto vai ser otimo para estudo :D[/quote:e164a4e420]


Espero que ajude tanto quanto as fotos do Tucano do Saratiel estao me ajudando agora.

Boa sorte!
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Elder, parabéns! sua construção está ficando excelente.
Só deixo uma dica, quando for entelar a asa, não faça como foi feito no profundor, ou seja, NÃO entele a asa inteira de azul e dps os detalhes em amarelo (e vice-versa), mas sim, entele as superfícies sem sobrepor as cores em uma área mto grande, isso evita a formação de bolhas entre os filmes.
Na fuselagem isso não ocorre pq vc tem o chapeamento como anteparo para o ferro ir retirando tdo ar entre os filmes, mas nas asas, profundor e leme, onde só existem estruturas, é mto fácil ocorrer formação de bolhas que "quebram" toda a beleza da entelagem.
Espero ter sido claro.
Abrax!
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

[quote:fce40c30f0="saratiel hirle"]Elder, parabéns! sua construção está ficando excelente.
Só deixo uma dica, quando for entelar a asa, não faça como foi feito no profundor, ou seja, NÃO entele a asa inteira de azul e dps os detalhes em amarelo (e vice-versa), mas sim, entele as superfícies sem sobrepor as cores em uma área mto grande, isso evita a formação de bolhas entre os filmes.
Na fuselagem isso não ocorre pq vc tem o chapeamento como anteparo para o ferro ir retirando tdo ar entre os filmes, mas nas asas, profundor e leme, onde só existem estruturas, é mto fácil ocorrer formação de bolhas que "quebram" toda a beleza da entelagem.
Espero ter sido claro.
Abrax![/quote:fce40c30f0]

Saratiel,

Eu tive esse problema quando eu fui colocar o detalhes (Raios) na fuselagem com o monokote, fica CHEIO de bolhas, fica horrivel. A soluçao foi usar auto-adesivos, que nao me deixaram bolhas. Estava pensando em fazer da mesma maneira com a asa...

Nesse seu caso entao a soluçao seria entelar parte por parte? E nas partes onde o azul nao tivesse "apoio", nao iria ficar ruim?

Axo que essa ultima pergunta nao ficou muito clara, rsrs, vou fazer um desenho pra que vc possa vizualizar o que eu estou dizendo.

Abs
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Boa tarde,

Estou acompanhando sua construção. E com relação ao cockpit, fará no vacuum forming? Ele merece ficar bem escala.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

[quote:bb2b8ada60="Luis_Claudio"]Boa tarde,

Estou acompanhando sua construção. E com relação ao cockpit, fará no vacuum forming? Ele merece ficar bem escala.[/quote:bb2b8ada60]

Exato, na Vaccum Form.

Amanha chega a folha de PS que eu comprei na SERILON de Brasilia! O que está no aviao é o molde. Tanto o cowl como o canopy serao feitos na vac form

Abs
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Tio BIt,

Pra fazer o encaixe da asa na fuseca, mais uma vez segui os passos do mestre Saratiel, um encaixe frontal e um parafuso atras. O "palito" que eu botei foi pra dar resistencia à madeira que eu coloquei pra fazero encaixe, ela é um tanto flexivel sem reforços.

[img:c55a756509]http://img522.imageshack.us/img522/4909/img0060vm.jpg[/img:c55a756509]
[img:c55a756509]http://img40.imageshack.us/img40/4523/img0061st.jpg[/img:c55a756509]
birajones
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 30, 2010 10:29 am
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por birajones »

Elder,

Desculpa incomodá-lo com uma dúvida simples, mas segui as suas instruções para imprimir a planta no tamanho certo (tópico do Saratiel), mas não está funcionando.

A fuselagem na planta, quando estou medindo, não chega a ter nem 1m. O que estou fazendo de errado? Coloquei a planta na resolução 5620x3106, mas a impressão teima em sair menor. Se puder ajudar, agradeço.

Abraços.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Em que programa vc esta imprimindo?

Pode ser tb que vc não esteja sabendo medir a fuselagem, Tê aconselho medir o painel da asa, que deve ter 60cm.

Para imprimir o arquivo sem alterar seu tamanho use o Adobe/Macromedia Fireworks
birajones
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 30, 2010 10:29 am
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por birajones »

Elder, obrigado pela resposta.

Descobri o que estava acontecendo... Eu levei o arquivo em uma gráfica, mas como a impressora dos caras não imprime mais do que 90cm de largura, eles estavam redimencionando a imagem pra caber na impressão.

Acho que vou imprimir em uma impressora comum mesmo e juntar as folhas depois.

Abraços.
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Mensagem por Jonathan M. »

[quote:4aea0634d4="birajones"]Elder, obrigado pela resposta.

Descobri o que estava acontecendo... Eu levei o arquivo em uma gráfica, mas como a impressora dos caras não imprime mais do que 90cm de largura, eles estavam redimencionando a imagem pra caber na impressão.

Acho que vou imprimir em uma impressora comum mesmo e juntar as folhas depois.

Abraços.[/quote:4aea0634d4]

Faz isso não, a não ser que você saiba mexer muito, senãããão. Aprendi que quando imprimos em A4 as medidas podem sair diferentes e atrapalhar todo o serviço. Aconteceu comigo na construção do Piper Pa18, imprimi em A4 e a asa saiu bem desproporcional em relação a fuselagem, e eu não observei antes e gastei muito material com isso, por isso agora estou encomendando uma planta A0 que sai tudo perfeito. Abraços
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
Responder