Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
nyxtech
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 25, 2005 9:05 am

Mensagem por nyxtech »

Olha eu fiz um teste e ficou bom, eu primeiro comprei um fio de niquel cromo 27, e utilizei um dimmer de 250W, nao sei se ele é de boa qualidade, so sei que a regulagem nao e boa... é muito fina e um pouquinho que vc mexe ele puff. quebra o fio. Como nao quero gastar muito agora... eu fiz o seguinte... fui nessas lojas que vendem artigos de pescaria e comprei aqueles cabinhos de aço de castoar anzol... eles sao de aço revestidos de nailoin... tem varios, um de 10libras que é a força que ele resiste ja da.. ai peguei um metro por exemplo coloquei um estilete de transfersao e puxei o fio arrancando totalmente o nailon e ficou somente o cabinho de aço... é da mesma grossura que o niquel cromo, porem mais resistente... ai coloquei no cortador... com ele consigo uma regulagem melhor sem arrebentar tao facil... e fica tao bom quanto!
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1436
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Olá! vou montar um cortador de isopor comun aquele com lampadas de 150 vats e gostaria de saber qual a bitola do fio de nikel cromo q devo usar? ele vai ter 1 metro e vai ter lugar para colocar 3 lampadas!!! Qual a bitola de fio indicada?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:78c4f98d70="Maicon"]Olá! vou montar um cortador de isopor comun aquele com lampadas de 150 vats e gostaria de saber qual a bitola do fio de nikel cromo q devo usar? ele vai ter 1 metro e vai ter lugar para colocar 3 lampadas!!! Qual a bitola de fio indicada?[/quote:78c4f98d70]

Tá escrito aí em cima, NiCr 27 ou 28.

Pessoalmente eu uso 25, mas com um trafo de 5A para abaixar a tensão.

Não faça a mesma pergunta em dois tópicos diferentes, isto é bastante improdutivo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Pessoal, vamos melhorar os cortes usando fio de tungstenio de mais ou menos 0,09 de espessura, e muito mais resistente do que o niquel cromo de 0,.27 o de niquel cromo que uso em alguns casos no máximo uso o de 0.18 .. e para esquentar uso um transformador de 3 amp de 2x12 volts o que nos deixa 1,5 amp a 24 volts mais do que suficiente para o fio de tungstenio (corotron usado nas máquinas copiadoras) 60 metros saem por mais ou menos uns 50 reais.. mais o dimer e estamos com um ótimo cortador...e bem mais seguro e para fazermos os templates peguem o programa naca que tem a disposição no site da UMA (união maranhense de aeromodelismo ) ... (outros programas que podemos usar são o profili V2 e o tracfoil ... se procurarem no emule tem a disposição...) hoje temos uma quantidade muito grande de perfis já testados a disposição porque ficar desenhando um que não vamos saber se vai ter o rendimento esperado..não sou contra desenharmos mas se tem pronto e testado porque arriscar sem termos conhecimento...

abraços motta
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

Meu dimmer era um porcaria e tinha queimado o Triac sem em ao menos ter conseguido fazer funcionar.

Por qual triac posso subistituir? ( pode ter sido apenas o triac? pois o resistor eu verifique e estão certos...agora tem 2 componentes que eu não sei ver )
uhm...
Avatar do usuário
Rogério Anisio
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Dez 02, 2003 2:47 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rogério Anisio »

[quote:22796cffd4="dark"]Meu dimmer era um porcaria e tinha queimado o Triac sem em ao menos ter conseguido fazer funcionar.

Por qual triac posso subistituir? ( pode ter sido apenas o triac? pois o resistor eu verifique e estão certos...agora tem 2 componentes que eu não sei ver )[/quote:22796cffd4]


Olha o que o amigo "DOC33" Escreveu:

Atenção ! Se a placa do dimmer de 150 ou 200W contiver o componente BT134 ( componente de 3 terminais, parecido com um transistor ) então nem tente usá-lo no cortador, pois não dá certo. Substitua-o por um BT138 e altere o valor do resistor ( geralmente só tem um na placa ), o ideal é colocar no lugar um resistor variável de 100K ohms e assim poder procurar o valor que proporcionará uma modulação regular, caso contrário o dimmer só vai “ligar “ quando o botão giratório (potenciômetro ) chegar na metade do seu trajeto e com intensidade excessiva.
Quando eu tentava ligar o cortador usando o circuito com o BT134 ( é um semicondutor chamado TRIAC ), mesmo com o botão no mínimo conduzia corrente demais e torrava o fio, arrebentando-o ( níquel – cromo número 27 ). Isso era porque este componente suporta apenas 1A de corrente, não consegue segurar toda a corrente que o fio exige, então essa corrente elétrica “transborda “ e queima o fio. Poderia inclusive ter queimado o próprio TRIAC, fazendo o dimmer parar de funcionar. Funciona bem no controle de luminosidade de uma lâmpada de 150W, mas torra o fio do cortador com o botão no mínimo.
Já o BT138 suporta 12A . Custa uns 4 reais em lojas de componentes eletrônicos. Agora meu cortador funciona que é uma maravilha, consigo variar a intensidade de calor no fio sem que arrebente. Altere também o valor do resistor – no meu era de 8 K ohms , instalei o resistor variável (trimpot ) e ficou bom com uns 70 K ohms.
Jean Hamilton - Paulínia-SP
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

[quote:c85df730f5="Rogério Anisio"][quote:c85df730f5="dark"]Meu dimmer era um porcaria e tinha queimado o Triac sem em ao menos ter conseguido fazer funcionar.

Por qual triac posso subistituir? ( pode ter sido apenas o triac? pois o resistor eu verifique e estão certos...agora tem 2 componentes que eu não sei ver )[/quote:c85df730f5]


Olha o que o amigo "DOC33" Escreveu:

Atenção ! Se a placa do dimmer de 150 ou 200W contiver o componente BT134 ( componente de 3 terminais, parecido com um transistor ) então nem tente usá-lo no cortador, pois não dá certo. Substitua-o por um BT138 e altere o valor do resistor ( geralmente só tem um na placa ), o ideal é colocar no lugar um resistor variável de 100K ohms e assim poder procurar o valor que proporcionará uma modulação regular, caso contrário o dimmer só vai “ligar “ quando o botão giratório (potenciômetro ) chegar na metade do seu trajeto e com intensidade excessiva.
Quando eu tentava ligar o cortador usando o circuito com o BT134 ( é um semicondutor chamado TRIAC ), mesmo com o botão no mínimo conduzia corrente demais e torrava o fio, arrebentando-o ( níquel – cromo número 27 ). Isso era porque este componente suporta apenas 1A de corrente, não consegue segurar toda a corrente que o fio exige, então essa corrente elétrica “transborda “ e queima o fio. Poderia inclusive ter queimado o próprio TRIAC, fazendo o dimmer parar de funcionar. Funciona bem no controle de luminosidade de uma lâmpada de 150W, mas torra o fio do cortador com o botão no mínimo.
Já o BT138 suporta 12A . Custa uns 4 reais em lojas de componentes eletrônicos. Agora meu cortador funciona que é uma maravilha, consigo variar a intensidade de calor no fio sem que arrebente. Altere também o valor do resistor – no meu era de 8 K ohms , instalei o resistor variável (trimpot ) e ficou bom com uns 70 K ohms.
Jean Hamilton - Paulínia-SP[/quote:c85df730f5]


TARDE DE MAIS! :lol:
Fui hoje na loja e pedi o melhor TRIAC o cara falou que um de 16A 600v dava certo...eu comprei ele mesmo e fiz o cortador...ficou 10! :wink:
tem +/- 110cm de comprimento fio de Niquel Cromo 0,32mm
uhm...
Avatar do usuário
hate
membro
Mensagens: 1230
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 4:51 am

Mensagem por hate »

[quote:b4067fc25c="srpab"][quote:b4067fc25c="hate"]fiz um cortador tmb com pouco mais de 1 metro, usei um dimmer para 110 de 200 wats se não me engano e corda de guitarra...

é incrivel, a corda SEMPRE quebra...

eu ligo o dimmer, e giro ele o MINIMO e ele já comeca a vibrar e ficar meio avermelhado. Ai então é so uma questão de tempo, após alguns minutos o fio se quebra, lembrando que o dimmer esta no minimo....

já gastei 8 cordas de guitarra, perdi uma chapa de isopor, pois quando estava cortando o fio quebrou no corte e caiu em cima da chapa, fazendo esculturas medonhas na chapa e inutilizando-a....

pergunta: Como fazer para parar de quebrar eheehe ?[/quote:b4067fc25c]

seguindo como esta no tutorial, dimer de 250w/110v e fio de niquel cromo 27 ou 28, funciona que eh uma beleza...

ai em saovi deve ter pra vender esse fio no centro...[/quote:b4067fc25c]

tem?? onde que eu ja procurei que nem um condenado e nao achei?

onde onde onde please??
Come to the centrifugal side of the force!
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

nossa tava animado com meu cortador
Quando fui cortar a asa do censsna eu liguei ele.. e depois estouro o fio... :( :( que saco...
qual fio vocês recomendam?? ( eu tava usando um niquel cromo de 0,32mm)
uhm...
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

QUE m***a A p***a DO MEU ARCO NÃO FUNCIONA!!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

NÃO É POSSIVEL É O 3º FIO DE NIQUEL CROMO QUE ESTORAAA!!
032MM E DOIS DE 0,50MM
PQ ELE ESTA ESTOURANDO??


meu dimmer esta no 220v ele é estranho com a lampada ele funciona normal, no Fio ele liga duma vez! e dificilmente da tempo de voltar...
digamos que ele não liga proporcionalmente....só depois de ter chegado nos 50% +/- , mas ai nos 50% ele ja fica muiiito vermelho!
sendo assim eu tenho que chegar nos 50% e voltar aos 25% rapidamente! coisa de milisegundos :evil: :evil: :( :( :( :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
uhm...
Responder