Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:05e9bf88b8="Padero"]Fiz o procedimento, mas o estator não soltou de forma alguma... esquentou bastante mas não soltou. Tentar uma prense talvez ?[/quote:05e9bf88b8]

Padero,

O estator é feito de ferro, muito maleável. Se usar qualquer força a mais, irá deformar.

A coisa toda é mais jeito do que força.

Após aquecer com o ferro de solda ( isso é apenas para amolecer o adesivo que prende o estator ao porta-rolamentos ), estando o estator firmemente preso pelo alicate de pressão ou chave, vá aplicando força, gradualmente, tentando girá-lo.

O problema é até o primeiro "clik", onde você perceberá que soltou do adesivo.

Daí em diante é ir girando ao mesmo tempo que força para fora.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Consegui! consegui tirar o estator com a ajuda de um soprador térmico.

Pelas minhas contas são 28 fios paralelos e bitola parece ser 32 AWG. O número de voltas é mesmo 8. Vai dar bastante trabalho...
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Bastante atenção ao isolamento, pois soprador térmico pode "queimar" o revestimento isolante.

12 x 28 Awg. E manda ver.....
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Granato, tenho disponível somente o AWG 26, penso em usar 7 voltas com 8 fios paralelos e hélice 13x8. Pelas minhas simulações, vai ficar ótimo.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Problemas, coloquei o rotor no motor e ele parece ir pesado, igual quando os as 3 fases estão "em contato"... Acho que terei de refazer o enrolamento, com certeza liguei alguma bobina errada... pois os rolamentos estão Ok....

Atualização: Saquei o estator da base, recoloquei os roalementos e montei o rotor na base e gira livremente. Diante disso, vou refazer o enrolamento pois com certeza liguei alguma bobina errado e ou inverti alguma.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Boa noite, hoje fiz vários vôos com o Osmose usando o motor que eu rebobinei e ficou muito muito bom. Fiz 4 vôos de exatos 8 minutos cada que consumiram em media 2500 mAh. O rebobinamento feito foi de 8 fios paralelos AWG 26, 7 voltas e fechamento delta:

APC 13x8E - 54A - 9400RPM (antes era 8800 RPM)
APC 14x7E - 58A - 9200RPM (antes era 8600 RPM)

Fiz um defletor de ar com forma de trufa na entrada de ar abaixo do motor p/ direcionar o fluxo diretamente para o motor. Surtiu o efeito esperado onde o motor após o vôo apresenta temperatura levemente maior que a ambiente (23 C). Depois de cessada a ventilação percebo um leve aumento de temperatura.

Ainda assim a eficiência está muito ruim... Estou começando a desconfiar desse amperímetro aqui. Acho que vou procurar outro para testar. Não posso acreditar que esses motores Turnigy são tão ruins...

Estou muito contente com o motor agora, mas o barato sai caro. Pelo tempo que perdi e material aplicado no rebobinamento eu poderia ter comprado um motor RimFire, Hacker, Hyperion e nunca ter me incomodado.... É de se pensar bem...

Postarei as fotos do defletor logo mais.

Obrigado a todos pelas sugestões e espero que este tópico seja útil para alguém...

OBS.: quando chegar o outro speed control posto o log do vôo.
Corrigidos valores de rotação.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Aí estão as fotos do defletor que eu fiz...
Anexos
02.jpg
02.jpg (35.75 KiB) Exibido 6205 vezes
01.jpg
01.jpg (38.91 KiB) Exibido 6206 vezes
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Os resultados melhoraram bastante! Teve um bom aumento na rotação com redução no consumo.

Seria interessante medir novamente o kv do motor... está com cara que aumentou um pouco!

O que está utilizando para medir o consumo?
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Um amperímetro que eu peguei emprestado de um colega que trabalha na WEG. Ele mede de 50 a 150 A. Mas acho que ele não está muito católico não... Quero esperar pelo speed que tem data log e acredito que os dados serão mais confiáveis.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Pelo Drive Calc o KV foi para 571 RPM/V

Novas fotos.
Anexos
Conversão 15.jpg
Conversão 15.jpg (35.49 KiB) Exibido 6151 vezes
Conversão 16.jpg
Conversão 16.jpg (37.76 KiB) Exibido 6151 vezes
Conversão 17.jpg
Conversão 17.jpg (31.79 KiB) Exibido 6151 vezes
Conversão 18.jpg
Conversão 18.jpg (28.17 KiB) Exibido 6151 vezes
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Responder