Bateria Turnigy NanoTech foi pro saco, será?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:a7af9bc78d="serginho_la"]O erro eu sei que foi meu, não é preciso vir dar lição de moral, apontar o dedo desprezando os outros é muito fácil, agora ajudar é um pouco mais difícil não é.

Queria agradecer ao DOCA-SP que me ajudou a reanimar a bateria, segundo ele, já conseguiu reanimar Lipo com 0,5v por célula.
O que foi preciso foi conectar outra Lipo de mesma voltagem ( 2S ) em paralelo com esta ( vermelho com vermelho, preto com preto ) por 20 segundos.
Com isto a voltagem ultrapassa 3,0V por célula e já posso recarregar normalmente.

Queria avisar que li muita coisa sobre Lipo e sabia muito bem quando eu deveria parar e recarregar, mas não tinha nenhuma buzina ou ESC para me avisar da baixa tensão. Tinha apenas um multimetro que me indicou uma boa voltagem ( 6,96v ).[/quote:a7af9bc78d]

bom, agradeça ao seu santo protetor antes de mais nada, saiba q é altamente perigoso "reanimar" lipos, pergunte a qualquer pessoa com conhecimento "mínimo" em lipos se estou falando a verdade ou apenas "apontando o dedo"...
depois, vc não respondeu o mais importante, pq vc não recarregou sua lipo quando viu que ela estava com 6,96 V ????
vc disse que leu muita coisa sobre lipo, não leu nada a respeito sobre descarregar abaixo dos 3,3V por célula ??? se lêu, pq não "respeitou" ?? precisa de algun sinalizador p recarregar ??? eu, não utilizo nenhum, utilizo meramente um multi test, deve ser inclusive semelhante ao que vc utiliza e que lhe mostrou os 6,96V.
se vc não gostou do que eu escreví, lamento muito, mas eu não sou "vendedor", logo não preciso ser "agradável", mas por conselhos meus, vc não correrá riscos desnecessários, como voar com bateria descarregada e depois correr um maior ainda tentando "reanimála", saiba q sua lipo está condenda, mesmo q vc tenha "reanimado" ela, ela já esta condenada, ponto p "vendedor" q logo em seguida vai ganhar mais um troco lhe vendendo uma novinha e quem sabe tbm um buzzer p lha avisar, uma vez q o multi test não sooube "apitar" na hora "certa".
de toda forma, aconselho q vc engula suas mágoas e tire uma boa lição, melhor prevenir q remediar e que tbm nem sempre gostamos do que lemos.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Eduardo se você ler os cálculos acima você entenderá, sabia dos riscos porém mesmo se eu respeitasse os 3.3v por célula ( 6,6v ) ainda restariam 0,36v a gastar, o que daria por volta de 2:30h de vôo e eu ia usar no máximo 1:30h, era seguro até certo ponto ( confiei nas inúmeras medições que fiz e todas deram um gasto constante de volts ).
Como era o primeiro teste da bateria queria forçá-la um pouco mais, até certo ponto mereci isso.
O que muito me ajudaria é se você, Eduardo, me dissesse algo que eu não sei, que eu dúvidei no começo do tópico, que é se as Lipo descarregam constantemente até o fim ou após passar alguma voltagem elas decaem exponencialmente como as Nicd ou NiMh.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

[quote:d8d62e024a="Eduardo Marocco"]
bom, agradeça ao seu santo protetor antes de mais nada, saiba q é altamente perigoso "reanimar" lipos, pergunte a qualquer pessoa com conhecimento "mínimo" em lipos se estou falando a verdade ou apenas "apontando o dedo"...
depois, vc não respondeu o mais importante, pq vc não recarregou sua lipo quando viu que ela estava com 6,96 V ????
vc disse que leu muita coisa sobre lipo, não leu nada a respeito sobre descarregar abaixo dos 3,3V por célula ??? se lêu, pq não "respeitou" ?? precisa de algun sinalizador p recarregar ??? eu, não utilizo nenhum, utilizo meramente um multi test, deve ser inclusive semelhante ao que vc utiliza e que lhe mostrou os 6,96V.
se vc não gostou do que eu escreví, lamento muito, mas eu não sou "vendedor", logo não preciso ser "agradável", mas por conselhos meus, vc não correrá riscos desnecessários, como voar com bateria descarregada e depois correr um maior ainda tentando "reanimála", saiba q sua lipo está condenda, mesmo q vc tenha "reanimado" ela, ela já esta condenada, ponto p "vendedor" q logo em seguida vai ganhar mais um troco lhe vendendo uma novinha e quem sabe tbm um buzzer p lha avisar, uma vez q o multi test não sooube "apitar" na hora "certa".
de toda forma, aconselho q vc engula suas mágoas e tire uma boa lição, melhor prevenir q remediar e que tbm nem sempre gostamos do que lemos.

Marocco.[/quote:d8d62e024a]

2

E Olhe que o Eduardo ainda pegou leve, pois para alguém tão informado como você diz que é... foi até pouco! Afinal, fazer o que você fez com a bateria... puffffffff
Vendo Tudo!!
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Re: Bateria Turnigy NanoTech foi pro saco, será?

Mensagem por Haupenthal »

[quote:d28cd9cf67="serginho_la"]
...
Uso ela em minha Asa Zagi e fiz os cálculos após cada vôo, daria entre 15-16h de vôo com 1 carga.
...
[/quote:d28cd9cf67]

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:14b2810274="serginho_la"]Eduardo se você ler os cálculos acima você entenderá, sabia dos riscos porém mesmo se eu respeitasse os 3.3v por célula ( 6,6v ) ainda restariam 0,36v a gastar, o que daria por volta de 2:30h de vôo e eu ia usar no máximo 1:30h, era seguro até certo ponto ( confiei nas inúmeras medições que fiz e todas deram um gasto constante de volts ).
Como era o primeiro teste da bateria queria forçá-la um pouco mais, até certo ponto mereci isso.
O que muito me ajudaria é se você, Eduardo, me dissesse algo que eu não sei, que eu dúvidei no começo do tópico, que é se as Lipo descarregam constantemente até o fim ou após passar alguma voltagem elas decaem exponencialmente como as Nicd ou NiMh.[/quote:14b2810274]

vou dizer algo q vc não sabe ou não sabia então , até mais de uma coisa:

1º não é necessário nem aconselhável usar a lipo até 6,0V, aliás, o máximo que se aconselha é 3,3v por célula (no seu caso, 6,6V), ainda assim, sua lipo irá durar menos !!
2º não é aconselhável, nem seguro, reanimar lipos !!! mesmo que elas custassem uma fortuna, ainda assim, o risco não valheria a pena !!!
3º não é aconselhável, nem seguro decolar com uma lipo fraca, saiba q os 6,96V que vc "leu" em solo, assim q o motor acelerou, já cairam, pois a sua leitura foi da lipo "em repouso"
4º é altamente aconselhável se possuir um wattímetro, para daí sim poder saber o quanto consome nosso conjunto e poder estimar com uma "certa" margem de segurança o tempo de voo
5º na falta de ferramentas ou pessoas com conhecimento, o aconselhável é q vá se fazendo voos pequenos e recarregando p ver o quanto esta sendo utilizado e quanto tempo podemos voar COM SEGURANÇA !!! daí sim, se vai aumentando gradativamente o tempo de voo...
6º as lipos duram conforme os "maus tratos" que aplicamos nelas, lipos chinesas, mais ainda, logo, dar uma "forçada" logo de cara, demonstra q vc não lêu muito, ou não lêu o que devia ter lido ou o pior de tudo, lêu e não "aplicou" o conhecimento !!!
7º isso é para tudo, não só p aeromodelismo, desconfie dos "bonzinhos", geralmente eles tem alguma outra intenção "no pacote de ajuda", geralmente quem não tem muita paciência, está de fato querendo só ajudar, e a paciência é curta, pq semana que vem, ou na próxima, vai ter outro "novato" repetindo o mesmo "errinho" e colocando a vida dele a a dos outros em perigo.Remédio geralmente é amargo mas cura...água é bom só p matar a sede !!!

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
rbizetto
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 9:42 pm
Localização: campo limpo pta sp

Mensagem por rbizetto »

[quote:464935f2c6="rafakrav"]ããã...seriam minutos certo?(obvio, eu sei...)

se as células estão com uma voltagem tão baixa...tem um tutorial de como reanimá-las não?

Não siga este conselho, ainda...espere os mais experientes :D[/quote:464935f2c6]

São horas mesmo, a zagi dele é sem motor, a bateria é só para receptor e servos.

Olha o outro tópico dele : http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=924820&highlight=#924820
Cansei de alimentar os motores, agora quero freios e air bags!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

A Zagi é de colina, sem motor, apenas 2 servos de 14g de metal, por isso a autonomia absurda.
Confiei em mim mesmo ( nas medições ) pois após 10h de vôo e medindo uma dúzia de vezes com um multímetro, sempre deu um decaimento constante.
Estou desconfiando que após algum pouso brusco algo entrou em curto e gastou rapidamente a bateria.
Carreguei as lipo já e estão balanceadas com 8,4v, irei fazer uns testes no chão para ver se ainda estão segurando carga e depois posto aqui o parecer.

Gostaria de saber se as baterias de Lipo após caírem de 3V (ou outra tensão ) esvaziam mais rápido, não recordo de ler isso em nenhum manual.

Abraços.
Avatar do usuário
rbizetto
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 9:42 pm
Localização: campo limpo pta sp

Mensagem por rbizetto »

Eu tenho usado em meu 7cap uma bateria nanotech 3s 850ma 25c, quando ela chega a 11.1 volts rapidamente cai a tensão para 10 volts, demora 6 horas para chegar a 11.1 volts, mas em 10 minutos já vai para 10 volts, se deixar ligado em mais alguns minutos vai para 9 volts, então eu sempre carrego ela quando está com 11 volts.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Show de bola Rbizetto, não vou nem chegar perto de 7,4v então.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Fiz alguns vôos hoje com cautela, sempre medindo a tensão ( seja plugada ou não na Zagi ) e após mais de 1h ligada ela se comportou muito bem, descarregou apenas 0,14v, não esquentou, nem inchou, nem nada.

Essa bateria só usarei em Zagis, não confiaria nela sendo descarregada por um motor rs.

Obrigado pela ajuda e bons vôos.
Responder