SlowStick 180

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Claro que não está bom. 350g é o peso pronto para voar de meus modelos de 1m de envergadura!!!

Para vôo tranquilo ou esporte em parkflyers, planeje para:

40cm: até 14g/dm²
60cm: até 16g/dm²
80cm: até 20g/dm²
100cm: até 25g/dm²
120cm: até 30g/dm²
140cm: até 35g/dm²
160cm: até 40g/dm²
200cm: até 70g/dm²

Tenha sempre em mente que modelos muito pequenos com peso muito grande ficam extremamente ariscos.

E considere também que cada vez que você divide o peso pela metade, o peso deve ser de cerca de 1/6, portanto se um modelo com 1m de envergadura e 320g está de bom tamanho, um modelo com 50cm de envergadura deve ter 320/6 = 53g , no sentido oposto a recíproca é verdadeira, um modelo de 2m de envergadura e 2kg está ótimo, apesar de que já fiz modelo de 2m de envergadura e 1kg e adorei.
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

Dieliton,

Pode mostrar como fez o cálculo para a carga alar ficar em 35g/dm2?

Por estas novas medidas, ficou em 41,66g/dm2, segundo meus cálculos (me corrijam de estiver errado).

Melhorou? Claro que melhorou! Vamos dizer que antes você acreditava que um avestruz conseguisse voar e agora você acredita que uma galinha consegue.

Acho que você leu o pessoal do forum falando que até tijolo voa, só acertar o CG. Não podemos acreditar em tudo que lemos meu camarada. :lol:

Se você gosta de aeros pequenos, acompanhe o pessoal do Voo livre primeiro. Dá uma olhada nos kits da Aerobrás, monte alguns e aprenda bastante de aerodinâmica de voo. Depois de muito arroz com feijão, comece a acompanhar o pessoal dos Micro/mini voo, lá só tem fera.
Avatar do usuário
Leonardo Ventura
membro
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 10:38 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por Leonardo Ventura »

Os modelos menores são mais ariscos mesmo.

Tenho dois Cessnas escala elétricos:
1º 170cm de envergadura, 2800g de peso (66,0 g/dm2)
2º 100cm de envergadura 750g de peso (53,5 g/dm2)

Apesar da menor carga alar, adivinhem qual é bem mais arisco....
Avatar do usuário
robert_simon
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por robert_simon »

aeros com um metro de envergadura pesam de 350 a 450 gr

abraços
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:17ff73aadb="Leonardo Ventura"]Os modelos menores são mais ariscos mesmo.

Tenho dois Cessnas escala elétricos:
1º 170cm de envergadura, 2800g de peso (66,0 g/dm2)
2º 100cm de envergadura 750g de peso (53,5 g/dm2)

Apesar da menor carga alar, adivinhem qual é bem mais arisco....[/quote:17ff73aadb]

Essa afirmação não procede.... Tenho quinze modelos pequenos e nenhum é.

Isso depende do projeto, da construção e de quem faz. Pode até existir modelos pequenos que são ariscos mas isso também vai ser uma característica final que foi determinada.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Marco Antonio, como funciona aquele seu aero de 10g?

não entendi direito como vc controla ele...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é o tamanho que determina se o modelo é arisco ou não, mas basicamente a velocidade de vôo.

Mais especificamente, o momento de inércia de um sólido é a integral de massa * r².

Portanto ao diminuir a envergadura para metade, se mantiver o peso o momento de inércia será de 1/4, a área de asa será de 1/4, o que fará a carga alar ser o quádruplo e a velocidade aproximadamente o dobro, portanto qualquer atuação mínima de comando fará muito mais efeito.

A solução para que isto não aconteça é diminuir cada vez mais a carga alar conforme se diminui a escala.

Os modelos com RFFS100 (ou RFMA100) têm peso baixíssimo, enão mesmo com pouco tamanho a carga alar é muito baixa, o que permite um vôo muito lento, o que traz suavidade nos movimentos.
Avatar do usuário
dieliton
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 7:37 pm
Localização: São Luis/Ma

Mensagem por dieliton »

Ok,Lá Vou Eu De Novo...

1º.[quote:c420989a60]portanto se um modelo com 1m de envergadura e 320g está de bom tamanho[/quote:c420989a60]
Meu novo Projeto Terá 1m e um peso próximo(espero,hehe).

2º.[quote:c420989a60]Acho que você leu o pessoal do forum falando que até tijolo voa, só acertar o CG. Não podemos acreditar em tudo que lemos meu camarada[/quote:c420989a60]
Isso Era Coisa De Iniciante Maluco,sabe?

3º.Modelo: Dúvida... Scout X SlowStick (Stick mesmo,com carga alar devida, Hehe)?

Abraços,Agora Acho que está melhor,
Dieliton.
:D
Dieliton.
Avatar do usuário
maranhense
membro
Mensagens: 1173
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am

Mensagem por maranhense »

[quote:a48e00ff82="dieliton"]Desculpem-me Viajei Demais, Hehe.

Ok,Novo Projeto:
45 Cm Comp.
56 Cm Enverg.
15 Cm Corda.

Peso Estimado 350g.

Carga Alar:35 g/dm².

A Carga Alar Está Boa Agora Ou vou ter que aumentar a Envergadura?

Obrigado por me abrirem os olhos.

Comecei mal,mas Acho Que posso Melhorar.

Abraços.[/quote:a48e00ff82]

hahahahahahaha....pega logo um tijolo coloca um turnigy aerodrive SK5055 uma 5S 5000mAh servos stardart e um esc de 100A E JOGA PRA CIMA vai obter o mesmo resultado que com esses seus aeros,desculpa geralmente eu odeio quem critica iniciante mais tudo tem limite.
Avatar do usuário
maranhense
membro
Mensagens: 1173
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am

Mensagem por maranhense »

amigo que começar bem ?
então preste atenção...
faça um aero com 120cm de envergadura,76cm de comprimento,18cm de corda,coloque um emax 2822 com uma hélice 9 x 5 diredt drive,um esc de 25A,bateria de 1300 a 1800mAh e microservos de 9g,é voo certo e sem dor de cabeça se quiser lhe mando por MP uma planta minha mesmo.
abraços
Responder