Entelando com Vinil

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Seu aeromodelo está bem feito, logo merece um cuidado na entelagem.
Não é o caso de criar polêmica, mas principalmente a asa deve ser entelado com um bom vinil. O Oracal é bem mais caro que a concorrência, mas suas cores são muito bonitas, firmes e o melhor: cola muito melhor e faz as curvas com perfeição absoluta. Numa fuselagem mais reta dá para usar vinil mais barato, mas a asa fica perfeita com o Oracal, naturalmente chapeada. Quando a superfície é vazada, como asas com nervuras, sinceramente, opinião pessoal, o vinil não serve, pois altera o perfil e vai ficando enrugado com o tempo...ou seja bonito no primeiro dia...
Para um aero dessas proporções, não se pode construir um tijolo, mas se for leve demais vai levar tapa do vento à toda hora, desde a decolagem até o pouso.
Com uma área alar maior pode ( e deve) deve ter algum peso. Não esquente com peso de vinil, se fosse um aero de 1 m de envergadura teria razão de ser sua preocupação...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:d6df9bd841="Gilberto_CWB"]Seu aeromodelo está bem feito, logo merece um cuidado na entelagem.
...Numa fuselagem mais reta dá para usar vinil mais barato, mas a asa fica perfeita com o Oracal, naturalmente chapeada. Quando a superfície é vazada, como asas com nervuras, sinceramente, opinião pessoal, o vinil não serve, pois altera o perfil e vai ficando enrugado com o tempo...ou seja bonito no primeiro dia...[/quote:d6df9bd841]

Caro Gilberto, discordo de sua colocação. Tenho um aeromodelo entelado há 1 ano com vinil (eu mesmo entelei) que ainda esta perfeitamente esticado! E olha que moro no interior da Paraíba onde a temperatura chega aos 42oC ao meio dia (medido no termômetro do meu carro!!!!)

[img:d6df9bd841]http://public.blu.livefilestore.com/y1pAzeJU6rs4EsVB1sZAI-G55qTRzch4iveW0E-L7P6tYXWDinWmckYwfY89VQ3zD5EsN6mLg_t3L0ip5Q1gEhlJQ/DSC01445p.jpg[/img:d6df9bd841]
Este ainda hoje está voando! Já tem mais de 1 ano que entelei ele e continua do mesmo jeito.

[img:d6df9bd841]http://public.blu.livefilestore.com/y1pU2W8uXuFM8Dq5uzvMRoeOej5hFd5T8j0QWz1IefpuXQ0_OH0fW_vkbw88p1WG1YkiASVL_x9MqyudUGixQnVqw/DSC01675p.jpg[/img:d6df9bd841]
Este acidentou-se recentemente, mas durante 10 meses manteve sua entelagem perfeita. Também é vinil, inclusive os detalhes!

[img:d6df9bd841]http://public.blu.livefilestore.com/y1p0_GzEudAnX1TNuofghu7_B3_9u42OjaSFPyPg-UtPhrlWwOTK77NsHipI6R3hV5_qkHZxh7jeILxH8yuhNcIhg/DSC02324p.jpg[/img:d6df9bd841]
E este também foi todo adesivado em vinil. Infelizmente teve uma vida curta... apenas 4 vôos! Mas estava impecável quando caiu!

Ultimamente entelei e vou postar aqui, um extra 300 elétrico, inclusive com a técnica que uso. Estou editando os vídeos e tão logo o faça, informo aos colegas.

Abraços a todos! Disney.
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Disney:
Com o calor ele encolhe, então por aqui fica frouxo e lá no Nordeste fica beleza, hehehe.
Como citei, é uma opinião pessoal, uso bastante nas partes chapeadas, mas nunca consegui algo decente nas partes vazadas.

Concordo que é realmente uma questão de técnica. Leio bastante que o pessoal não consegue boa entelagem com lightex, algo que faço com a maior tranquilidade e com ótimo acabamento e colagem.
Fico aguardando a técnica, pois como meus modelos são grandes, o vinil iria baratear enormente o gasto e não atrapalharia em nada o voo deles, no fator peso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Gilberto, o correto na hora de entelar com o vinil, é colocar ele o mais esticado possível nas asas vazadas e quando fixar bem o adesivo dele, usar um ferro de passar, se usar um secador de cabelos, ele depois quando pegar o calor do sol, irá sim ficar mole, pois o secador não faz o adesivo colar corretamente, somente o ferro de passar ou o prórpio de entelar, pois o calor vulcaniza o adesivo do vinil.
Tenho a asa do meu P-51B entelada com vinil e nem uma bolha surgiu e olha que aqui no sul tem feito um calorão danado e aqui em casa o meu ar é condicionado, ( condicionado à temperatura exterior ).
O Hannibal que também é entelado com vinil, as asas dele são vazadas e até agora, mesmo dentro do carro, o vinil não amoleceu o suficiente para afrouxar e ficar molengo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Só uma consideração:
Todas as vezes que entelei com vinil ele não encolheu. Ele é termo-moldável...
Se não fizer como o Laercio disse, ele irá amolecer e ficar flácido quando exposto ao sol.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4ddb3ddbc2="Mac2"]Só uma consideração:
Todas as vezes que entelei com vinil ele não encolheu. Ele é termo-moldável...
Se não fizer como o Laercio disse, ele irá amolecer e ficar flácido quando exposto ao sol.
Abs
Marco Aurelio[/quote:4ddb3ddbc2]

Esse é o temos correto, amolecer e ficar flácido, obrigado pela dica Mac2.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:e0e007b47d="Gilberto_CWB"]Disney:
Com o calor ele encolhe, então por aqui fica frouxo e lá no Nordeste fica beleza, hehehe.[/quote:e0e007b47d]

Mais uma vez vou discordar de você, meu caro Gilberto. Com o calor o vinil, após aplicado, estica, como qualquer outro material pois ele é termo-moldável e não termo-retrátil como os outros materiais de entelagem.

O que observo é que, mesmo realizando a aplicação como faço, e isto digo por observação própria, o vinil, após aplicado no aeromodelo em áreas não chapeadas (como nas asas nervuradas), ao ser aquecido termina ainda por tornar-se flácido. Isto ocorre principalmente quando coloco as asas de meus aeromodelos dentro do carro quente. Contudo, ao retirá-las na pista de vôo, quando voltam à temperatura ambiente, o vinil volta a contrair-se e deixar a entelagem perfeita.

Abaixo encontra-se o tópico onde vou postar minha técnica de entelagem. Aguardo as críticas e sugestões dos colegas.

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=935967#935967[/url]

Abraços à todos. Disney.
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
josaka
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 2:16 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por josaka »

Uma boa dica é na hora de passar o ferrinho usar o proprio papel de proteção que foi retirado para por embaixo do ferrrinho para não queimar e deformar o vinil, encontrando a temperatura certa ele chega a colar tão bem que chega até aparecer os veios da madeira ou do compensado.E realmente ao chegar ao campo as vezes da uma enrrugada mas logo volta ao normal.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d59a0bc4b1="josaka"]Uma boa dica é na hora de passar o ferrinho usar o proprio papel de proteção que foi retirado para por embaixo do ferrrinho para não queimar e deformar o vinil, encontrando a temperatura certa ele chega a colar tão bem que chega até aparecer os veios da madeira ou do compensado.E realmente ao chegar ao campo as vezes da uma enrrugada mas logo volta ao normal.[/quote:d59a0bc4b1]


Cubra o ferrinho de entelar ou o ferro de passar roupa com um pano de algodão, pode ser aquelas flanelas mesmo, são ótimas para isso.
eu tenho o meu ferrinho de entelar coberto com uma flanela de cozinha e a entelagem fica ótima.
Anexos
4 (7).JPG
4 (7).JPG (28.53 KiB) Exibido 11777 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Para os colegas que desejarem assistir, já estão disponíveis no link abaixo as duas primeiras partes do vídeo sobre entelagem com vinil.

O endereço é este: [color=blue:4bba2d43fe]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=101966&highlight=[/color:4bba2d43fe]

E o objeto do trabalho, depois de concluído é este aqui:

[img:4bba2d43fe]http://public.blu.livefilestore.com/y1pTNNrzI9Mykd_HFIK2rKHlBHD0v0JERu5j605eTQW7d0D6bLCSfSpV4e_SRtVz5ZNOY1mvHK0hkwCXQovPX3H4A/DSC03167.JPG[/img:4bba2d43fe]

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Responder