Primeiro vôo com alegria!!!! Seguido de tristeza !!!!!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Se a bateria LiPo teve uma das células com voltagem abaixo de 3 V, pela regra essa bateria "já era".
Existe o procedimento de carrega-la no modo NIMH por alguns instantes como disse o Dr, PT(são instantes mesmo!) e trazer a celula de volta à vida. Mas este procedimento não é aconselhavel e oferece sérios riscos de incendio na sua bateria. Se for mesmo fazer isso, é preciso ficar ao lado dela monitorando a carga. Quando passar dos 3 v ( e isso ocorre em menos de um minuto) , desligue imediatamente e mude para carregamento LiPo.
Lembre-se, esse procedimento é tão perigoso como lançar foguetes. Voce já viu uma bateria LiPo se incendiando? Veja no Youtube (lipo fire) e me diga se é ou não perigoso ;-)
Avatar do usuário
INGENIERO
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Set 02, 2010 8:52 pm
Localização: Jaguarão-RS

Mensagem por INGENIERO »

Bem vou tentar reviver ela carregando no modo NiMh , agora tenho notado que a bateria hinchou , é normal isso ? e porque ? Detalhe , a minha bateria ela não chegou nunca a dar nem sequer 5 min. de vôo pairado sem exigir nada ,quer dizer pelo que vocês me falam , ela tería que dar mais ou menos 8 mín.é isso ? Será que ela ja veio com defeito ?
Avatar do usuário
INGENIERO
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Set 02, 2010 8:52 pm
Localização: Jaguarão-RS

Mensagem por INGENIERO »

Algum comentario, a respeito da minha pergunta anterior !!!!!!! Obrigado .
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por AngeloJunior »

Arruma um multímetro e verifique qual a voltagem de cada célula.
[Blade CX2] [T-Rex Sport] [HK450 Pro (da DAC)] [500 ESP] [600 ESP] [Sky Raider] [Pastinha] [Scanner] [Ugly] [YAK54 EPP] (Aurora 9 - 8FG Super)
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

[quote:e9dd424a85="marcobh"][quote:e9dd424a85="floydbh"]e para você que é iniciante nos elétricos assim como eu...

recomendo essa pecinha aqui...
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13276[/url]

ai nunca mais você vai voar alem do que a bateria aguenta![/quote:e9dd424a85]

Olha na moral, não confia não.
Um amigo nosso meu e do floydbh, teve um lenha pq o heli apitou e caio logo em seguida.
O melhor a fazer e marcar o tempo no radio (se o seu modelo tiver esta opção) ou no relógio mesmo, baixa o heli, medi a bateria e depois coloca para voar.[/quote:e9dd424a85]

Quem foi Marco?!

Ele não deve ter configurado alguma coisa direito, o meu, quando começa a apitar eu desso o heli e ainda tem uns 3,5V por célula!
Vendo Tudo!!
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

[quote:f66dfb16bd="INGENIERO"]Bem vou tentar reviver ela carregando no modo NiMh , agora tenho notado que a bateria hinchou , é normal isso ? e porque ? Detalhe , a minha bateria ela não chegou nunca a dar nem sequer 5 min. de vôo pairado sem exigir nada ,quer dizer pelo que vocês me falam , ela tería que dar mais ou menos 8 mín.é isso ? Será que ela ja veio com defeito ?[/quote:f66dfb16bd]

Sua bateria inchou, ficou gorda? Sinal de que algo errado não está certo ;-)
Para começar, saiba que o hover (voo pairado) não quer dizer que vai gastar menos bateria, muito pelo contrário.
Quanto ao tempo de voo, 5 minutos é quase padrão de tempo de duração. Se voce conseguir mais tempo que isso com uma bateria 3S, parabéns, seu heli é uma jóia de acerto eletrônico.
Verifique o dimensionamento e a capacidade do ESC, dos conectores, fios e etc. Se existe algum dimensionamento incorreto, ela esquenta. E esquenta inclusive por falta de ventilação dentro do modelo. Existe formação de gás a partir do eletrólito. Ao esquentar, como quase tudo, estes gases internos dilatam e , claro, não tendo por onde escapar, fazem a bateria inchar.
Isso é um sinal que sua bateria está prejudicada por algum fator no dimensionamento e na configuração eletronica que voce usa, como eu disse, capacidade de ESC, conectores, fios e etc...E significa também que logo logo, sua bateria não vai prestar mais. E quanto mais ela esquenta, mais rápido consome sua carga.
Avatar do usuário
julianoreal
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Qua Set 01, 2010 9:33 am
Localização: Bauru, SP

Mensagem por julianoreal »

cara esses indicadores de tensão ate funcionam o problema é que o consumo de heli é alto..... quando ele apita, dependo a altura já foi..... o negocio é marcar o tempo....

eu prendi meu heli numa base firme e marquei o tempo que a bateria aguentava com aceleração de 80%.... deu pra ter uma base legal de consumo e tempo de voo...
Responder