Se a bateria LiPo teve uma das células com voltagem abaixo de 3 V, pela regra essa bateria "já era".
Existe o procedimento de carrega-la no modo NIMH por alguns instantes como disse o Dr, PT(são instantes mesmo!) e trazer a celula de volta à vida. Mas este procedimento não é aconselhavel e oferece sérios riscos de incendio na sua bateria. Se for mesmo fazer isso, é preciso ficar ao lado dela monitorando a carga. Quando passar dos 3 v ( e isso ocorre em menos de um minuto) , desligue imediatamente e mude para carregamento LiPo.
Lembre-se, esse procedimento é tão perigoso como lançar foguetes. Voce já viu uma bateria LiPo se incendiando? Veja no Youtube (lipo fire) e me diga se é ou não perigoso ;-)
Primeiro vôo com alegria!!!! Seguido de tristeza !!!!!
Bem vou tentar reviver ela carregando no modo NiMh , agora tenho notado que a bateria hinchou , é normal isso ? e porque ? Detalhe , a minha bateria ela não chegou nunca a dar nem sequer 5 min. de vôo pairado sem exigir nada ,quer dizer pelo que vocês me falam , ela tería que dar mais ou menos 8 mín.é isso ? Será que ela ja veio com defeito ?
- AngeloJunior
- membro
- Mensagens: 153
- Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
- Localização: São Paulo/SP
- floydbh
- membro
- Mensagens: 2185
- Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Contato:
[quote:e9dd424a85="marcobh"][quote:e9dd424a85="floydbh"]e para você que é iniciante nos elétricos assim como eu...
recomendo essa pecinha aqui...
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13276[/url]
ai nunca mais você vai voar alem do que a bateria aguenta![/quote:e9dd424a85]
Olha na moral, não confia não.
Um amigo nosso meu e do floydbh, teve um lenha pq o heli apitou e caio logo em seguida.
O melhor a fazer e marcar o tempo no radio (se o seu modelo tiver esta opção) ou no relógio mesmo, baixa o heli, medi a bateria e depois coloca para voar.[/quote:e9dd424a85]
Quem foi Marco?!
Ele não deve ter configurado alguma coisa direito, o meu, quando começa a apitar eu desso o heli e ainda tem uns 3,5V por célula!
recomendo essa pecinha aqui...
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13276[/url]
ai nunca mais você vai voar alem do que a bateria aguenta![/quote:e9dd424a85]
Olha na moral, não confia não.
Um amigo nosso meu e do floydbh, teve um lenha pq o heli apitou e caio logo em seguida.
O melhor a fazer e marcar o tempo no radio (se o seu modelo tiver esta opção) ou no relógio mesmo, baixa o heli, medi a bateria e depois coloca para voar.[/quote:e9dd424a85]
Quem foi Marco?!
Ele não deve ter configurado alguma coisa direito, o meu, quando começa a apitar eu desso o heli e ainda tem uns 3,5V por célula!
Vendo Tudo!!
[quote:f66dfb16bd="INGENIERO"]Bem vou tentar reviver ela carregando no modo NiMh , agora tenho notado que a bateria hinchou , é normal isso ? e porque ? Detalhe , a minha bateria ela não chegou nunca a dar nem sequer 5 min. de vôo pairado sem exigir nada ,quer dizer pelo que vocês me falam , ela tería que dar mais ou menos 8 mín.é isso ? Será que ela ja veio com defeito ?[/quote:f66dfb16bd]
Sua bateria inchou, ficou gorda? Sinal de que algo errado não está certo ;-)
Para começar, saiba que o hover (voo pairado) não quer dizer que vai gastar menos bateria, muito pelo contrário.
Quanto ao tempo de voo, 5 minutos é quase padrão de tempo de duração. Se voce conseguir mais tempo que isso com uma bateria 3S, parabéns, seu heli é uma jóia de acerto eletrônico.
Verifique o dimensionamento e a capacidade do ESC, dos conectores, fios e etc. Se existe algum dimensionamento incorreto, ela esquenta. E esquenta inclusive por falta de ventilação dentro do modelo. Existe formação de gás a partir do eletrólito. Ao esquentar, como quase tudo, estes gases internos dilatam e , claro, não tendo por onde escapar, fazem a bateria inchar.
Isso é um sinal que sua bateria está prejudicada por algum fator no dimensionamento e na configuração eletronica que voce usa, como eu disse, capacidade de ESC, conectores, fios e etc...E significa também que logo logo, sua bateria não vai prestar mais. E quanto mais ela esquenta, mais rápido consome sua carga.
Sua bateria inchou, ficou gorda? Sinal de que algo errado não está certo ;-)
Para começar, saiba que o hover (voo pairado) não quer dizer que vai gastar menos bateria, muito pelo contrário.
Quanto ao tempo de voo, 5 minutos é quase padrão de tempo de duração. Se voce conseguir mais tempo que isso com uma bateria 3S, parabéns, seu heli é uma jóia de acerto eletrônico.
Verifique o dimensionamento e a capacidade do ESC, dos conectores, fios e etc. Se existe algum dimensionamento incorreto, ela esquenta. E esquenta inclusive por falta de ventilação dentro do modelo. Existe formação de gás a partir do eletrólito. Ao esquentar, como quase tudo, estes gases internos dilatam e , claro, não tendo por onde escapar, fazem a bateria inchar.
Isso é um sinal que sua bateria está prejudicada por algum fator no dimensionamento e na configuração eletronica que voce usa, como eu disse, capacidade de ESC, conectores, fios e etc...E significa também que logo logo, sua bateria não vai prestar mais. E quanto mais ela esquenta, mais rápido consome sua carga.
- julianoreal
- membro
- Mensagens: 80
- Registrado em: Qua Set 01, 2010 9:33 am
- Localização: Bauru, SP
cara esses indicadores de tensão ate funcionam o problema é que o consumo de heli é alto..... quando ele apita, dependo a altura já foi..... o negocio é marcar o tempo....
eu prendi meu heli numa base firme e marquei o tempo que a bateria aguentava com aceleração de 80%.... deu pra ter uma base legal de consumo e tempo de voo...
eu prendi meu heli numa base firme e marquei o tempo que a bateria aguentava com aceleração de 80%.... deu pra ter uma base legal de consumo e tempo de voo...