Iniciando - Servos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Iniciando - Servos

Mensagem por usphisics »

Olá pessoal,

Estou iniciando no Hobby já cortei 2 modelos para meus primeiros vôos....
O primeirão será o NIS do nosso amigão Big.

Hoje tenho duas dúvdas.....que acho que aparece para muitos dos novatos como eu mesmo depois de ter lido centenas de posts pessoal....

1-) Servor, já vi que vou ter que usar servors de 9G pois é o que todo mundo está usando para esse modelos e modelos parecidos.
Porém eu não tenho idéia do que significa o 9G, vi no HibbyKing diversos números indo de valores mais baixo até bem maiores além de sempre ver uma outra referência em Kg.....Alguém com paciência poderia deixar uma explicação sobre essas referências ???

2-) Qualidade dos Servos vendidos hoje no HobbyKing ??? Vi várias marcas mas como não conheço ainda nada na área eu não sei o que é bom, o que é ruim e o que não é TOP mas que é bom para iniciar....
Alguém pode comentar sobre as marcas por favor ??? Ouvi um pessoal falando mal dos Turnigy mesmo o rádio dele sendo aceitáveis...



ATé +
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Bom, 9G é que o servo tem 9 gramas.Há uma série de opções desse porte.
HXT900, TGY9, Corona, GWS, Futaba, Hitec, etc.

Mesmo sendo servos xing, se trabalhar dentro das especificações, dificilmente terá problemas. Obvio que o desempenho de um servo de 3 dolares não se compara com os mais caros, mas pro nosso fim, pode ir de Turnigy ou HXT mesmo.


Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, 9g é o peso dele sem o fio de conexão ao receptor, com o fio e o plug, esse servo passa a ter 12g.
O que tem sempre que prestar atenção é no tempo de resposta que é denomiado como speed, verá que tem alguns que tem speed de 0.12 segundos, outros de 0.18 segundos, isso a maioria nem dá muita atenção, mas isso é um fator importante que dependerá da precisão dos seus comandos ao aeromodelo, quanto mais rápido o servo responder, mais precisos serão os seus comandos.
Outra coisa que tens que cuidar, é o torque dos servos que você verá uma grande variedade de torque dos servos e é isso que tens que ter sempre em primeiro lugar, o torque dos servos de 9g na maioria das vezes é de apenas 1.2Kg, ou 1 kilo e duzentos gramas, essa é a força que os ervo tem condições de mover o seu braço de comando, pois ailerons, lemes, profundores e demais superfícies de comando, aqui no chão, não exercem muita resist~encia aos comandos, tanto é que você pode mover os ailerons de um aeromodelo 1:3 de escala com um servo de apenas 600g de torque, mas lá em cima, voando, as coisas são bem diferentes, pois a pressão que o ar exerce em cima dessa superfície, será muito maior e se escolher um servo errado, ele poderá travar lá em cima por ter sido exigido dele muito mais torque do que ele tem capacidade de dar.

Existem fórmulas para se calcular uma área de comando em relação a velocidade do ar que pssa por ela e o peso do conjunto, para se saber quanto de força é necessário para se mover aquela superfície em uma determinada velocidade.
Vamos supor que os eu aeromodelo tenha condições de atingir 80Km/h, o ar que irá passar pelo profundor por exemplo, exercerá uma pressão em cima dele e o servo terá que ser mais forte do que essa pressão, se não ele travará sim, que é o que tem acontecido frequentemente com a maioria que usa servos de 9g e 1.2Kg de torque em um aeromodelo de 1400mm de envergadura e pesando algo em torno de 1500g.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Blz Wildcat....
Eu até pensava que devia ser o peso mas na HobbyKing sempre tinha um peso no final...que então hoje acredito ser o peso do pacote como um todo....
Bom quando as outras referências vi uma coisa e gostaria de saber se estou certo ou errado:

ex:
Arrow 8.4g / 1.3kg / .12sec Micro Servo
Pesa 8.4g, tem um torque de 1.3kg e tem um tempo de resposta de .12 seg...

Corona 928BB Servo 2.0kg/ 9g/ 0.13sec
Pesa 9g, tem um torque de 2.0kg e tem um tempo de resposta de .13 seg...

Corona Digital Servo 9g / 1.8kg / .12sec
Pesa 9g, tem um torque de 1.8kg e tem um tempo de resposta de .12 seg...

1-) Bom está certo essa minha interpretação ?
2-) Quanto ao torque sei que resumindo é a força aplicada para se girar algo. No caso do Hobby isso significa que é a força que o Servo pode aplicar quando gira o motor dele e que um número maior significa que ele pode mover um Aeron com mais facilidade ou seja vencer a resistência que é aplicada no Aeron ???? É isso ???
3-) O último Server que coloquei é digital, bom o que realmente isso quer dizer e qual a vantagem e desvantagem do mesmo ??? Todo Receiver pode usar um digital e um não digital ???
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Hummm post quase junto com vc Laercio...valeu....
A primeira e a segunda perguntas estão ok então...

Mas quanto ao fato dele ser Digital.....quais os Pros e Contras ???

Até + pessoal...
Avatar do usuário
julianoreal
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Qua Set 01, 2010 9:33 am
Localização: Bauru, SP

Mensagem por julianoreal »

cara seguinte,

até onde eu sei a principal diferença do digital para o analogico, além do tipo de controlador, é a precisão dos movimentos. o digital tem uma precisão bem maior.

agora para voce que esta começando acho que o digital não compensa muito.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:6e19686840="julianoreal"]cara seguinte,

até onde eu sei a principal diferença do digital para o analogico, além do tipo de controlador, é a precisão dos movimentos. o digital tem uma precisão bem maior.

agora para voce que esta começando acho que o digital não compensa muito.[/quote:6e19686840]

Um digital compensa sempre, mais ainda se for um iniciante, pois as respostas mais rápidas e precisas de um servo digital, deixam o aeromodelo mais ao controle do iniciante do que ao acaso da sorte do mesmo.
O único inconveniente de um servo digital, é somente o consumo dele ser um pouco mais elevado do que um servo analógico e a barulhira que ele faz, fora isso, não tem comparação querer economizar no uso de servos analógicos, pois a diferença de preços não paga a confiabilidade e segurança nos comandos do aeromodelo ou helimodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Muito obrigado pessoal....foi bastante esclarecedor e de grande ajuda...
Pelo valores eu acho que também não compense economizar mas de qualquer forma fica aí as duas opções...

Até +
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Temos os servos da E-Max tb.
Excelente qualidade e bom preço.

[url]https://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=15_42[/url]

E-Max Servo 8g R$18.00 R$16.20 Disponivel
E-Max Servo Digital Metal Gear 12g R$40.00 R$36.00 Disponivel

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Legal Augusto....

Devo começar a comprar a eletrônica para o Treinador....
Só vou precisa estudar mais sobre motor e hélice que pelo que vi é mais um estado da arte....hehehehe
Responder