Como aprender a analisar um motor?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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biribico
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Mensagem por biribico »

Pois é concordo com vocês, entretanto, não acho que as coisas devam ser feitas por tentativa e erro. Não devemos comprar um motor para sair fazendo reduções e tentantivas com melhores hélices e baterias. Para fazer uma boa compra e um projeto bem feito, as coisas devem ser previstas antes de comprar. Se for nescessario fazer um redução, que seja feita com planeijamento.
O pessoal desse forum tem mania de comprar as coisas antes, e depois pensar em que irá construir.
A idéia do serginho parecde ser mais coerente, vou estuda-la com cuidado.
Aos que entendem faç uma pergunta, quando você precisa de um motor e vai comprá-lo, como você pensa??
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

biribico,

O certo é se a tabela não existir, testar o motor e montar sua própria tabela!!

O KV do motor não não diz quase nada, existem motores de 1000kv para aeromodelos de no máximo 300g e de no máximo 3kg....

O tamanho/peso do motor também nos diz pouca coisa, pois motor de tamanho e peso iguais podem usar hélices e ter eficiências muito diferentes, muda o número de polos, qualidade dos rolamentos, etc...

Com um tacômetro e/ou uma balança, um Wattimetro baterias e hélices variadas que o motor provavelmente aceita você consegue montar a tabela e descobrir qual a melhor hélice para cada aplicação.

Se não é possível fazer isso tente procurar um motor de tamanho, peso e KV parecido que tenha uma tabela e comece testando e se baseando nela.

Por isso valorizo tanto as tabelas feitas pelo caioect aqui no fórum, do Dr.kiwi do rcgroups e incentivo quem quiser fazer as tabelas e precisar de ajuda.

Eu ainda quero comprar um tacômetro bom (uso o PCtaco atualmente) e montar um esquema de medição de empuxo como o do Dr.Kiwi para começar a lançar umas tabelas pro pessoal.

Principalmente com baterias A123 pois faltam muitos testes de motores com essas baterias que tem tensão diferente das Lipos.
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biribico
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Mensagem por biribico »

Resumindo...
Gaste rios de dinheiro e mesmo assim nunca entenderá sobre o que está fazendo!
Eu não acredito muito nisso.
Não é possivel que as pessoas que entendam deste hobby não tenham na manga cálculos, teorias ou se quer um mero macete.
TRUCO!
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:0f716546ff="biribico"]Resumindo...
Gaste rios de dinheiro e mesmo assim nunca entenderá sobre o que está fazendo!
Eu não acredito muito nisso.
Não é possivel que as pessoas que entendam deste hobby não tenham na manga cálculos, teorias ou se quer um mero macete.
TRUCO![/quote:0f716546ff]

biribico,

Acho que você não leu direito o que eu disse....

Te dei várias alternativas para motorização em que não se gasta 1 centavo!!!

Vários e vários testes com vários e vários motores já foram feitos, existem tabelas de conversão glow x elétrico que mostram centenas de motores.

Mas vou te contar a VERDADE!! O truco!!!

Motores de marca!!!!!!
De boa qualidade!!!!!!!!
Com manual!!!!!!!!!!

E os incríveis TESTES DO FABRICANTE e INDICAÇÕES DO FABRICANTE!!

Não essas imitações, porcarias chinesas, sem garantia, sem manual, sem peças de substituição, sem testes.

A partir do momento que você começa a mexer com não só motores, mas toda eletrônica de qualidade ela vem sim, com manuais, testes e indicações.

Você sabe não só os testes mas os modelos indicados, geralmente divididos por categorias ainda (treinadores, acrobáticos, etc), mas também tem tabelas de empuxo com várias hélices e baterias, além de indicações de hélices, ESC e até baterias.


Para motores "xing ling", genéricos e até sem marca, você precisa gastar uns R$100 no máximo e fazer seus própios testes ou ter o trabalho de procurar alguém que já tenha feito para você.


Realmente está "errado" fazer esses testes, quem deveria fazê-los é o fabricante, mas os fabricantes "xing ling" ou não fazem ou fazem tabelas fora da realidade (emax por exemplo).
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biribico
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Mensagem por biribico »

Concordo!
Com certeza a qualidade não está só no produto, mas também em coisas que o alcompanham, como manuais e tabelas.
Dei uma olhada do drive calc. Achei muito interressante, dá pra fazer bastante coisas e aproximar legal do que precisamos. Entretanto, como nem tudo são flores, existe um número, relativamente pequeno de motores, se comparados com a quantidade disponivel no mercado, principalmente o mercado chinês.
Deveria haver uma maneira de adaptarmos visto que, o mercado chines de modelismo virou uma febre!
Abraços
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:b813fe3d73="biribico"]Concordo!
Com certeza a qualidade não está só no produto, mas também em coisas que o alcompanham, como manuais e tabelas.
Dei uma olhada do drive calc. Achei muito interressante, dá pra fazer bastante coisas e aproximar legal do que precisamos. Entretanto, como nem tudo são flores, existe um número, relativamente pequeno de motores, se comparados com a quantidade disponivel no mercado, principalmente o mercado chinês.
Deveria haver uma maneira de adaptarmos visto que, o mercado chines de modelismo virou uma febre!
Abraços[/quote:b813fe3d73]

Cuidado com o drivecalc.....

Principalmente se você tentar adicionar um motor ali a probabilidade de ficar muito longe da realidade é grande, pois teria que medir a resistência, saber o número exato de voltas, etc....

Pros motores chineses nós adptamos!! Criamos nossos próprias tabelas e compartilhamos com toda comunidade aeromodelista através de fóruns, reviews, etc...

O maior problema é que parece que você quer um jeito de "escolher sozinho, sem ajuda de ninguém". E pelo tudo que aprendi de aeromodelismo nessas ano o sentimento do hobby não é esse e sim o de ajuda mútua.

Se mesmo isso não te satisfaz, só fazendo seus próprios testes, te garanto que com o tempo só de ver as especificações de um motor (tamanho, peso, kv, formato) você vai começar a ter noção de suas características e usos.

Eu quando vejo um motor, mesmo sem teste algum disponível eu já tenho várias suspeitas sobre ele, geralmente confirmadas com os testes...

Mas só se consegue isso fazendo e analisando muitos testes para "conectar" uma coisa a outra....
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biribico
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Mensagem por biribico »

Mais do que qualquer um aqui nesse fórum eu sou totalmente a favor da troca de conhecimentos, já até briguei com alguns aqui sobre isso.
Como temos a HK como nova pratrocinadora do nossso fórum, acho que seja hora de juntar conhecimentose montar uma tabela do motores turnigy, hextronic, gws, e outros xings lings. Já existe muita informação aqui sobre isso, acho que seja hora de juntar tudo e fazer um topico fixo assim como fizeram com o topico de padronização entre motores glow e elétricos.
O momento pede!
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

O tópico de motores glow x elétrico já faz em parte esse papel!!

Do mesmo autor existe ainda um tópico para motores de Zagi e Pylon e um para motores com packs A123 3S/4S.


Pelo título parece que o topico só tem interesse para quem quer converter aeros glow para elétrico, mas é bem o contrário...

O tópico tem tabelas iniciais que relacionam motores glow com diversos elétricos de tamanhos e marcas variados, sendo assim facil selecionar um dos motores para seu projeto elétrico (e não uma conversão glow).

Se não bastasse isso, logo após, tem outra tabela geral com rotação, consumo e empuxo aproximados dos motores apresentados nessa tabela inicial!! Ássim fica muito fácil dimensionar qualquer projeto elétrico com esses motores.

E se não satisfeito com isso foram feitos tabelas de empuxo separadas com valores reais de RPM, consumo, empuxo, tensão, etc....
Lembrando que são tabelas TOTALMENTE VOLTADAS PARA ELÉTRICOS, a única coisa que existe de glows nos posts dessas tabelas são notas de rodapé dizendo qual o glow mais aproximado equivalente aos resultados obtidos na tabela.


Então na verdade o tópico do caioect sobre conversão Glow>Elétrico é 80% sobre motores elétricos e suas utilizações em projetados variados (glow ou não) e apenas uns 20% sobre conversões propriamente ditas!!


O que falta é gente com equipamento, tempo, dinheiro e vontade de ajudar o caioect nos testes dele!! Adicionando ao tópico dele mais e mais motores!!

Não vejo necessidade nenhuma de criar outro tópico para isso visto que o tópico dele preenche em tudo que precisamos de informações sobre motores elétricos e suas utilizações!!
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osvaldoljunior
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Mensagem por osvaldoljunior »

Quer a carta na manga, tem um cálculo que a galera usa que é quantos W por grama vc precisa pra um certo desempenho.
Extraido de: http://rcfly.wordpress.com/2011/01/03/como-calcular-a-motorizacao-watts-para-os-eletricos/
[quote:6a55131db5]0,11 a 0,15 watts por grama (50-70 watts por libra):
Potência mínima para um desempenho decente, boa potência para aeromodelos slow-flyers e park-flyers de baixa carga alar.

0,15 a 0,20 watts por grama (70-90 watts por libra):
Aeromodelos treinadores e escala de vôo lento.

0,20 a 0,24 watts por grama (90-110 watts por libra):
Aeromodelos esporte-acrobáticos e aeromodelos escala de vôo rápido.

0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra):
Aeromodelos acrobáticos avançados e modelos de alta velocidade.

0,29 a 0,33 watts por grama (130-150 watts por libra):
Aeromodelos 3D com baixa carga alar e aeromodelos ducted-fan.

0,33 a 0,44 ou mais watts por grama (150-200+ watts por libra):
Aeromodelos 3D de desempenho ilimitado.

NOTA: Estes parâmetros foram desenvolvidos baseados nos motores E-flite. Portanto podem variar ao se usar outras marcas de motores e também dependem de outros fatores tais como a eficiência da hélice. [/quote:6a55131db5]

Mas de qualquer maneira, vc vai ficar dependente de saber quanto um motor consome com determinada hélice.

Infelizmente, nenhum fabricante vai postar todos dados do motor dele e curvas que vc precisa pra calcular quanto vai consumir, fora que isso ainda vai de qual hélice vc está usando, eficiencia, pressão atmosférica e mais um monte de outras coisas que nem faço idéia, são muitos fatores pra calcularmos, dai apelamos para testes práticos e tabelas.

Ou seja, dá pra vc chegar perto, estimar mais ou menos se o motor vai servir, mas sempre vamos depender de tabelas bem feitas e testes pra saber qual o motor ideal
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
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thiagottjv
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Mensagem por thiagottjv »

Um site que tem mtos motores da HK...
http://www.bungymania.com/bmdb.php
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