Como saber se o ESC ou o Receiver estão com defeito?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Neokayros
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Fev 21, 2010 10:51 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Neokayros »

Olá a todos,

bem pessoal, li o topico e não achei nada referente ao meu problema, é o seguinte: Tenho um radio HK-T6A e ao coloca-lo em um novo aero não consigo resposta nenhuma com o ESC conectado no canal 3 (anteriormente estava funcionando). Para ter resposta do Receptor, preciso fazer uma ligação extra no canal BAT.

Alguem já teve algum problema como esse? ou sabe como resolve-lo?

PS: Já testei 2 ESCs diferentes e o problema continua. Usar outro canal tb não funciona.
Fiquei sabendo que: "Acertando o CG tudo voa!"
Novos membros da Familia Piper Cub, MICRO HAWK 9808
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Mensagem por david moises »

gente, estou com dulvida. liguei corretamente o esc a bateria, porem, ao ligar a saida do esc(ubec) ao receptor, coloquei o fio branco para fora, ao invez do preto. mas, como foi a 1ª ligação do equipamento, e, como o receptor não deu sinal, tentei medir a voltagem na saida do esc, o fio vermelho e preto e não tinha corrente. Posso ter queimado o esc ao inverter os polos no receptor ou o esc ja estava com problema/?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como saber se o ESC ou o Receiver estão com defeito?

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2a02203d83="Luiz Luz"]Olá, amigos! Estou montando meu primeiro modelo (um shockflyer ES 300 da FlatOuts) e estou com problemas na parte elétrica. Ao ligar, coloquei a bateria (Lipo 11,1v 3s 800mA) no canal B do receiver (Esky 72mhz Ek2-0420a) :/ Depois vi que pra ligar a bateria diretamente no canal B tem que ser de 4,8v... :(


Valeeeeu, abraço a todos! E bons vôos! 8)[/quote:2a02203d83]

Pelo que eu entendi no início da sua mensagem, você ligou diretamente a bateria de 11.1V em um receptor que suporta no máximo 6V.
Sendo assim, você deveria ter deduzido que o seu receptor foi para o espaço da bolacha e não mais retornará :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: .
Sinto muito te dizer, mas se ligou mesmo a bateria diretamente no receptor, compra outro pois esse já era.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Mensagem por david moises »

NÃO NÃO AMIGO, ME EXPRESSEI ERRADO. FOI ASSIM: LIGUEI A BATERIA AO ESC 50A RED BRICK(PRETO COM PRETO, VERM COM VERM), AI, A SAIDA DO ESC, QUE DEVE SER LIGADA AO CANAL 3 DO RECEPTOR, CONECTEI A SAIDA 3 DO RECEPTOR, TUDO BEM, AI O RECEPTOR NÃO RESPONDEU, NÃO ACENDEU LUZ NEM BIP NE NADA.FUI VER NA INTERNET, E, AO LER, VI QUE O FIO PRETO TEM QUE FICAR PARA O LADO DE DENTRO, OBS, O MEU RECEPTOR É HK6 V2.NÃO SEI SE ESTA INFORMAÇÃO ESTA CORRETA. FIZ COMO DIZ O RAPAZ NO YOUTUBE E NADA. MUITO TRIZTE, PAREI, FIQUEI OLHANDO, E PENSADO, VOU JOGAR TUDO NO MATO E DESISTIR DESSA DROGA! MAS AI, OLHANDO O ESC DIREITINHO, NA ETIQUETA, OBSERVEI O SEGUINTE: ESTA ESCRITO: 50 A ESC, MAS, NÃO HAVIA NADA FALANDO DE UBEC 5V 3A, COMO NO ANUNCIO DO CITE QUE ME VENDEU. AI FUI VER, QUE, EXISTE ESC COM E SEM UBEC. VI TAMBEM AQUI NO EVOO, QUE, SE TIVER UBEC, A CORRENTE QUE SAI DELE, MEDIDA NO FIO PRETO E VERM, DEVERIA SER DE 5V. ENTÃO, PEGUEI O MULTIMETRO, E FUI MEDIR, E, NÃO HAVIA CORRENTE! 0,0V. MEDI A CORRENTE DA BATERIA E DEU MAIS DE 11V. MEDI A CORRENTE NO CONECTOR DO ESC, LIGADO A BATERIA, E DEU MAIS DE 11V, MAS, NA SAIDA DE CORRENTE DO ESC QUE LIGA AO RECEPTOR, NÃO HAVIA CORRENTE. A BATERIA ESTAVA CARREGADA POIS USO ALAME DE BATERIA E ESTAVA TUDO OK. A PERGUNTA É O SEGUINTE. POSSO TER QUEIMADO O RECEPTOR? DEVO COMPRAR UM BEC OU OUTRO ESC, CASO O CITE QUE ME VENDEU NÃO FAÇA A TROCA? ALIAS, O CITE QUE ME VENDEU O PRODUTO É WWW.DECOLARHOBBY.COM.BR
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Primeiro, não escreva em caixa alta pois isso significa gritar e falar gritando é falta de respeito com os outros e se não respeita os demais, não terá muita ajuda dessa maneira.
Segundo, se não havia tensão de alimentação do ESC ao receptor, só se queimou por telepatia, coisa que os ESC's sem BEC, não são telepatas.
Se viu no site em que comprou o seu ESC que ele não tem BEC interno, então nunca irá funcionar mesmo o receptor, terá que comprar um ESC com BEC interno ou um BEC para alimentar o receptor, ficando a seu critério escolher o que achar melhor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Mensagem por david moises »

Quanto a escrever com "caixa alta", seria letras maiúsculas, não sabia que incomodava vs senhoria. O fixa do meu note fica ligado automatico. Peço desculpas pelo incomodo. Ja que não havia corrente, não querimou. Legal. agradeço a ajuda e tenha um bom final de semana!!!!!
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Mensagem por david moises »

a sim, outra coisa que escrevi errado, e quero pedir desculpas também, é que, quando escrevi corrente, queria dizer tensão. as vezes troco os nomes. corrente é medido em amper(A), tensão em (v). obrigado pela ajuda.
Responder