UAV Predator FPV - Caiuuuuuuuuuuuu

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Evolução do projeto.

num ataque de paciência fiz os flaps, empenagem e ailerons. OS SPOILERS FORAM ABOLIDOS, por mais legal que sejam. O canal vago talvez acione um conjunto de retráteis.

Como dá pra ver nas fotos, já uni a fuselagem à cabine e também já cortei a porta de acesso dela. Ficou bastante ampla e ficará muito prático. Também já entelei boa parte do conjunto com preto fosco, à excessão da tampa da cabine e da empenagem que fiz em preto brilhante. A cabine, aliás, entelei duas vezes pois da primeira vez ficou meio ruim. É praticamente o mesmo que entelar um ovo.

Agora vou fazer uns testes para ver que tipo de detalhes e que cor utilizarei para quebrar esse preto todo.

A asa, como dá pra ver, antes de ser entelada recebeu uma camada de fibra de vidro de 18g/m2, mas a parte de baixo ainda está aberta. Por falta de espaço para os servos tive que recorrer a uma cruzeta de servo, de modo que os servos em sí ficarão dentro da fuselagem.

UMA DUVIDA: sobre a cauda em V. O projeto que estou seguindo prevê apenas profundores na cauda em V, sendo que o leme fica para baixo. Minha dúvida é: para que a cauda em V funcione - daí com a mixagem e sem o leme de baixo - ela deve ter algum ângulo específico ou não precisa? Neste caso, manter o leme inferior fixo poderia prejudicar em algo? Ou seria melhor manter profundores e leme separados, como no original? Já havia levantado a questão, mas ainda tô na dúvida.
Anexos
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Abaixo uma fotinho com os detalhes que havia falado para "quebrar o preto". Não irei além disso, uma vez que a idéia é que não tenha cara de aeromodelo, mas de um equipamento puramente funcional. Até mesmo feio.

Sigo ainda em dúvida sobre a empenagem. Apenas cauda em V ou profundores em V com o leme funcional virado para baixo.

Nunca fiz nada com cauda em V, portanto não sei se aquele leme está lá por algum motivo indispensável...
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5.jpg
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Olhando nessa foto da Nitroplanes, parece q eles só usam cauda em V, sem o leme inferior....

[img:1063678f61]http://site.nitroplanes.com/uav/predator13.jpg[/img:1063678f61]
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Antonio Garcia
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Mensagem por Antonio Garcia »

Rafael,

Eu não entendo muito de construções, mas se a intenção é colocar peso no nariz, esse profundor não está subdimensionado não ?

A distância entre o CA e o nariz é maior que a distância entre o CA e o profundor. Considerando as massas envolvidas, vai existir um momento de inércia grande do nariz em relação ao CA, o que obrigaria a ter um profundor capaz de responder à altura. Será que ele vai dar conta ?
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Oi Antonio, o que seria CA?

Respondendo sua pergunta, a idéia é sim colocar peso no nariz, assim como na cauda também. Independente dos valores envolvidos sempre há que ser respeitar o centro de gravidade.

Quanto ao tamanho das áreas móveis da empenagem, lembremos que aquelas quilhas são grandes, e que suas áreas móveis ocupam toda sua extensão. Mantive as proporções da planta que estou seguindo, e que funcionam bem, mas realmente em projetos assim só dá pra bater o martelo mesmo depois que o avião sai do chão, dá umas voltas e pousa...
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Antonio Garcia
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Mensagem por Antonio Garcia »

"O Centro Aerodinâmico (CA) é o ponto ao redor do qual o momento de arfagem, causado pelas forças aerodinâmicas, permanece relativamente constante, apesar das variações no ângulo de ataque (para pequenos afastamentos do CP em relação ao CA)."

O que é CP ?

"O Centro de Pressão (CP) é o ponto onde age a resultante das forças aerodinâmicas e o momento de arfagem é nulo. O Centro de Pressão muda de posição conforme variamos o ângulo de ataque, caminhando para o bordo de ataque quando o ângulo é aumentado."
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

É, daí tu me pegou :roll: :roll: :roll: :roll:

Vou pedir ajuda aos universitários, hehehehe

Olhando esse da Nitroplanes, as dimensões das áreas móveis parecem semelhantes...
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Para quem já fez v-tail: as quilhas precisam ficar em um ângulo específico? 90 graus ou coisa assim?
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Cyberware
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Mensagem por Cyberware »

110 graus.
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Valeu, Cyber. Já tinha largado a preguiça de lado e partido para a luta hehehehe.
Havia lido uma referência a 115 graus, no caso do Predator, mas creio que agora a coisa sai...

Gostaria de poder eliminar aquele leme inferior (descobri que o nome desta configuração é chamado de cauda em Y, hehehehe) para que, junto com retráteis, pudesse realizar pousos de barriga na grama, quando necessário... mas talvez para simplificar as coisas mantenha a cauda em Y e utilize trens de pouso fixos.
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