aviao subindo quase na vertical

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

[quote:eab9d2103f="PAULINHO"][quote:eab9d2103f="retepfilho"]o cg eh 1/3 da parte do meio da asa , pode ser medido até pela fuselagem sem a asa inclusive[/quote:eab9d2103f] Caracas, o aero vai voar sem a asa, tem que medir com a asa sim.
E se a asa tem mais massa na sua parte posterior?
Até mesmo o servo de aileron pode alterar o CG do aero independente se ele pesa poucas gramas e não estiver centralizado com o CG.
Agora junte CG negativo, incidência de asa negativa, sem contar com esta adaptação de colocar uma asa baixa esporte com pouco diêdro, angulação positiva de motor e tenha um aero muito complicado de voar sem levar em contas estes vários fatores. :D[/quote:eab9d2103f]

Eu medi a partir da corda media, no meio da asa, fica correto?
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

o avião não vai voar sem asa... mas o CG se mede apartir do 1/3 da parte central e não da extremidade da asa.. ou seja da fuselagem...
tem outra forma de medir o CG?
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

dia desses no campo perguntei a um cara que estava com um extra 33% se uma estrutura que ele estava colocando ao montar o avião dele era colocada bem no centro de pressão. Ele me respondeu que sim, no centro de gravidade.

Ocorre que são duas coisas diferentes... CP e CG. já verificou o cp ?
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:af223623ad="Flyerx"]dia desses no campo perguntei a um cara que estava com um extra 33% se uma estrutura que ele estava colocando ao montar o avião dele era colocada bem no centro de pressão. Ele me respondeu que sim, no centro de gravidade.

Ocorre que são duas coisas diferentes... CP e CG. já verificou o cp ?[/quote:af223623ad]
??? agora fiquei curioso em saber como vai medir o Centro de Pressão... tô aguardando..
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

o centro de pressão é justamente onde a resultante aerodinamica é aplicada. (res. aerodinamica = arrasto + sustentação).

é como o centro de gravidade/cg, porém ao invés de distribuição de força gravitacional, o CP é o centro de distribuição de força aerodinâmica/pressão.

Ocorre que ela não é fixa, ela se desloca para frente conforme voce eleva o angulo de ataque. Isso só é valido para asas assimétricas. Numa asa simétrica o centro de pressão é fixo, não variando com a variação do agulo de ataque.

o CP deve ficar sempre atrás do CG!! caso contrário pode criar um perfil estaticamente estavel porem dinamicamente instável, o que talvez explique a tendencia em subir.

o problema é que para achar o centro de pressão são usadas formulas e equações mega complicadas que, sinceramente, não faço nem ideia de como fazer. Eu olho o manual da ACFT e lá esta o CP rsrs...

de qualquer forma, o CP nunca estará a frente da area de maior espessura do aerofolio... logo, o CG deverá estar a frente disto!

na real o povo fala que o CG deve estar em 1/3 da asa ou 30%... isso na aviação real nem é considerado, é variavel. O CG tem a margem pra frente e pra tras, podendo estar próximo dos limites e ainda assim considerar a acft bem balanceada.

é melhor deixar o CG a frente do aerofolio e em contrapartida aumentar o angulo de incidencia do estabilizador horizontal (ou mesmo aumentar sua espessura/tamanho).
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

Fiz assim =
Anexos
CG1 2.JPG
CG1 2.JPG (9.51 KiB) Exibido 3126 vezes
CG1.JPG
CG1.JPG (4.1 KiB) Exibido 3127 vezes
general_1945
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Seg Mai 31, 2010 9:16 pm
Localização: Paraná

Mensagem por general_1945 »

Pergunta boba mas vou fazer.
Esta asa não esta montada de ponta cabeça não ?
é que pela foto o servo parece estar encima da asa.
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

[quote:d17be51494="general_1945"]Pergunta boba mas vou fazer.
Esta asa não esta montada de ponta cabeça não ?
é que pela foto o servo parece estar encima da asa.[/quote:d17be51494]


essa asa era de um avião asa baixa mas está na posição correta, só o servo que está em cima dela, pois assim ficava dentro da fuselagem...
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:53b9c877cc="retepfilho"][quote:53b9c877cc="PAULINHO"][quote:53b9c877cc="retepfilho"]rapaz o dia que uma bateria fizer isso com o cg do avião vai ser onda... isso com certeza deve ser o que nosso colega Felype citou/[/quote:53b9c877cc] Desculpe-me por sua ignorância mas já corrigi muitos modelos treinadores asa-altas com este problema apenas alterando o CG e se tiver um pingo de vontade e ler o que escrevi no meu 1º post vai notar que comentei sobre ser "angulação positiva" do motor o principal problema desta reação no vôo, ele apenas repetiu que tinha escrito anteriormente.[/quote:53b9c877cc]

se fosse algo com a incidencia da asa tudo bem.. mas uma bateria de 50 gramas... sou ignorante!!![/quote:53b9c877cc]
Uma bateria de 50g faz muita diferença dependendo do local onde ela é instalada SIM!
muitos voam glow e acham que não faz muita diferença, só quem voa eletrico que tem mais noção dessas coisas! eu mesmo tenho um twist 40 que só de passar a bateria 10 cm pra traz de onde estava originalmente, eu quase não conseguia fazer pousos, sempre vinha caindo a cauda. porém pra voos 3D ficou filé.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

eu aprendi que o CG fica a 1/3 da asa, iniciando a medida pelo bordo de ataque...

Outra coisa, o combustivel chaqualhando dentro do tanque ira modificar o CG... por isso o tanque deve ficar debaixo da asa, de preferencia no CG.
A incidência positiva do motor faz com que ele fique subindo na vertical quando acelera.
Responder