aviao subindo quase na vertical
- Flavinn
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[quote:eab9d2103f="PAULINHO"][quote:eab9d2103f="retepfilho"]o cg eh 1/3 da parte do meio da asa , pode ser medido até pela fuselagem sem a asa inclusive[/quote:eab9d2103f] Caracas, o aero vai voar sem a asa, tem que medir com a asa sim.
E se a asa tem mais massa na sua parte posterior?
Até mesmo o servo de aileron pode alterar o CG do aero independente se ele pesa poucas gramas e não estiver centralizado com o CG.
Agora junte CG negativo, incidência de asa negativa, sem contar com esta adaptação de colocar uma asa baixa esporte com pouco diêdro, angulação positiva de motor e tenha um aero muito complicado de voar sem levar em contas estes vários fatores. :D[/quote:eab9d2103f]
Eu medi a partir da corda media, no meio da asa, fica correto?
E se a asa tem mais massa na sua parte posterior?
Até mesmo o servo de aileron pode alterar o CG do aero independente se ele pesa poucas gramas e não estiver centralizado com o CG.
Agora junte CG negativo, incidência de asa negativa, sem contar com esta adaptação de colocar uma asa baixa esporte com pouco diêdro, angulação positiva de motor e tenha um aero muito complicado de voar sem levar em contas estes vários fatores. :D[/quote:eab9d2103f]
Eu medi a partir da corda media, no meio da asa, fica correto?
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- roberto.mazza
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[quote:af223623ad="Flyerx"]dia desses no campo perguntei a um cara que estava com um extra 33% se uma estrutura que ele estava colocando ao montar o avião dele era colocada bem no centro de pressão. Ele me respondeu que sim, no centro de gravidade.
Ocorre que são duas coisas diferentes... CP e CG. já verificou o cp ?[/quote:af223623ad]
??? agora fiquei curioso em saber como vai medir o Centro de Pressão... tô aguardando..
Ocorre que são duas coisas diferentes... CP e CG. já verificou o cp ?[/quote:af223623ad]
??? agora fiquei curioso em saber como vai medir o Centro de Pressão... tô aguardando..
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
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o centro de pressão é justamente onde a resultante aerodinamica é aplicada. (res. aerodinamica = arrasto + sustentação).
é como o centro de gravidade/cg, porém ao invés de distribuição de força gravitacional, o CP é o centro de distribuição de força aerodinâmica/pressão.
Ocorre que ela não é fixa, ela se desloca para frente conforme voce eleva o angulo de ataque. Isso só é valido para asas assimétricas. Numa asa simétrica o centro de pressão é fixo, não variando com a variação do agulo de ataque.
o CP deve ficar sempre atrás do CG!! caso contrário pode criar um perfil estaticamente estavel porem dinamicamente instável, o que talvez explique a tendencia em subir.
o problema é que para achar o centro de pressão são usadas formulas e equações mega complicadas que, sinceramente, não faço nem ideia de como fazer. Eu olho o manual da ACFT e lá esta o CP rsrs...
de qualquer forma, o CP nunca estará a frente da area de maior espessura do aerofolio... logo, o CG deverá estar a frente disto!
na real o povo fala que o CG deve estar em 1/3 da asa ou 30%... isso na aviação real nem é considerado, é variavel. O CG tem a margem pra frente e pra tras, podendo estar próximo dos limites e ainda assim considerar a acft bem balanceada.
é melhor deixar o CG a frente do aerofolio e em contrapartida aumentar o angulo de incidencia do estabilizador horizontal (ou mesmo aumentar sua espessura/tamanho).
é como o centro de gravidade/cg, porém ao invés de distribuição de força gravitacional, o CP é o centro de distribuição de força aerodinâmica/pressão.
Ocorre que ela não é fixa, ela se desloca para frente conforme voce eleva o angulo de ataque. Isso só é valido para asas assimétricas. Numa asa simétrica o centro de pressão é fixo, não variando com a variação do agulo de ataque.
o CP deve ficar sempre atrás do CG!! caso contrário pode criar um perfil estaticamente estavel porem dinamicamente instável, o que talvez explique a tendencia em subir.
o problema é que para achar o centro de pressão são usadas formulas e equações mega complicadas que, sinceramente, não faço nem ideia de como fazer. Eu olho o manual da ACFT e lá esta o CP rsrs...
de qualquer forma, o CP nunca estará a frente da area de maior espessura do aerofolio... logo, o CG deverá estar a frente disto!
na real o povo fala que o CG deve estar em 1/3 da asa ou 30%... isso na aviação real nem é considerado, é variavel. O CG tem a margem pra frente e pra tras, podendo estar próximo dos limites e ainda assim considerar a acft bem balanceada.
é melhor deixar o CG a frente do aerofolio e em contrapartida aumentar o angulo de incidencia do estabilizador horizontal (ou mesmo aumentar sua espessura/tamanho).
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- Flavinn
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[quote:d17be51494="general_1945"]Pergunta boba mas vou fazer.
Esta asa não esta montada de ponta cabeça não ?
é que pela foto o servo parece estar encima da asa.[/quote:d17be51494]
essa asa era de um avião asa baixa mas está na posição correta, só o servo que está em cima dela, pois assim ficava dentro da fuselagem...
Esta asa não esta montada de ponta cabeça não ?
é que pela foto o servo parece estar encima da asa.[/quote:d17be51494]
essa asa era de um avião asa baixa mas está na posição correta, só o servo que está em cima dela, pois assim ficava dentro da fuselagem...
[quote:53b9c877cc="retepfilho"][quote:53b9c877cc="PAULINHO"][quote:53b9c877cc="retepfilho"]rapaz o dia que uma bateria fizer isso com o cg do avião vai ser onda... isso com certeza deve ser o que nosso colega Felype citou/[/quote:53b9c877cc] Desculpe-me por sua ignorância mas já corrigi muitos modelos treinadores asa-altas com este problema apenas alterando o CG e se tiver um pingo de vontade e ler o que escrevi no meu 1º post vai notar que comentei sobre ser "angulação positiva" do motor o principal problema desta reação no vôo, ele apenas repetiu que tinha escrito anteriormente.[/quote:53b9c877cc]
se fosse algo com a incidencia da asa tudo bem.. mas uma bateria de 50 gramas... sou ignorante!!![/quote:53b9c877cc]
Uma bateria de 50g faz muita diferença dependendo do local onde ela é instalada SIM!
muitos voam glow e acham que não faz muita diferença, só quem voa eletrico que tem mais noção dessas coisas! eu mesmo tenho um twist 40 que só de passar a bateria 10 cm pra traz de onde estava originalmente, eu quase não conseguia fazer pousos, sempre vinha caindo a cauda. porém pra voos 3D ficou filé.
se fosse algo com a incidencia da asa tudo bem.. mas uma bateria de 50 gramas... sou ignorante!!![/quote:53b9c877cc]
Uma bateria de 50g faz muita diferença dependendo do local onde ela é instalada SIM!
muitos voam glow e acham que não faz muita diferença, só quem voa eletrico que tem mais noção dessas coisas! eu mesmo tenho um twist 40 que só de passar a bateria 10 cm pra traz de onde estava originalmente, eu quase não conseguia fazer pousos, sempre vinha caindo a cauda. porém pra voos 3D ficou filé.
- leandro.ifpb
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eu aprendi que o CG fica a 1/3 da asa, iniciando a medida pelo bordo de ataque...
Outra coisa, o combustivel chaqualhando dentro do tanque ira modificar o CG... por isso o tanque deve ficar debaixo da asa, de preferencia no CG.
A incidência positiva do motor faz com que ele fique subindo na vertical quando acelera.
Outra coisa, o combustivel chaqualhando dentro do tanque ira modificar o CG... por isso o tanque deve ficar debaixo da asa, de preferencia no CG.
A incidência positiva do motor faz com que ele fique subindo na vertical quando acelera.