Zéfiro - Planador 2Ch - Hi Start (Vídeo)
- Jorge Eloi de Almeida
- membro
- Mensagens: 590
- Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
- Localização: São João del Rei,MG uai
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Valeu amigos!
Legal ver que este planadorzinho ainda desperta atenção.
Depois de quase 2 anos ele ainda voa. Só tive que parar Zéfiro para reformar no fim de 2010 porque o servo do leme quebrou bem na hora que eu estava lançando no hi start e perdi o controle.
Eu projetei este planador sob orientação do meu professor [b:7598d37e7e]Omar Grassetti[/b:7598d37e7e] e com esses 2 anos de voo cheguei às seguintes conclusões.
- A asa com perfil fino, que desliza bem gerando sustentação com pouco arrasto, deixa o modelo melhor no lift do que na térmica, inclusive encarando um bom vento.
- O poliedro com as pontas das asas tipo "winglets" parece tornar o leme muito efetivo dando a impressão de que ele tem ailerons e isso torna o modelo muito manobrável além de ser fácil de dar wash out.
- Muito fácil de pilotar (claro que tem que ter uma certa prática na hora do hi start).
- A construção com balsa e papel de seda sofreu muito mais danos no transporte do que nos voos e aguenta tranquilamente o hi start que estou usando, mesmo com vento.
Legal ver que este planadorzinho ainda desperta atenção.
Depois de quase 2 anos ele ainda voa. Só tive que parar Zéfiro para reformar no fim de 2010 porque o servo do leme quebrou bem na hora que eu estava lançando no hi start e perdi o controle.
Eu projetei este planador sob orientação do meu professor [b:7598d37e7e]Omar Grassetti[/b:7598d37e7e] e com esses 2 anos de voo cheguei às seguintes conclusões.
- A asa com perfil fino, que desliza bem gerando sustentação com pouco arrasto, deixa o modelo melhor no lift do que na térmica, inclusive encarando um bom vento.
- O poliedro com as pontas das asas tipo "winglets" parece tornar o leme muito efetivo dando a impressão de que ele tem ailerons e isso torna o modelo muito manobrável além de ser fácil de dar wash out.
- Muito fácil de pilotar (claro que tem que ter uma certa prática na hora do hi start).
- A construção com balsa e papel de seda sofreu muito mais danos no transporte do que nos voos e aguenta tranquilamente o hi start que estou usando, mesmo com vento.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Se eu fosse construir de novo:
- A chapa principal da fuselagem (em cinza) iria até o bordo de fuga da asa (amarelo).
- Encompridaria o nariz (vermelho) para adiantar o CG com menos peso de forma a torná-lo melhor termoqueiro.
- Já que ele precisou de chumbo no nariz, eu reforçaria a barriga que é o ponto que mais quebrou nos pousos (vermelho na segunda foto).
- A chapa principal da fuselagem (em cinza) iria até o bordo de fuga da asa (amarelo).
- Encompridaria o nariz (vermelho) para adiantar o CG com menos peso de forma a torná-lo melhor termoqueiro.
- Já que ele precisou de chumbo no nariz, eu reforçaria a barriga que é o ponto que mais quebrou nos pousos (vermelho na segunda foto).
- Anexos
-
- Barriga.jpg (28.25 KiB) Exibido 9191 vezes
-
- Modificado.jpg (25.92 KiB) Exibido 9191 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
-
- membro
- Mensagens: 175
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
- Localização: São Paulo - SP
- marinho
- Patrocinador
- Mensagens: 1033
- Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
- Localização: São Paulo - SP
Senhores,
Tenho recebido várias Mp´s, solicitando orçamentos para o corte do kit do Zéfiro.
Posso cortar a qualquer momento e sem demora, qualquer kit de aeromodelos. Mas deste específico eu solicito que os interessados peçam autorização ao autor do projeto.
Uma das premissas de nossa empresa, é a confidencialidade e exclusividade de projetos sejam eles quais forem.
Por favor, entrem em contato com o Sr. Álvaro Sala para saber se ele autoriza a reprodução de sua planta.
Grato,
Marinho.
OBS: Farei um post sobre corte a laser com preços por hora. Infelizmente no momento, estamos sem balsa para fornecer.
Qualquer corte deste tipo é necessário que o cliente traga o material para nós. Receberemos balsa de boa qualidade em breve.
Tenho recebido várias Mp´s, solicitando orçamentos para o corte do kit do Zéfiro.
Posso cortar a qualquer momento e sem demora, qualquer kit de aeromodelos. Mas deste específico eu solicito que os interessados peçam autorização ao autor do projeto.
Uma das premissas de nossa empresa, é a confidencialidade e exclusividade de projetos sejam eles quais forem.
Por favor, entrem em contato com o Sr. Álvaro Sala para saber se ele autoriza a reprodução de sua planta.
Grato,
Marinho.
OBS: Farei um post sobre corte a laser com preços por hora. Infelizmente no momento, estamos sem balsa para fornecer.
Qualquer corte deste tipo é necessário que o cliente traga o material para nós. Receberemos balsa de boa qualidade em breve.
-
- membro
- Mensagens: 175
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
- Localização: São Paulo - SP
Marinho, Voce já está com a maquina funcionando ? Alem deste kit eu gostaria de cortar outros modelos, voce tem algum site ou -email onde eu possa te passar os arquivos para voce me fazer o orçamento ?
Outra coisa, quando voce terá balsa eu tenho algumas folhas em casa, para mim o problema é leva-las para o corte. Mais me manda seus contatos que eu vejo como posso fazer.
Angelo
Outra coisa, quando voce terá balsa eu tenho algumas folhas em casa, para mim o problema é leva-las para o corte. Mais me manda seus contatos que eu vejo como posso fazer.
Angelo
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:7250061d56="marinho"]Por favor, entrem em contato com o Sr. Álvaro Sala para saber se ele autoriza a reprodução de sua planta.
Grato,
Marinho.[/quote:7250061d56]
Não é preciso entrar em contato comigo. A planta está publicada aqui e é para uso público.
Marinho,
Corte quantos kits encomendarem e BONS VOOS A TODOS!
Grato,
Marinho.[/quote:7250061d56]
Não é preciso entrar em contato comigo. A planta está publicada aqui e é para uso público.
Marinho,
Corte quantos kits encomendarem e BONS VOOS A TODOS!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- marinho
- Patrocinador
- Mensagens: 1033
- Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
- Localização: São Paulo - SP
Angelo,
A máquina está em funcionamento. Meu site entrará no ar em poucos dias.
Meu e-mail é mario.estevan@ig.com.br
Só pra dar o gostinho...
Ainda tenho que terminar a parte de instalação elétrica e da chaminé. Mas o equipamento já pode operar.
Ok Álvaro... Já que a planta é pública, vamos lá...
A máquina está em funcionamento. Meu site entrará no ar em poucos dias.
Meu e-mail é mario.estevan@ig.com.br
Só pra dar o gostinho...
Ainda tenho que terminar a parte de instalação elétrica e da chaminé. Mas o equipamento já pode operar.
Ok Álvaro... Já que a planta é pública, vamos lá...
- Anexos
-
- Laser_Web.jpg (36.1 KiB) Exibido 4812 vezes
- david loos
- membro
- Mensagens: 1144
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
- Localização: Brusque SC
Marinho, não sei se recebeu minha MP, apareceu um código de erro aqui quando mandei a MP, e tentei novamente e deu o mesmo erro...
sobre o kit do planador, você já está cortando por encomenda? qual seria o preço do kit?
qualquer coisa, para não desvirtuar o tópico, pode responder por MP!
forte abraço!
parabéns novamente ao Alvaro, o modelo é muito bem feito!
sobre o kit do planador, você já está cortando por encomenda? qual seria o preço do kit?
qualquer coisa, para não desvirtuar o tópico, pode responder por MP!
forte abraço!
parabéns novamente ao Alvaro, o modelo é muito bem feito!
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:d86e4e3067="MARCOS QUITO - (em 02/05/09)"]Eeeeeeehh, Álvaro, parabéns, muito lindo o pequeno!
E ele é muito valente, encarou um ventão aí em Carapa!
Dá uma escorregada até Pirapora com ele - ele é bonito de se ver voando no nível dos olhos - vai ser muito legal !!
Abrção !![/quote:d86e4e3067]
Quito,
Levei mais de 2 anos pra criar coragem, e hoje finalmente subi o morro com ele. O pessoal estava voando Zagis e eu fiquei umas 2 horas esperando diminuir um pouco o vento.
No final peguei um toletinho de 20 gramas de chumbo com o Eric e joguei o bixinho pra cima.
Sem dúvida esse modelinho gosta mesmo de um vento! Voou muito bem obedecendo aos comandos e não sofreu um arranhão, consegui pousar ele inteiro algumas vezes.
E ele é muito valente, encarou um ventão aí em Carapa!
Dá uma escorregada até Pirapora com ele - ele é bonito de se ver voando no nível dos olhos - vai ser muito legal !!
Abrção !![/quote:d86e4e3067]
Quito,
Levei mais de 2 anos pra criar coragem, e hoje finalmente subi o morro com ele. O pessoal estava voando Zagis e eu fiquei umas 2 horas esperando diminuir um pouco o vento.
No final peguei um toletinho de 20 gramas de chumbo com o Eric e joguei o bixinho pra cima.
Sem dúvida esse modelinho gosta mesmo de um vento! Voou muito bem obedecendo aos comandos e não sofreu um arranhão, consegui pousar ele inteiro algumas vezes.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.