Zéfiro - Planador 2Ch - Hi Start (Vídeo)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Jorge Eloi de Almeida
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
Localização: São João del Rei,MG uai

Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

Lindo,parabéns
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Valeu amigos!
Legal ver que este planadorzinho ainda desperta atenção.
Depois de quase 2 anos ele ainda voa. Só tive que parar Zéfiro para reformar no fim de 2010 porque o servo do leme quebrou bem na hora que eu estava lançando no hi start e perdi o controle.

Eu projetei este planador sob orientação do meu professor [b:7598d37e7e]Omar Grassetti[/b:7598d37e7e] e com esses 2 anos de voo cheguei às seguintes conclusões.

- A asa com perfil fino, que desliza bem gerando sustentação com pouco arrasto, deixa o modelo melhor no lift do que na térmica, inclusive encarando um bom vento.
- O poliedro com as pontas das asas tipo "winglets" parece tornar o leme muito efetivo dando a impressão de que ele tem ailerons e isso torna o modelo muito manobrável além de ser fácil de dar wash out.
- Muito fácil de pilotar (claro que tem que ter uma certa prática na hora do hi start).
- A construção com balsa e papel de seda sofreu muito mais danos no transporte do que nos voos e aguenta tranquilamente o hi start que estou usando, mesmo com vento.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Se eu fosse construir de novo:

- A chapa principal da fuselagem (em cinza) iria até o bordo de fuga da asa (amarelo).
- Encompridaria o nariz (vermelho) para adiantar o CG com menos peso de forma a torná-lo melhor termoqueiro.
- Já que ele precisou de chumbo no nariz, eu reforçaria a barriga que é o ponto que mais quebrou nos pousos (vermelho na segunda foto).
Anexos
Barriga.jpg
Barriga.jpg (28.25 KiB) Exibido 9191 vezes
Modificado.jpg
Modificado.jpg (25.92 KiB) Exibido 9191 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Logo, Logo monto um. Só estou esperando o Marinho voltar a cortar a madeira ou aparecer um local onde cortem a balsa a laser com preço e distancia justos. (o que está dificil).
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1033
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Senhores,

Tenho recebido várias Mp´s, solicitando orçamentos para o corte do kit do Zéfiro.
Posso cortar a qualquer momento e sem demora, qualquer kit de aeromodelos. Mas deste específico eu solicito que os interessados peçam autorização ao autor do projeto.
Uma das premissas de nossa empresa, é a confidencialidade e exclusividade de projetos sejam eles quais forem.
Por favor, entrem em contato com o Sr. Álvaro Sala para saber se ele autoriza a reprodução de sua planta.
Grato,

Marinho.

OBS: Farei um post sobre corte a laser com preços por hora. Infelizmente no momento, estamos sem balsa para fornecer.
Qualquer corte deste tipo é necessário que o cliente traga o material para nós. Receberemos balsa de boa qualidade em breve.
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Marinho, Voce já está com a maquina funcionando ? Alem deste kit eu gostaria de cortar outros modelos, voce tem algum site ou -email onde eu possa te passar os arquivos para voce me fazer o orçamento ?
Outra coisa, quando voce terá balsa eu tenho algumas folhas em casa, para mim o problema é leva-las para o corte. Mais me manda seus contatos que eu vejo como posso fazer.

Angelo
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:7250061d56="marinho"]Por favor, entrem em contato com o Sr. Álvaro Sala para saber se ele autoriza a reprodução de sua planta.
Grato,
Marinho.[/quote:7250061d56]

Não é preciso entrar em contato comigo. A planta está publicada aqui e é para uso público.

Marinho,
Corte quantos kits encomendarem e BONS VOOS A TODOS!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1033
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Angelo,

A máquina está em funcionamento. Meu site entrará no ar em poucos dias.
Meu e-mail é mario.estevan@ig.com.br
Só pra dar o gostinho...
Ainda tenho que terminar a parte de instalação elétrica e da chaminé. Mas o equipamento já pode operar.

Ok Álvaro... Já que a planta é pública, vamos lá...
Anexos
Laser_Web.jpg
Laser_Web.jpg (36.1 KiB) Exibido 4812 vezes
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

Marinho, não sei se recebeu minha MP, apareceu um código de erro aqui quando mandei a MP, e tentei novamente e deu o mesmo erro...

sobre o kit do planador, você já está cortando por encomenda? qual seria o preço do kit?

qualquer coisa, para não desvirtuar o tópico, pode responder por MP!

forte abraço!

parabéns novamente ao Alvaro, o modelo é muito bem feito!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:d86e4e3067="MARCOS QUITO - (em 02/05/09)"]Eeeeeeehh, Álvaro, parabéns, muito lindo o pequeno!
E ele é muito valente, encarou um ventão aí em Carapa!
Dá uma escorregada até Pirapora com ele - ele é bonito de se ver voando no nível dos olhos - vai ser muito legal !!
Abrção !![/quote:d86e4e3067]

Quito,
Levei mais de 2 anos pra criar coragem, e hoje finalmente subi o morro com ele. O pessoal estava voando Zagis e eu fiquei umas 2 horas esperando diminuir um pouco o vento.
No final peguei um toletinho de 20 gramas de chumbo com o Eric e joguei o bixinho pra cima.
Sem dúvida esse modelinho gosta mesmo de um vento! Voou muito bem obedecendo aos comandos e não sofreu um arranhão, consegui pousar ele inteiro algumas vezes.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder