Shocked Bomber em deprom com chapeado em balsa (é viável?)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Shocked Bomber em deprom com chapeado em balsa (é viável?)

Mensagem por david loos »

boa noite,

estou com um novo projeto em mente, quero fazer um Shocked Bomber com 120 cm de envergadura em deprom e fazer a fuselagem chapeada com balsa... porém antes de começar, queria ver se realmente o projeto pode funcionar... aumentarei proporcionalmente a planta até conseguir cerca de 120 cm de envergadura. mas daí estive pensando e me veio logo de cara duas dúvidas...

é viável fazer o chapeamento do deprom? fazendo buracos na fuselagem, leme e profundor e depois chapeando com balsa e entelando com vinil? ou apenas entelando com vinil eu já teria uma resistência boa do deprom? quanto á motorização, poderia usar um 3700 kv ou até mesmo um 2812 com uma bateria leve, 3s 850 mAh e 2 servos 9g.

caso seja viável chapear e depois entelar, como poderia colar as chapas de balsa no deprom?

forte abraço
PP5 WLU"
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

david, o depron só vai acrecentar peso, já que você tem balsa pode fazer somente de balsa, fica super leve e resistente.

Quanto a motorização você vai precisar de um motor de baixo kw, no maximo 1200, tipo o 2822 emax ou algum similar de mesmo kw e peso, use esc de 20a 25 amp, e a bateria precisa ser uma que libere 20 amp pelo menos, no minimo uma 1000 mah 20c.

esse modelo é muito docil e voa tranquilo, siga alguma planta que vai voar de primeira, boa sorte.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Não fez ainda o Bomber? Tenho um aqui, agora com 248 cm de envergadura, todo desmontável, como estabilizadores e trem de pouso, asa em 3 partes com baionetas. Pronto para voo, pesa 2,6 Kg...voa como o de 163 cm e o shocked bomber,de depron voava...todos mansos...

A parte mais frágil é na borda de ataque do estabilizador e claro, o pilão.

Pode colocar um bom trem de pouso para acertar o CG, o bomber vai embora...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

opa!

Gilberto, já montei o bomber... na verdade montei 3 já, e todos voaram muito bem! mas sabe como é... deprom não dura muito, e aos poucos entorta aqui, quebra ali e no fim lenha de vez...

gosto muito deste modelo, por isso quiz montar um em balsa, para ver se dura um pouco mais hehe

bom, se ele ficou bom com 248cm de envergadura, com certeza vai ficar com 120...

é, acho que vou fazer o shocked com balsa mesmo... a fuselagem em cruz feita com chapas de balsa... que espessura me aconselham? e o leme e profundor? faço com perfil? ou faço em balsa chapeado tamém?

abraço
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Para aguentar o tranco, chapa de 4 mm vai bem. Não invente, siga a planta, o estabilizador tem perfil, é o segredo do voo estável dele...

Eu tive um shocked com fuselagem em balsa, e as nervuras também em balsa, ficou muito bom...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:62a616682a="david loos"]bom, se ele ficou bom com 248cm de envergadura, com certeza vai ficar com 120...[/quote:62a616682a]

O Bomber original tem 96" (244 cm), os menores é que também voam muito bem... :D :D :D :D :D :D

Estou precisando fazer um Shocked Bomber (ou dois) para ensinar meus meninos a voarem, mas mexer com depron me desanima, quem sabe essa ideia de fazer em chapa de balsa não seja uma alternativa.
Beto
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

é... meu grande problema é em relação a asa... vou ter que fazer em deprom no estilo casquinha... ou se não iria fazer a asa casquinha e entelar ela com vinil, daí o perfil ficaria assimétrico... acho que ele também voaria legal, não?

abraço
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:5ac73f3e5e="david loos"]é... meu grande problema é em relação a asa... vou ter que fazer em deprom no estilo casquinha... ou se não iria fazer a asa casquinha e entelar ela com vinil, daí o perfil ficaria assimétrico... acho que ele também voaria legal, não?

abraço[/quote:5ac73f3e5e]

Também você pode testar o perfil KFm3. :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

esta semana está meio corrida pra mim, quero ver se semana que vem eu compro as chapas de balsa e começo o modelo!


mas o perfil KFm3 eu não conheço... se trata de assimétrico também?

abraço
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:c407cd4a28="david loos"]esta semana está meio corrida pra mim, quero ver se semana que vem eu compro as chapas de balsa e começo o modelo!


mas o perfil KFm3 eu não conheço... se trata de assimétrico também?

abraço[/quote:c407cd4a28]

Bom... além do perfil KFm 3 também tem o KFm 9. Veja lá como funciona. :wink:

Espia nesse tópico: http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107239
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Responder