Desmistificando o cálculo de Aeromodelos
Desmistificando o cálculo de Aeromodelos
Pessoal, folhei muitos tópicos do Evoo, e vi muitas discussões a respeito do projeto controle e estabilidade de aeromodelos... questões que vão desde o Aerofólio... a Aerodinâmica em si... até o Diedro, Anedro... CG e toda a sorte de siglas e jargões que lotam o universo da aviação experimental e do modelismo...
Por isso abri este tópico, onde quero discutir a teoria do modelismo... as formulas e métodos de cálculo... Desenho de aeromodelos próprios, diferentes e inusitados... são bem vindos todos os que queiram participar...
A única ressalva a fazer é: Não postarei nada exclusivamente meu... todas as metodologias as quais tentarei traduzir nas horas vagas digitar e acrescentar aqui são trabalho de cientistas da aviação, antigos ou mais atuais... e sempre que o fizer farei questão de terminar o post com a bibliografia e referencias para cruzamento de informações.
Peço a gentileza aos colegas de fazerem o mesmo quando postarem metodologias, fórmulas, desenhos ou gráficos... sejam referentes a qualquer assunto teórico vinculado ao modelismo...
att.
Arthur
Por isso abri este tópico, onde quero discutir a teoria do modelismo... as formulas e métodos de cálculo... Desenho de aeromodelos próprios, diferentes e inusitados... são bem vindos todos os que queiram participar...
A única ressalva a fazer é: Não postarei nada exclusivamente meu... todas as metodologias as quais tentarei traduzir nas horas vagas digitar e acrescentar aqui são trabalho de cientistas da aviação, antigos ou mais atuais... e sempre que o fizer farei questão de terminar o post com a bibliografia e referencias para cruzamento de informações.
Peço a gentileza aos colegas de fazerem o mesmo quando postarem metodologias, fórmulas, desenhos ou gráficos... sejam referentes a qualquer assunto teórico vinculado ao modelismo...
att.
Arthur
O CG ideal.
Determinar o CG ideal em um projeto de Aeromodelo depende de muitos fatores, O aerofólio... a Área da empenagem horizontal... a velocidade... a posição e quantidade de motores e hélices... porém uma coisa é certa e quase nunca falha... Sempre obtivemos resultados bons a 30 - 33% da corda da asa... e salvo se o aeromodelo for uma rélica de um cortador de grama voador... 30 - 33% da corda é aceitável OK?
Depois de voar seu treinador de asa retangular até encher o S@#o! você sentirá vontade de possuir um Escala F-86D do golfo... e eis que surge um problema... sem dinheiro pra comprar um ARF você parte desesperado para uma planta da internet e constrói o danado... quando termina nota que a planta da internet mostra o CG quase no final da asa... e fica pensando... [i:5a592e0a2c]"Pô o carinha se enganou..., não sabe projetar aeromodelo... CG fica 30% e não a 70% da corda...cara burro Aê..." [/i:5a592e0a2c]
Duvída? Olhe a figura
Depois de voar seu treinador de asa retangular até encher o S@#o! você sentirá vontade de possuir um Escala F-86D do golfo... e eis que surge um problema... sem dinheiro pra comprar um ARF você parte desesperado para uma planta da internet e constrói o danado... quando termina nota que a planta da internet mostra o CG quase no final da asa... e fica pensando... [i:5a592e0a2c]"Pô o carinha se enganou..., não sabe projetar aeromodelo... CG fica 30% e não a 70% da corda...cara burro Aê..." [/i:5a592e0a2c]
Duvída? Olhe a figura
- Anexos
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- Olha a posição desse CG...
- F-86 reduzido.jpg (38 KiB) Exibido 8311 vezes
O incrível que o o cara que sesenhou a planta não errou... o CG de fato está a 30 - 33% da corda... só que de uma Corda média que na engenharia aeronáutica se chama "Corda média Aerodinâmica" ou em bom português[b:bc41c251a7] MAC [/b:bc41c251a7]"Mean Aerodynamic Chord"
O legal é que dominado a técnica de calcular ou desenhar a MAC, é possível encontrar rápidamente o CG de qualquer tipo de asa...
Seguem os métodos... com respectivas referências...
[i:bc41c251a7]
Nota.: postarei amanhã, pois o tempo voa e por incrível que pareça vou trabalhar daqui a pouco...[/i:bc41c251a7]
Abraço!
O legal é que dominado a técnica de calcular ou desenhar a MAC, é possível encontrar rápidamente o CG de qualquer tipo de asa...
Seguem os métodos... com respectivas referências...
[i:bc41c251a7]
Nota.: postarei amanhã, pois o tempo voa e por incrível que pareça vou trabalhar daqui a pouco...[/i:bc41c251a7]
Abraço!
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Acredito que esse tópico seja muito útil e dependendo do conteúdo, que se torne fixo para que os iniciantes aprendam mais sobre cálculos de construções e saibam o quão importante é um aeromodelo corretamente dimensionado e ajustado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- fabiofleal
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- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
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Afranca,
O CG em asas enflechadas é mesmo diferente e "recuado". tem uma forma grafica, bem simples p/ encontra-lo.
Veja esta figura postada ha algum tempo por Gustavo Murad:
http://gustavo.exel.com.br/rc/cg-de-zagi.png
O que ocorre com as asas sem enflechamento (as comuns) e que quando sao retangulares (tem uma so corda ao longo da envergadura), a mac é a propria corda. Nas trapezoidais, a mac coincide com a corda media.
Tem uma variante um pouco mais trabalhada, que é a dos jatos comerciais, onde vc pode dizer que tem 2 asas enflechadas em serie. Ai, acontece uma especie de media ponderada entre a localizacao do CG da parte mais proxima e o da mais afastada da fuselagem.
Veja neste video, por exemplo, onde esta marcado o CG do Boeing 727 (pintado na parte de cima da fuselagem)
http://www.youtube.com/watch?v=5IY-jkT_sMw#t=3m49s
No aeromodelo, p/ enfrentar rajadas e turbulencia é preciso adiantar um pouco o CG, ja que a proporção entre tamanho, vento e massa é diferente entre aeros e avioes reais.
O CG em asas enflechadas é mesmo diferente e "recuado". tem uma forma grafica, bem simples p/ encontra-lo.
Veja esta figura postada ha algum tempo por Gustavo Murad:
http://gustavo.exel.com.br/rc/cg-de-zagi.png
O que ocorre com as asas sem enflechamento (as comuns) e que quando sao retangulares (tem uma so corda ao longo da envergadura), a mac é a propria corda. Nas trapezoidais, a mac coincide com a corda media.
Tem uma variante um pouco mais trabalhada, que é a dos jatos comerciais, onde vc pode dizer que tem 2 asas enflechadas em serie. Ai, acontece uma especie de media ponderada entre a localizacao do CG da parte mais proxima e o da mais afastada da fuselagem.
Veja neste video, por exemplo, onde esta marcado o CG do Boeing 727 (pintado na parte de cima da fuselagem)
http://www.youtube.com/watch?v=5IY-jkT_sMw#t=3m49s
No aeromodelo, p/ enfrentar rajadas e turbulencia é preciso adiantar um pouco o CG, ja que a proporção entre tamanho, vento e massa é diferente entre aeros e avioes reais.
- fabiofleal
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- LaercioLMB
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Mas temos uma coisa muito importante em asas trapezoidais de mais de um trapézio, como as asas do P-51, por exemplo.
Como as asas do P-51 tem dois trapézios, temos que ver a corda m´dia da primeira seção, a corda média da segunda seção e com a corda médida de cada seção, tirar a corda média da asa e a partir daí tirar o CG de 25% a 33%, dependendo do tipo de perfil utilizado, pois a distância de 25% a 33 % irá variar sempre de acordo com o perfil usado.
Como as asas do P-51 tem dois trapézios, temos que ver a corda m´dia da primeira seção, a corda média da segunda seção e com a corda médida de cada seção, tirar a corda média da asa e a partir daí tirar o CG de 25% a 33%, dependendo do tipo de perfil utilizado, pois a distância de 25% a 33 % irá variar sempre de acordo com o perfil usado.
- Anexos
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- CG.JPG (25.04 KiB) Exibido 7375 vezes
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