Shocked Bomber em deprom com chapeado em balsa (é viável?)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

impressionante mesmo... vale a pena eu tentar usar um kfm no bomber... dos 9 perfis citados, qual deles você aconselharia?

outra coisa, o bomber, tem aquele vôo lento devido ao arrasto causado pela asa casquinha, você acha que usando um kfm, não mudaria um pouco o conceito de vôo dele?

no caso, o bomber teria mais planeio, um vôo mais "solto" do que se tivesse usando a asa casquinha...

abraço
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Bom... se fizer um perfil mais fino, ele terá menos arrasto.

Mas se fizer um KFm-5, você poderá desfrutar de um perfil "casquinha" com o efeito do perfil KFm "engrossando" a asa com o fluxo de ar.

O perfil KFm3 mais lento costuma ter 12% (da corda) de espessura máxima.

Você pode incrementar mais o perfil KFm-3 adicionando um degrau a mais (como no perfil KFm-9) e aumentar a espessura para até 15%.

Também se preferir algo mais prático (e mais chocante), seria modificar um perfil KFm-2 com 10 a 12% da espessura da asa e com o degrau indo até 40% da corda.

O formato do fluxo de ar fica bem parecido com a asa do Pico-Stick GWS.

Se quiser um Bomber mais solto, pode usar um KFm-2 7~9% de espessura com step entre 40 a 50% da corda ou KFm-3 9~10% com step-I 45~50% e step-II 70~75%.

Um bomber com mais planeio, é interessante também.

Essa é a grande vantagem do perfil KFm.... é relativamente simples de adaptar ele ao projeto de acordo com tuas necessidades de voo.

Inclusive poderá ter mais de uma asa com perfil diferente.

Inclusive ainda estava querendo testar um perfil KFm-2 variável, com um servo controlando o ângulo do step. :D

Agora que tenho um Tx TGY 9x em mãos.... estou me sentindo "poderoso" o bastante com tantos canais para fazer esse tipo de brincadeira. :lol:
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

é, achei interessante isso... estou pensando em fazer 2 asas, a convencional e a kfm para ver as diferenças em vôo... e no caso se eu fisesse um perfil kfm destes, poderia entelar normalmente? ou teria que entelar degrau por degrau neste caso? teria muita diferença?
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:c6cc40cd45="david loos"]é, achei interessante isso... estou pensando em fazer 2 asas, a convencional e a kfm para ver as diferenças em vôo... e no caso se eu fisesse um perfil kfm destes, poderia entelar normalmente? ou teria que entelar degrau por degrau neste caso? teria muita diferença?[/quote:c6cc40cd45]

Bom... Você tem que manter os degraus e todo formato do perfil para que o perfil continue a ser KFm.

É como um casquinha, se entelar em baixo ele se torna algo parecido com ClarkY.

Entendeu a idéia? :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

sei... bom, esse bomber vai ser outro que lenharei fazendo experiências hehe

todo bomber que monto acabo com ele fazendo experiências =[

mas me empolgo mais ainda em fazer outro hehe
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

S seguir a planta certinho, é mais fácil vc cair , que o Bomber lenhar...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

hehe

eu sei, o bomber praticamente não lenha, é meio impossível conseguir lenhar um bomber...

mas sempre vou mexendo em algo até fazer ele não voar mais hehe da última vez fui fazer ele ficar mais nervoso e troquei o motor, e fiz uma outra asa... ele ficou mais nervoso, até eu tentar fazer um looping e fazer ele estolar e cair... além de eu não saber fazer um looping tentei com o modelo errado hehe
Responder