Construcao Planador tipo Lak-19
- Rodrigo2004
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Algumas fotos da primeira parte do molde,
Ele foi laminado com manta de fibra de vidro desfiada, particularmente eu acho mais facil de trabalhar com ela desfiada do que inteira.
Antes de comecar a laminar eu passei cera e poli bem, repetindo isso umas 3 vezes. Amanha eu vou fazer o outro lado.
Ele foi laminado com manta de fibra de vidro desfiada, particularmente eu acho mais facil de trabalhar com ela desfiada do que inteira.
Antes de comecar a laminar eu passei cera e poli bem, repetindo isso umas 3 vezes. Amanha eu vou fazer o outro lado.
- Anexos
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- P1010009.JPG (36.77 KiB) Exibido 16141 vezes
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- P1010018.JPG (36.93 KiB) Exibido 16138 vezes
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- P1010021.JPG (26.88 KiB) Exibido 16140 vezes
- Rodrigo2004
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- Rodrigo2004
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Estou postando as novas fotos do molde pronto, detalhe que apenas em um dos lados eu coloquei gel coat para ver qual ia ser a diferenca, e sem duvida ficou muuuuito melhor do que o lado sem gel, nao que o lado sem gel coat tenha ficado ruim, mas a aparencia fica outra coisa!!
Estou com algumas duvidas de como laminar a fuselagem nesse molde, nao sei se eu lamino as duas metades espero secar, corto as rebarbas fecho e lamino por dentro, ou lamino dobrando as bordas sem cortar e fecho o molde(mas nesse caso ficariam bolhas na quina onde vai dobrar). Alguem tem alguma sugestao?
Estou com algumas duvidas de como laminar a fuselagem nesse molde, nao sei se eu lamino as duas metades espero secar, corto as rebarbas fecho e lamino por dentro, ou lamino dobrando as bordas sem cortar e fecho o molde(mas nesse caso ficariam bolhas na quina onde vai dobrar). Alguem tem alguma sugestao?
- Anexos
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- Camada de gelcoat antes de laminar
- Q1 (1).JPG (27.11 KiB) Exibido 16153 vezes
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- Molde pronto
- Q1 (4).JPG (17.99 KiB) Exibido 16153 vezes
- harpia
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Como colar as peças no molde
Eu lamino deixando um excedente de mais ou menos 1 cm em um dos lados do molde, e faço o mesmo no lado oposto. Esse excedente é apenas na última camada de fibra.
Para colar uso micro esfera de vidro e resina. A pressão do molde faz colar a fibra sem deixar bolhas.
Para colar uso micro esfera de vidro e resina. A pressão do molde faz colar a fibra sem deixar bolhas.
- Anexos
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- molde1.JPG (18.89 KiB) Exibido 16155 vezes
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- molde2.JPG (19.55 KiB) Exibido 16155 vezes
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- mode3.JPG (14.12 KiB) Exibido 16154 vezes
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- mode4.JPG (13.99 KiB) Exibido 16154 vezes
Edson
- Rodrigo2004
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- AlexanderJaskulski
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Olá Edson (Harpia)
Não sei se vc já utilizou a técnica para chapear asas com fibra de vidro mas como estive dando uma olhada no link que vc colocou estou com algumas dúvidas que talvez possa me esclarecer.
Eu pensava que com esta técnica se pintava com a cor escolhida o mylar ao início e já não era preciso pintar no final do processo porém vejo que nas fotos a cor vermelha que foi aplicada não consegue fechar bem pois aparece o reforço de carbono. Será que aplicando mais demãos fecharia bem? Alem disto o bordo de ataque tem que ser feito a mão, lixando, então... haveria que pintar de novo no final do trabalho ainda que seja só a faixa do bordo de ataque, não?
Outra questão: se colocarmos encima do mylar já pintado fibra de 110 gr/m2 cobrindo tudo e depois uma gravata (peça de reforço acabada em ponta) que pegue um terço da asa , ficaria marcada a forma da gravata (relevo) quando aplicado tudo no poliestireno?
Para um planador ACROBÁTICO de 3 metros de envergadura SEM LONGARINA que tipo de fibra e reforços vc utilizaria ?
Você falou que o mylar se encontra em indústrias de motores elétricos. Tem algum endereço no Recife?
Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho. Fico aguardando os seus progressos.
Obrigado e até
Geraldo
Não sei se vc já utilizou a técnica para chapear asas com fibra de vidro mas como estive dando uma olhada no link que vc colocou estou com algumas dúvidas que talvez possa me esclarecer.
Eu pensava que com esta técnica se pintava com a cor escolhida o mylar ao início e já não era preciso pintar no final do processo porém vejo que nas fotos a cor vermelha que foi aplicada não consegue fechar bem pois aparece o reforço de carbono. Será que aplicando mais demãos fecharia bem? Alem disto o bordo de ataque tem que ser feito a mão, lixando, então... haveria que pintar de novo no final do trabalho ainda que seja só a faixa do bordo de ataque, não?
Outra questão: se colocarmos encima do mylar já pintado fibra de 110 gr/m2 cobrindo tudo e depois uma gravata (peça de reforço acabada em ponta) que pegue um terço da asa , ficaria marcada a forma da gravata (relevo) quando aplicado tudo no poliestireno?
Para um planador ACROBÁTICO de 3 metros de envergadura SEM LONGARINA que tipo de fibra e reforços vc utilizaria ?
Você falou que o mylar se encontra em indústrias de motores elétricos. Tem algum endereço no Recife?
Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho. Fico aguardando os seus progressos.
Obrigado e até
Geraldo
- harpia
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[quote:c9414fae4d="Geraldo"]Olá Edson (Harpia)
Não sei se vc já utilizou a técnica para chapear asas com fibra de vidro mas como estive dando uma olhada no link que vc colocou estou com algumas dúvidas que talvez possa me esclarecer.
Eu pensava que com esta técnica se pintava com a cor escolhida o mylar ao início e já não era preciso pintar no final do processo porém vejo que nas fotos a cor vermelha que foi aplicada não consegue fechar bem pois aparece o reforço de carbono. Será que aplicando mais demãos fecharia bem? Alem disto o bordo de ataque tem que ser feito a mão, lixando, então... haveria que pintar de novo no final do trabalho ainda que seja só a faixa do bordo de ataque, não?
Outra questão: se colocarmos encima do mylar já pintado fibra de 110 gr/m2 cobrindo tudo e depois uma gravata (peça de reforço acabada em ponta) que pegue um terço da asa , ficaria marcada a forma da gravata (relevo) quando aplicado tudo no poliestireno?
Para um planador ACROBÁTICO de 3 metros de envergadura SEM LONGARINA que tipo de fibra e reforços vc utilizaria ?
Você falou que o mylar se encontra em indústrias de motores elétricos. Tem algum endereço no Recife?
Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho. Fico aguardando os seus progressos.
Obrigado e até
Geraldo[/quote:c9414fae4d]
Embora não seja visível nessa técnica utilizada pelo Javier e mostrada no site, o bordo de ataque é feito antes com uma tira de fibra de uns 4 cm colada com cola spray 3M77, ao longo do bordo de ataque sobre o polietireno. Posteriormente aplica-se resina para depois colar as duas camadas de fibra previamente laminadas no mylar.
Geralmente as asas feitas com essa técnica tem esse problema no bordo de ataque, mas se você já reforçou com a fibra, basta lixar e pintar para ficar na cor da asa.
Como a pintura que foi feita no artigo é uma camada muito fina para ficar mais leve, aparece a fibra que está por baixo. Particularmente não acho isto um incoveniente.
Quanto ao mylar, é um material usado para isolar motores AC. Existe em lojas que vendem fio de cobre para enrrolar motores. Dá uma olhada que você encontra.
Sobre a questão "peça de reforço acabada em ponta", não entedi essa pergunta.
Para um planador Acrobático de 3 metros de envergadura, não aconselho fazer sem longarina.
Podes fazer com uma camada de fibra de 80g/m² entre o poliestireno e a madeira, com uma longarina até 2/3 da asa.
Não sei se vc já utilizou a técnica para chapear asas com fibra de vidro mas como estive dando uma olhada no link que vc colocou estou com algumas dúvidas que talvez possa me esclarecer.
Eu pensava que com esta técnica se pintava com a cor escolhida o mylar ao início e já não era preciso pintar no final do processo porém vejo que nas fotos a cor vermelha que foi aplicada não consegue fechar bem pois aparece o reforço de carbono. Será que aplicando mais demãos fecharia bem? Alem disto o bordo de ataque tem que ser feito a mão, lixando, então... haveria que pintar de novo no final do trabalho ainda que seja só a faixa do bordo de ataque, não?
Outra questão: se colocarmos encima do mylar já pintado fibra de 110 gr/m2 cobrindo tudo e depois uma gravata (peça de reforço acabada em ponta) que pegue um terço da asa , ficaria marcada a forma da gravata (relevo) quando aplicado tudo no poliestireno?
Para um planador ACROBÁTICO de 3 metros de envergadura SEM LONGARINA que tipo de fibra e reforços vc utilizaria ?
Você falou que o mylar se encontra em indústrias de motores elétricos. Tem algum endereço no Recife?
Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho. Fico aguardando os seus progressos.
Obrigado e até
Geraldo[/quote:c9414fae4d]
Embora não seja visível nessa técnica utilizada pelo Javier e mostrada no site, o bordo de ataque é feito antes com uma tira de fibra de uns 4 cm colada com cola spray 3M77, ao longo do bordo de ataque sobre o polietireno. Posteriormente aplica-se resina para depois colar as duas camadas de fibra previamente laminadas no mylar.
Geralmente as asas feitas com essa técnica tem esse problema no bordo de ataque, mas se você já reforçou com a fibra, basta lixar e pintar para ficar na cor da asa.
Como a pintura que foi feita no artigo é uma camada muito fina para ficar mais leve, aparece a fibra que está por baixo. Particularmente não acho isto um incoveniente.
Quanto ao mylar, é um material usado para isolar motores AC. Existe em lojas que vendem fio de cobre para enrrolar motores. Dá uma olhada que você encontra.
Sobre a questão "peça de reforço acabada em ponta", não entedi essa pergunta.
Para um planador Acrobático de 3 metros de envergadura, não aconselho fazer sem longarina.
Podes fazer com uma camada de fibra de 80g/m² entre o poliestireno e a madeira, com uma longarina até 2/3 da asa.
Edson