Equipamentos para um bom FPV de alcance até 4km

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Equipamentos para um bom FPV de alcance até 4km

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Alguem pode me dar algumas referencias dos equipamentos que sejam bons para voar com um easy star da Multiplex. O Valor pode ser um intermediario, nem o mais top, nem o mais barato como falei quero um equipamento com preço justo. Preferencialmente lojas do Brasil

Obrigado
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

COmpre um kit lawmate de 1,2 ou 1,3 ghz
Uma antena Patch de 8dbi (dá um ângulo de abertura de uns 60 graus).

Use uma câmera com pelo menos 480 linhas.

Na estação de terra, lhe recomendo uma tela automotiva (12 volts) de LCD de 7 a 11 polegadas, para ser alimentada por bateria Lipo, E um distribuidor de sinal de video, se for usar óculos

A antena, vc pode por num tripé (cavalete) fotográfico

Se quiser comprar no brasil, tem várias lojas boas. Você acha os links no site www.fpvbrasil.com.br
Avatar do usuário
Orlandi
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:56 pm
Localização: Diamantina. Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Orlandi »

Juverto eu já vi em algum lugar o TX e RX de 2.4 ghz o equipamento é bem menor inclusive a antena é a mesma que se usa em placas wi-fi ( wireless ) de internet, é a mesma frequência dos novos rádios e a interferência não existe, já vi vídeos com o sistema é o alcance é em torno de 4 km sem perder imagem, tenho um sistema de segurança em minha casa que usa a frequência de 1.2 a 1.3 ghz não estou usando mais por motivo de sinal muito fraco e não tem segurança nas imagens perde muito a qualidade e o sinal é horroroso.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Os sistemas para FPV devem ser substancialmente diferentes dos sistemas de segurança doméstica, sobretudo por terem phase locker.
A Imagem que eu uso nos meus videos permanece estável por mais de 6,5km, sendo que imagino que passe dos 8km antes de começar a interferência.
Por isso o custo deles é outro.
Os Rx e os txs (que vão no avião) que eu vi para 2.4ghz tinham o mesmo tamanho dos 1.2 ghz. A antena deles era a mesma para as redes wifi, mas custa o mesmo das antenas que são feitas para 1.2 ou 1.3 ghz que tem muito mais alcance.
O que se via quando ligava um rádio 2.4 ghz junto com o downlink é que o vôo através da imagem ficava impraticável.
Boa sorte na escolha de seus equipamentos. Pesquise bem para não comprar nada errado e não compre por impulso.
Eu prefiro comprar minhas coisas lá fora, mas lá não tem garantia.
Abç
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

meu radio é o da art tech que veio com o modelo que comprei, vcs sabem o alcance dele?? ou o sistema fpv da uma autonomia maior ao radio?

abração
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

O sistema FPV dá um alcance de cerca de uns 2km com antena comum. Se usar uma patch de 30 dólares aumenta-se para uns 6-8km com imagem cristalina

O Rádio, sem booster, é para 600-1600 metros
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

[quote:284b02c704="Juverto"]O sistema FPV dá um alcance de cerca de uns 2km com antena comum. Se usar uma patch de 30 dólares aumenta-se para uns 6-8km com imagem cristalina

O Rádio, sem booster, é para 600-1600 metros[/quote:284b02c704]

Valeu meu amigo.

me responde so outra coisa, um equipamento relativamente razoável, razoável que eu falo é com um alcance de 3 ou 4 km o sistema fpv é facil de achar o problema é o radio, vc conhece algum que me de um alcance desse?


abração
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Um kit lawmate é muito comum e muito fácil de achar.

Aqui no Brasil sempre tem alguma loja vendendo (RCTECH ou AMB ou FVPRC)

Lá fora é mais barato, mas demora um tempo para chegar

Quanto a rádio, se você tiver rádio com módulo, tem módulos gringos que prometem até 15km de alcance, como o RMILEC.

Eu optei pelo DragonLink, que promete até 25 km e pode ser plugado a quase todos os rádios, desde que o rádio tenha saída em PPM, (ex futabas pela porta trainner)

O Scherer UHF LRS é muito similar, mas pelos testes ficou um pouco atrás (não sei qual a validade destes testes)

Outra opção que já usei é colocar o booster de 1w num dx6i. O meu ficou muito bom e já voei a mais de 2km com ele, com segurança. O Alcance neste caso aventam ficar em 4 ou + km. (eu nunca arrisquei).

Abraço
Avatar do usuário
Orlandi
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:56 pm
Localização: Diamantina. Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Orlandi »

Juverto tem toda razão, este sistema para câmera de segurança trabalha sem filtram pode não dar certo mesmo, tenho um amigo que comprou um fora e diz ele que funciona sim até uns 6 a 8 km, mas na dúvida ele não testou, nosso amigo João parece que está enganado de sistema deve estar pensando que o alcance é de um radio, mas não é não amigo e sim de um sistema on-board de vídeo ao vivo em aviões não de um alcance do controle do avião.
É Juverto vou pesquisar mais pois não quero me estrepar na compra, também se não servir para on-board serve para as minhas câmeras não?
Valeu um abraço e obrigado pelas dicas e informações.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

É isso mesmo, Orlandi, acho que não tinha pego o espírito da coisa.

E falando em compras:

Cara, quer uma dica para não comprar besteira por impulso?

Compre no dia seguinte, rsrsrs, já me impediu de comprar muita m#rda.

Parece enfadonho, mas não é. 1 lugar - pesquisar muito bem sobre o que se quer comprar - 2 lugar, Não comprar por impulso.

E com certeza o que não serve para FPV serve para FPR (carros) ou para segurança patrimonial.

Abraço
Responder