Desmistificando o cálculo de Aeromodelos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:46e49ce405="LaercioLMB"]Mas temos uma coisa muito importante em asas trapezoidais de mais de um trapézio, como as asas do P-51, por exemplo.
Como as asas do P-51 tem dois trapézios, temos que ver a corda m´dia da primeira seção, a corda média da segunda seção e com a corda médida de cada seção, tirar a corda média da asa e a partir daí tirar o CG de 25% a 33%, dependendo do tipo de perfil utilizado, pois a distância de 25% a 33 % irá variar sempre de acordo com o perfil usado.[/quote:46e49ce405]
Laercio,

No caso de mais de um trapézio em cada semi-asa, não deveríamos calcular a corda média (simples) de cada seção e depois uma média ponderada das cordas médias?

Abs

Marco Aurelio
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4d9b0be9e5="Mac2"][quote:4d9b0be9e5="LaercioLMB"]Mas temos uma coisa muito importante em asas trapezoidais de mais de um trapézio, como as asas do P-51, por exemplo.
Como as asas do P-51 tem dois trapézios, temos que ver a corda m´dia da primeira seção, a corda média da segunda seção e com a corda médida de cada seção, tirar a corda média da asa e a partir daí tirar o CG de 25% a 33%, dependendo do tipo de perfil utilizado, pois a distância de 25% a 33 % irá variar sempre de acordo com o perfil usado.[/quote:4d9b0be9e5]
Laercio,

No caso de mais de um trapézio em cada semi-asa, não deveríamos calcular a corda média (simples) de cada seção e depois uma média ponderada das cordas médias?

Abs

Marco Aurelio[/quote:4d9b0be9e5]

Mas acredito ser exatamente isso, porém definido com palavras diferentes, pois se pega a corda média de cada seção de uma semi asa e apsrtir dessa croda média se busca a corda média total.
Por isso é que eu tracei as cordas no desenho com cores diferentes, para sabermos onde vai cada corda para se traçar a corda média.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

A questao E: Qual fator usar como "peso" nesta media ponderada: O comprimento de cada trecho da asa ? Nao tive muito tempo de pesquisar mas ate o momento nao achei nada a respeito.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:03c0d6df80="fabiofleal"]A questao E: Qual fator usar como "peso" nesta media ponderada: O comprimento de cada trecho da asa ? Nao tive muito tempo de pesquisar mas ate o momento nao achei nada a respeito.[/quote:03c0d6df80]
Fábio,

Acredito que seria o comprimento sim ou envergadura. Veja que está diretamente relacionada a área alar de cada seção.

Um exemplo de cálculo:

Primeira seção:
Corda média 300 mm
Comprimento: 250 mm

Segunda seção:
Corda média: 200 mm
Comprimento: 500 mm

Calculo da corda média ponderada:

300 x 250 = 75.000
200 x 500 = 100.000
total : 175.000

Soma dos comprimentos médios: 750

Corda média ponderada: 175.000 / 750 = 233 mm

Se fosse uma média simples seria de: (300+200) / 2 = 250 mm

Abs

Marco Aurelio
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Faz basttante sentido e é o raciocinio que aplico nos meus avioes assim. É melhor errar p/ adiantar o CG q p/ atrapalhar. Meu Airbus A330 vai ficar com o CG no meio da croda da raiz, aprox., como é no Boeing 727. Nao sei nos outros, mas esses airliners permite que vc passeie bastante com o CG.O 727 aceita uma variação de quase 200mm ou 20cm.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Sobre as asas de duplo trapézio, as fórmulas eu tirei desse link abaixo.

http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Taller/CalculoCG.htm

Como no link tem uma base de centro das asas, fiz no modo como se fosse o mesmo das asas trapezoidais e deu certo, deu os mesmos resultados, por isso os traçados que fiz acima sobre como encontrar a corda média em uma asa de duplo trapézio.
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