arame de linkagem-RETO

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

Seguem algumas opções: arame de guarda-chuva, raio de bicicleta ou arame de aço para fazer as partes que irão conectar o servo ou horn.

Se a linkagem tiver que ser comprida, faz como antigamente, usa uma vareta de balsa dura, xicha ou cedro de + - uns 5mm x 5mm, o vareta de bambu, vai depender do tamanho do avião, força que vai fazer. Prende o "arame" na haste usando epox e enrola com linha, pode ser de costura mesmo, antes da cola secar.

Se precisar unir dois arames ou se quiser fazer uma regulagem, pode usar emenda de fio, aquelas que tem um "tubinho" com dois parafusos perpendiculares próximos as extremidades. Enfia um "arame" de cada lado, regula a distância e aperta os parafusos.

Como conduite, em distâncias curtas, ou somente quando tenho que atravessar uma caverna já usei tubo de cotonete, é duro e a conta para o arame do guarda-chuva ou vareta de fibra de 1,5mm.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Bambu....

Fatia o bambu, escolha a largura que dê maior resistência para o comprimento utilizado. Pegue uma lamparina com algodão e álcool e "queime" o bambu. Isso vai produzir uma alta resistência nas fibras semelhante a fibra de carbono.
Leve, super resistente e fácil de usar.

Na ponta amarre com linha de costura e cola o arame de linkagem.


.. pode usar bareta de balsa dura também.

Isso é utilizado a pelo menos 70 anos.
As coisas estão se perdendo......

Meu Deus.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Leonardo Paci
membro
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Mai 20, 2011 10:08 pm
Localização: Bastos-SP

Mensagem por Leonardo Paci »

nossa boa ideia... demais, muito obrigado.

e uma coisa aqueles horns que vão no braço do servo não pode apertar que não gira. mas o meu esta soltando :cry:
estou com medo de soltar no ar o que dizem?
PACI .'.
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

Boa Marcus,

Já usei calor para desentortar vareta de bambu, mas não tinha percebido que aumenta a resistência, estou planejando uma "pipa" com motor feita de bambu e vou usar essa técnica.

Meu pai é da “velha guarda” do aeromodelismo e graças a “Deus” herdei um pouco do conhecimento. Antigamente linkagem era praticamente só com vareta de "madeira".

Abraço
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O calor polimeriza o açucar que endurece dentro das fibras vegetais. Isso promove dureza e resistência ao material.
Mas se esquentar demais ou pega fogo... :lol: ou fica quebradiço.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Meu avô que fabricava gaiolas e viveiros desentortava os arames de aço torcendo-os com uma furadeira. Ele usava aqueles arames vendidos por rolo nas casas de ferragens.

Ele costumava cortar os arames em pedações de 4 metros, fixava uma ponta na parede e a outra na furadeira presa na bancada (de forma horizontal, é claro). Se protegia atrás de uma parede de compensado, ligava a furadeira por alguns segundos e Bingo! O arame ficava retinho. É lógico que às vezes o arame quebrava e dava uma chicoteada, mas isto já era previsto e ele se protegia para não ser atingido pelo arame.

Nunca vi ninguém fazer desta forma, e não sei se há alteração na resistência do arame.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Leonardo Paci
membro
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Mai 20, 2011 10:08 pm
Localização: Bastos-SP

Mensagem por Leonardo Paci »

ok


quanto aos orns alguem pode informar?
PACI .'.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:0fa58adf0d="Leonardo Paci"]ok


quanto aos orns alguem pode informar?[/quote:0fa58adf0d]
Leonardo,

Horns nos braços dos servos? Não seriam peças como estas da imagem abaixo (linkage stopper)?
[img:0fa58adf0d]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/OR016-501.jpg[/img:0fa58adf0d]


Os horns são peças que ficam presas nas superfícies de comando:
[img:0fa58adf0d]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/7-00601B.jpg[/img:0fa58adf0d]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Leonardo Paci
membro
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Mai 20, 2011 10:08 pm
Localização: Bastos-SP

Mensagem por Leonardo Paci »

A descupe-me são este primeiros (stopper)
PACI .'.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:02a510fc03="Leonardo Paci"]A descupe-me são este primeiros (stopper)[/quote:02a510fc03]
Leonardo,

O Stopper não deve ser "apertado" até travar. Dê algumas voltas na porca, mantendo o movimento livre e depois trave a porca com trava-roscas

[url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=PROBR4010-115[/url]
[img:02a510fc03]http://www.hobbydelivery.com.br/images/PROBR4010-115.jpg[/img:02a510fc03]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder