Extra 300 Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Lucas Herculano
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:39 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Lucas Herculano »

Gostaria de algumas dicas para a confecção do Canopy, testei uma garrafa Pet mas não obtive resultado satisfatório.
Quem puder ajudar...
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Lucas, tá bem bacana tua construção...

A construção do canopy geralmente é trabalhosa, mas eu fiz um CAP-232 há alguns dias e eu fiz o o canopy moldado com garrafa pet assim:

Fiz um molde de isopor e lixei até deixar o formato desejado:

[img:f92ea3aa86]https://lh3.googleusercontent.com/-X_IPczr8nxg/Ti9biI9LUfI/AAAAAAAABNY/I8jPI7RroXk/s640/2011-07-26%25252021.14.17.jpg[/img:f92ea3aa86]

[img:f92ea3aa86]https://lh4.googleusercontent.com/-TlVYnlPEUqo/Ti9jio4GKLI/AAAAAAAABNk/c0bwUV7oWSE/s640/2011-07-26%25252021.57.05.jpg[/img:f92ea3aa86]

Depois coloquei dentro de uma garrafa de coca-cola e soquei o molde com mais outros pedaços de isopor:
[img:f92ea3aa86]https://lh6.googleusercontent.com/-Qm6Y0MWFNI8/Ti9nZoJYheI/AAAAAAAABNw/jvFj9oY8tSM/s640/2011-07-26%25252022.07.56.jpg[/img:f92ea3aa86]

Depois é só esquentar no bico do fogão até a garrafa começar a encolher... so cuide para aproximar demais pra não derreter o molde. O resultado é este:
[img:f92ea3aa86]https://lh4.googleusercontent.com/-PZPmOulbX0c/Ti9zVigqxkI/AAAAAAAABN4/fjsI6hpOz-w/s640/2011-07-26%25252023.08.54.jpg[/img:f92ea3aa86]

Daí é so recortar no formato desejado e tá pronto... dependendo do isopor usado o molde pode servir pra confecionar mais canopys... eu fiz tres com o meu:

[img:f92ea3aa86]https://lh4.googleusercontent.com/-lV_iMJa_dzY/Ti94oKkcrFI/AAAAAAAABOM/hqY-M4zNNIM/s640/2011-07-26%25252023.31.11.jpg[/img:f92ea3aa86]

E aqui como que ficou no meu CAP:

[img:f92ea3aa86]https://lh5.googleusercontent.com/-pkD4HQKWcJ8/TlJfPA7WtAI/AAAAAAAABUE/PhN0uX4tYFA/s640/2011-08-20%25252012.22.57.jpg[/img:f92ea3aa86]

Qualquer duvida prende o grito!!!

Abraço.
Avatar do usuário
Lucas Herculano
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:39 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Lucas Herculano »

Ok Cebola, Estarei testando este recurso. Mas gostaria de saber se os frisos da garrafa (principalmente a coca cola) desaparecem quando aquece?
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Sim, eles somem todos, pois quando aquece ela estica bastante, mas o ideal é usar uma garrafa mais lisa, tipo as de Aquarius ou de Grapete...

As bochechas da garrafa de cocacola dão um trabalho do cão pra encolher...

Outro detalhe: tenta esticar o máximo a garrafa com o molde dentro... isso economiza um bom trabalho...

Outra coisa que dá pra fazer é ao invés de aquecer direto no bico do fogão, mergulhar a garrafa em uma panela de agua fervendo... é menos perigoso de derreter o molde...
Avatar do usuário
Lucas Herculano
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:39 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Lucas Herculano »

Obrigado a todos, esse fim de semana estarei dando sequencia no Canopy e no trem de pouso. Ele já está entelado, faltando alguns detalhes, depois posto as fotos.
Me preocuparei atualmente com a confecção do Canopy
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

Estou fazendo meu 4° extra com essa planta...são muito estáveis se utilizar a motorização correta. Eu diminui um pouco a área dos ailerons para ter um comanda mais estável e o benefício foi gritante...tenho a mesma agilidade e manobrabilidade porém, com muito mais controle das ações.
Posso ajudar na informação do cebola com relação ao Canopy...fazer na água fervendo é um saco...rsrs...demora muito e pode deformar por conta do molde ficar em contato com a água se vc deixar...como aconteceu comigo...ja no caso do fogão ou soprador térmico, o resultado é garantido e rápido...mantenha a fonte de calor a pelo menos uns 15cm e va buscando o equilíbrio na hora da aplicação de calor...tenho certeza que terá um bom resultado...assim como tudo no aeromodelismo, a calma sempre será sua grande aliada!!
Abraço e acompanhando.
Avatar do usuário
Lucas Herculano
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:39 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Lucas Herculano »

[quote:4c531bb34e="bruno occy"]Estou fazendo meu 4° extra com essa planta...são muito estáveis se utilizar a motorização correta. Eu diminui um pouco a área dos ailerons para ter um comanda mais estável e o benefício foi gritante...tenho a mesma agilidade e manobrabilidade porém, com muito mais controle das ações.
Posso ajudar na informação do cebola com relação ao Canopy...fazer na água fervendo é um saco...rsrs...demora muito e pode deformar por conta do molde ficar em contato com a água se vc deixar...como aconteceu comigo...ja no caso do fogão ou soprador térmico, o resultado é garantido e rápido...mantenha a fonte de calor a pelo menos uns 15cm e va buscando o equilíbrio na hora da aplicação de calor...tenho certeza que terá um bom resultado...assim como tudo no aeromodelismo, a calma sempre será sua grande aliada!!
Abraço e acompanhando.[/quote:4c531bb34e]
Obrigado pela dica Bruno. Eu já fiz um voo com ele e notei certa instabilidade nas manobras, imaginei isso pela largura dos ailerons que são 2,5". Muito largo se comparado com a corda da asa. Mas o modelo já está pronto e entelado, não vou modificar, talvez faça outro seguindo os detalhes que me forneceu. Mas isso vai demorar.
Qual motor e hélice você me indicaria para ele?
Grato
Lucas
Avatar do usuário
Lucas Herculano
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:39 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Lucas Herculano »

Grato a todos pelo apoio e acompanhamento.
O modelo está parcialmente pronto, já entelei e está faltando apenas os adesivos que encomendei na gráfica. Ficará pronto essa semana, mas terei tempo somente sábado ou domingo para finalizar. Preciso fazer o Canopy e trem de pouso depois.
Renato - Cessna 182
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Abr 22, 2011 3:01 pm
Localização: Italva, RJ

Mensagem por Renato - Cessna 182 »

PArabéns rapa, Muito bom!!!! Acho q vou fazer um pra mim...
Mas vem cá, qual foi o peso final com eletrônica???
Vlw...
Avatar do usuário
CMTEGAETA
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Jul 29, 2011 12:20 pm

Mensagem por CMTEGAETA »

quanto a disposição dos servos, seu eu tivesse visto antes, teria feito igual no meu, parabéns muito bacana seu extra, pretendo testar o meu este final de semana.
Responder