T-Rex550v2 - Problema na Bailarina / LOG CC100 -2Pg

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, tem 2 tipos de batentes que podem acontecer no seu heli.

1 - Batente do servo. Vá subindo ou descendo a bailarina para ver se um dos servos pára de se mover, e fica forçando. Neste caso, veja se não está exagereando na configuração de passo. 11º para o seu heli já está ótimo.

2 - Batente mecânico do flybar. Aí , você vai ter que inclinar a bailarina, em um dos cantos, no rádio. Vai ter que travar o flybar e girar o rotor. Veja com calma se em algum ponto está forçando os servos ou links.

Este último tipo de batente, se der em voo, nem sei o que pode acontecer com o heli. Nos meus, eu checo tudo isso e vou para voo.

O que eu percebo é que se tem algum link errado, fora das medidas do manual do fabrincante, em qualquer link, inclusive os do servo para a bailarina, pode dar este batente. Se estiver dentro das especificações do manual, e mesmo assim der batente, quer dizer que você pode estar exagenrando no passo.
Dias
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Dez 31, 2010 12:34 am
Localização: Fortaleza Ceará

Mensagem por Dias »

[quote:2b31cc4dfe="christian Santos"][quote:2b31cc4dfe="Gazo"]christian Santos,

Realmente o seu caso parece ser somente o ajuste dos endpoints no rádio. Mas antes de fazer isso, veja 2 coisas:

1 - Certifique-se de que todos os 3 servos da bailarina são do mesmo fabricante e modelo.
2 - Veja se o ball-link está colocando no mesmo furo do horn de todos os servos, e também, se todos os horns são iguais.

Se estiver tudo certo, é só fazer o ajuste no endpoint referente a cada canal.

Particularmente em todos os meus helis não tive que fazer tal ajuste. Todos os servos sobem e descem por igual.[/quote:2b31cc4dfe]


Gazo, bom dia!

1- Os 3 servos são os originais do kit ds610 se não me engano.
2- Os horns estão corretos e são iguais.

Então... Não consegui um ajuste legal com os horns nos servos, ou ficavam muito para cima ou para baixo, tentei ficar o mais próximo dos 90 graus e fiz o ajuste no sub-trim em meio Stick. Só que na medica que vou subindo ou descendo o stick ela vai desnivelando.

Fiz os ajustes nos enpoints e agora a bailarinha esta subindo e descendo alinhadinha com todos os servos, mas surgiu um problema...

No endpoint do aileron tive que colocar 90, nos outros ficaram acima dos 100 e nosso colega Dias disse...

[quote:2b31cc4dfe="Dias"]christian Santos,

Só reforçando que faça ajustes que aumentem o curso dos servos para nivelar a bailarina , cuidado tb em checar se tá dando batente![/quote:2b31cc4dfe]

O que preciso fazer para arrumar isso, saberia me dizer ?

Obrigado pela ajuda![/quote:2b31cc4dfe]



Christian entendi a dúvida é quanto ao 90 do aileron.........li em algum lugar, procurei mas não encontrei que não se deve reduzir o curso de um servo abaixo de 95% e é preferível aumentar o curso dos outros servos para compensar......pelo que entendi para nivela a bailarina nos extremos precisou reduzir o curso desse servo para 90 neh? no meu caso eu subiria o curso do aileron para 95 e reduzia dos outros (creio que provavelmente aumentou acima de 100 o curso do pitch e elevator)
o pitch e elevator ta em quanto de end point? alguem tem outra sugestão?
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:6ea754c9c6="Gazo"]Cara, tem 2 tipos de batentes que podem acontecer no seu heli.

1 - Batente do servo. Vá subindo ou descendo a bailarina para ver se um dos servos pára de se mover, e fica forçando. Neste caso, veja se não está exagereando na configuração de passo. 11º para o seu heli já está ótimo.

2 - Batente mecânico do flybar. Aí , você vai ter que inclinar a bailarina, em um dos cantos, no rádio. Vai ter que travar o flybar e girar o rotor. Veja com calma se em algum ponto está forçando os servos ou links.

Este último tipo de batente, se der em voo, nem sei o que pode acontecer com o heli. Nos meus, eu checo tudo isso e vou para voo.

O que eu percebo é que se tem algum link errado, fora das medidas do manual do fabrincante, em qualquer link, inclusive os do servo para a bailarina, pode dar este batente. Se estiver dentro das especificações do manual, e mesmo assim der batente, quer dizer que você pode estar exagenrando no passo.[/quote:6ea754c9c6]

No caso eu refiz toda a linkagem seguindo as medidas do manual e não tenho problema com batente, esta tudo correto.

Estou com probelma somente para alinhar a bailarina em seus cursos maximo e minimo, que no caso, fiz os ajustes nos endpoints e ficou nivelada tanto na subida como na descida do stick.

[b:6ea754c9c6]Alterei os endpoints, no Pitch e Elevator ficaram acima dos 100%, mas quando mexi no endpoint do servo do aileron tique que diminuir de 100 para 90 e nisso consegui o alinhamento, só que disseram que não posso diminuir o curso, somente aumentar. Não sei o que faço agora![/b:6ea754c9c6]
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Dias
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Dez 31, 2010 12:34 am
Localização: Fortaleza Ceará

Mensagem por Dias »

[quote:b29b0af044="christian Santos"][quote:b29b0af044="Gazo"]Cara, tem 2 tipos de batentes que podem acontecer no seu heli.

1 - Batente do servo. Vá subindo ou descendo a bailarina para ver se um dos servos pára de se mover, e fica forçando. Neste caso, veja se não está exagereando na configuração de passo. 11º para o seu heli já está ótimo.

2 - Batente mecânico do flybar. Aí , você vai ter que inclinar a bailarina, em um dos cantos, no rádio. Vai ter que travar o flybar e girar o rotor. Veja com calma se em algum ponto está forçando os servos ou links.

Este último tipo de batente, se der em voo, nem sei o que pode acontecer com o heli. Nos meus, eu checo tudo isso e vou para voo.

O que eu percebo é que se tem algum link errado, fora das medidas do manual do fabrincante, em qualquer link, inclusive os do servo para a bailarina, pode dar este batente. Se estiver dentro das especificações do manual, e mesmo assim der batente, quer dizer que você pode estar exagenrando no passo.[/quote:b29b0af044]

No caso eu refiz toda a linkagem seguindo as medidas do manual e não tenho problema com batente, esta tudo correto.

Estou com probelma somente para alinhar a bailarina em seus cursos maximo e minimo, que no caso, fiz os ajustes nos endpoints e ficou nivelada tanto na subida como na descida do stick.

[b:b29b0af044]Alterei os endpoints, no Pitch e Elevator ficaram acima dos 100%, mas quando mexi no endpoint do servo do aileron tique que diminuir de 100 para 90 e nisso consegui o alinhamento, só que disseram que não posso diminuir o curso, somente aumentar. Não sei o que faço agora![/b:b29b0af044][/quote:b29b0af044]

veja a resposta anterior Christian pode ajudar! aumente Aile para 95 e baixe o pith e elevator e veja se resolve!
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:3ba40b9eed="Dias"] veja a resposta anterior Christian pode ajudar! aumente Aile para 95 e baixe o pith e elevator e veja se resolve![/quote:3ba40b9eed]

Não tinha visto sua resposta, não estou em casa agora para poder confirmar, mas acho que o pitch e o elevator ficaram com uns + ou - 110%.

Quando chegar em casa vou tentar fazer a alteração e ver se melhora.

Tem alguma dica ou manhã para saber se o angulo dos horns estão em 90 graus ou vai no olhometro mesmo ? Rsss

É sempre bom ter ajuda de pessoas que contribum.

Obrigado!!!
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Dias
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Dez 31, 2010 12:34 am
Localização: Fortaleza Ceará

Mensagem por Dias »

[quote:7e03ea177c="christian Santos"][quote:7e03ea177c="Dias"] veja a resposta anterior Christian pode ajudar! aumente Aile para 95 e baixe o pith e elevator e veja se resolve![/quote:7e03ea177c]

Não tinha visto sua resposta, não estou em casa agora para poder confirmar, mas acho que o pitch e o elevator ficaram com uns + ou - 110%.

Quando chegar em casa vou tentar fazer a alteração e ver se melhora.

Tem alguma dica ou manhã para saber se o angulo dos horns estão em 90 graus ou vai no olhometro mesmo ? Rsss

É sempre bom ter ajuda de pessoas que contribum.

Obrigado!!![/quote:7e03ea177c]

heheheh sou metódico com esses detales (horn a 90º)..........já pensei até em colocar bolha de nível no horn pra checar mas não cheguei a tentar kkkkkk.......faço no olhômetro mesmo hehehe acreditando que tah tudo a 90 graus com os links acertados no paquímetro e lever em cima! ......se alguém tiver uma manha para isso tb gostaria de saber rsrsrsrs
Sem desvirtuar muito o tópico tá gostando do Futaba T8FG? tou esperando um chegar!
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:dd46e541e4="Dias"]Sem desvirtuar muito o tópico tá gostando do Futaba T8FG? tou esperando um chegar![/quote:dd46e541e4]

É um baita rádio, estou gostando bastante, mas tem muita coisa nele que ainda não descobri para que serve...rsss

Eu comprei o CGY750 e vou transformar meu 550 em flaybarless, ai sim vou ter que aprender a usar mesmo o rádio, pois toda a configuração pode ser feita por ele e não pela central do flaybarless.

Por isso estou realmente empenhado em resolver estes detalhes de alinhamento, pois o flaybarless é bem mais arisco.
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Dias
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Dez 31, 2010 12:34 am
Localização: Fortaleza Ceará

Mensagem por Dias »

[quote:c8307ffb8d="christian Santos"][quote:c8307ffb8d="Dias"]Sem desvirtuar muito o tópico tá gostando do Futaba T8FG? tou esperando um chegar![/quote:c8307ffb8d]

É um baita rádio, estou gostando bastante, mas tem muita coisa nele que ainda não descobri para que serve...rsss

Eu comprei o CGY750 e vou transformar meu 550 em flaybarless, ai sim vou ter que aprender a usar mesmo o rádio, pois toda a configuração pode ser feita por ele e não pela central do flaybarless.

Por isso estou realmente empenhado em resolver estes detalhes de alinhamento, pois o flaybarless é bem mais arisco.[/quote:c8307ffb8d]

Achei bonito e leve esse futaba! vai ficar top o heli heim!com certeza tem que está tudo perfeito .... mas estamos falando de um 550 neh? .....qual cabeçote FBL vai colocar convencional ou DFC?
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:a1983f3fac="Dias"]Achei bonito e leve esse futaba! vai ficar top o heli heim!com certeza tem que está tudo perfeito .... mas estamos falando de um 550 neh? .....qual cabeçote FBL vai colocar convencional ou DFC?[/quote:a1983f3fac]

Sim,550v2.
Vou colocar o DFC, a nova main gear helicoidal e pás edge...

Olha o bichinho ai...

[img:a1983f3fac]http://img268.imageshack.us/img268/7615/trex55001.jpg[/img:a1983f3fac]

[img:a1983f3fac]http://img163.imageshack.us/img163/6039/trex55003.jpg[/img:a1983f3fac]
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Dias
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Dez 31, 2010 12:34 am
Localização: Fortaleza Ceará

Mensagem por Dias »

[quote="christian Santos"][quote:4000fe97d7="Dias"]Achei bonito e leve esse futaba! vai ficar top o heli heim!com certeza tem que está tudo perfeito .... mas estamos falando de um 550 neh? .....qual cabeçote FBL vai colocar convencional ou DFC?[/quote:4000fe97d7]

Sim,550v2.
Vou colocar o DFC, a nova main gear helicoidal e pás edge...



tah show total heim ...CC 100! olha o meu ai!!!!! cc100 vbar radix
[img:4000fe97d7]http://img864.imageshack.us/img864/3791/dsc00220he.jpg[/img:4000fe97d7][/url]
Responder