Convertendo sua fonte chaveada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

O meu tuto é mais para iniciantes , mas consome um pouco da energia da fonte
2,5W,

O do claudio è um pouco mais complexo,mas utiliza melhor a energia da fonte.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Dependendo da fonte o do Cláudio pode precisar do resistor de fio também, aí empata.

A vantagem de aumentar a tensão é que a fonte consegue alimentar 2 Tritons em corrente máxima sem baixar de 11V, por exemplo, e assim o carregador não reclama.

A minha é até mais simples, eliminei quase todos os fios, inclusive do liga-desliga, e tiro apenas 1 par de fios amarelos e 1 par de pretos para fora, que liguei em um conector fêmea (o macho fica no carregador).
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

Coloque a sua lá tambem,

A do claudio se voce botar um potenciometro no lugar dos resistores divisores de tensão, a voltagem pode ser alterada, vira uma fonte ajustavel.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A minha está variável entre 1,4 e 4,9V na saída de +5V (ótimo para cortador vertical e para meu pirógrafo) e entre 8 e 17V na linha de +12V (aquece um arco de 1m com fio de cerca elétrica facilmente).
O resistor foi uma solução temporária para prevenir o desarme, mas já estou estudando novas modificações para contornar isso...
Fico feliz que o material seja útil!
Abraços a todos !
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Arthur, comprei quase tudo, só não achei o resistor 10 Ohms 10W acabei comprando um que não sei se cai dar certo, mas acabei comrando assim mesmo! me diz aew se serve!

abraço
Anexos
12R 10W.jpg
12R 10W.jpg (6.95 KiB) Exibido 19546 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:c1bd69c871="SH4RK0"]Arthur, comprei quase tudo, só não achei o resistor 10 Ohms 10W acabei comprando um que não sei se cai dar certo, mas acabei comrando assim mesmo! me diz aew se serve!

abraço[/quote:c1bd69c871]

Serve, sim.
Júlio César
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Otimo... acabei de terminar hehehe :D:D

Agora outra duvida! O meu antigo cortador "torradeira" hehehe usava em um metro de fio de cerca eletrica, posso usar o mesmo fio de que eu usava antes? 1m de fio de cerca. Abraço
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Acho que com a saída em torno de 12 volts só dará para uns 70 cm de fio, e não para 1m... Pelo menos o fio que eu tenho aqui necessita de uns 17 volts para 1m...
Novidade!!!!! Não precisa mesmo do resistor... hehehe....
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Tem como eu conseguir esses 17v nessa minha fonte??
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Da maneira que você a modificou acho que não... A minha vai de 6 a 19V na linha de +12... Use as informações do tutorial, mas se quiser tensão variável, substitua um dos resistores por um potenciometro mais um resistor (NÃO USE apenas o potenciometro, pois em uma das posições extremas você pode ter problemas)... Os valores dependem da referencia do CI controlador, que geralmente é de 2,5V, mas que em algumas fontes que estou preparando é de 5V, assim não dá para te fornecer valores numericos...
Tem mais um detalhe: é necessário retirar a referencia do CI da linha de +12V, ao invés da linha de +5V, como é o modo "original" da fonte... Isso às vezes envolve cortar trilhas e fazer "pontes" de fio.
Responder