Airbus A330 - Mais videos
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Neceles
Eu nunca gostei de fazer naceles. É uma das partes mais dificeis de se viablilizar o "shape" dentro dos limites de peso e com um minimo de acabamento. Por sorte, um amigo americano antes de se mudar de volta p/ lá me deixou algumas folhas de Blue Core, que é muito facil de lixar e de colar.
mesmo p/ EDFs de 55mm, as nacelles originais do card model ficariam grandes. Precisei mudar para aquelas com um cone saindo atras, old fashion.
mesmo p/ EDFs de 55mm, as nacelles originais do card model ficariam grandes. Precisei mudar para aquelas com um cone saindo atras, old fashion.
- Anexos
-
- Partes de depron ja prontas. Ao fundo, a folha de blue core
- 260920111055.jpg (21.54 KiB) Exibido 1276 vezes
-
- Confirmando, a impressao esta na escala certa p/ EDF55
- 260920111052.jpg (15.7 KiB) Exibido 1276 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
...
Como fazer nacelles é algo muito chato, resolvi cuidar do resto: Lixar as partes de isopor da asa p/ futuramente elas receberem o vinil e fazer as nervuras que vao unir as partes da asa, que será baionetada.
Só que antes disto, chegaram os trens de pouso e veio a primeira surpresa brochante:
Nao tem espaço p/ a estrutura na retração do trem.
Só que antes disto, chegaram os trens de pouso e veio a primeira surpresa brochante:
Nao tem espaço p/ a estrutura na retração do trem.
- Anexos
-
- Olha a encrenca: Só um filete de isopor p/ segurar a parte traseira da asa :(
- teste de encaixe do trem na asa.jpg (23.58 KiB) Exibido 1274 vezes
-
- Não é que ficou legal ? A chaveta do 2º estagio da suspensao é um parafuso. ajustando ele, esperamos que o trem cumpra o requisito de nao devolver o aviao ao ar apos o pouso.
- trem pronto.jpg (31.01 KiB) Exibido 1274 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
...
A foto a seguir mostra la na bancada as partes da asa (e o pepino que surgiu - a falta de espaço) junto com as naceles semi-prontas, ao fundo. falta ainda fazer o revestimento, que sera so uma "capa" de blue core, lixada ate chegar no shape.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Oops!
Faltou a foto. Reparem que em cima da cixinha plastica, ao lado do AMX, tem um prototipo, usado p/ testar o processo de fabricação e eventuais ajustes de forma p/ fazer com que a saida de ar seja 85% da entrada. Tb pintei as saidas de prata por fora e preto fosco por dentro, com Colorgin Eco (Spray), que nao ataca o depron nem o blue core.
- Anexos
-
- nacelles prontas e isopor cortado.jpg (23.84 KiB) Exibido 1274 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Fixação da asa
Bom... Todo o projeto empacou na fixação da asa e na estruturação da seção central da mesma.
depois de muita quebração de cabeça, cheguei à conclusão que o jeito é inverter o conceito e passar o parafuso p/ a frente. AO inves de 2 pinos na frente, uma unica lingueta no BF da seção central travaria a asa na vertical. Porém, esta lingueta precisaria ser capaz se sustentar toda a parte da asa onde fica o trem. A solução foi criar uma lingueta de compensado. Por sorte, ainda tinha aqui um compensado dado pelo nosso amigo Ernalto Junior há alguns anos. Alguns neuronios queimados depois, cheguei ao shape da peça. E dá-lhe epoxi!
depois de muita quebração de cabeça, cheguei à conclusão que o jeito é inverter o conceito e passar o parafuso p/ a frente. AO inves de 2 pinos na frente, uma unica lingueta no BF da seção central travaria a asa na vertical. Porém, esta lingueta precisaria ser capaz se sustentar toda a parte da asa onde fica o trem. A solução foi criar uma lingueta de compensado. Por sorte, ainda tinha aqui um compensado dado pelo nosso amigo Ernalto Junior há alguns anos. Alguns neuronios queimados depois, cheguei ao shape da peça. E dá-lhe epoxi!
- Anexos
-
- lingueta da asa.jpg (23.38 KiB) Exibido 1263 vezes
-
- lingueta da asa2.jpg (21.19 KiB) Exibido 1265 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
...
Vamos agora fazer as nervuras que mencionei antes. Esta foi a parte facil: Uma boa balsa nativa da Tevel, faquinha nova, pefil desenhado com molde de papel mesmo, da propria impressao (so ajustei ele p/ a corda na parte da baioneta / pylon) e usando os proprios tubos de fibra de carbono como serras-copo manuais, seguidas de lixa, lá estavam as nervuras.
Ao redor dos furos, um pouco de CA (super bonder) evitara que a balsa ceda com a passagem dos tubos.
P/ atender aos requisitos dos pylons, as nervuras que abrigam os nucleos deles receberam reforço de epoxi p/ der resistencia com flexibilidade.
Ao redor dos furos, um pouco de CA (super bonder) evitara que a balsa ceda com a passagem dos tubos.
P/ atender aos requisitos dos pylons, as nervuras que abrigam os nucleos deles receberam reforço de epoxi p/ der resistencia com flexibilidade.
- Anexos
-
- Nucleo do Pylon com reforco.jpg (28.83 KiB) Exibido 1258 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Seacadas as colas
É hora de marcar onde serão os cortes para:
Nervuras de ancoragem das baionetas (estas sao nervuras parciais, p/ não fragilizar nem aumentar o peso)
Abrigar os ESCs - A ideia é instalar eles na asa p/ receber o fluxo do vento
Passar a fiação
etc etc
Nervuras de ancoragem das baionetas (estas sao nervuras parciais, p/ não fragilizar nem aumentar o peso)
Abrigar os ESCs - A ideia é instalar eles na asa p/ receber o fluxo do vento
Passar a fiação
etc etc
- Anexos
-
- Reparem que novamente, lá está um prototipo. Fiz ele a partir de uma daquelas partes que perdemos ao tentar cortar a asa (executar o washout complicou demais o corte). O prototipo evita mais perdas de peças. VC só corta a peça final, quando sabe que vai d
- asa marcada antes de escavar e prototipo.jpg (31.16 KiB) Exibido 1255 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
...
...
- Anexos
-
- marcacoes da asa.jpg (29.73 KiB) Exibido 1253 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Inspiração
P/ fechar a noite mirando no objetivo:
- Anexos
-
- 6786298336_f1e212173b_o.jpg (35.1 KiB) Exibido 1252 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Aqui vamos nós
Bom... é hora de começar a "cavar" o isopor nas marcações e ver o quanto restara de material em torno do mecanismo dos retrateis. Usei 2 das ferramentas da dremel 300. Ficou tudo pronto muito rapido e de forma bem tranquila.
- Anexos
-
- asa escavada com a dremel.jpg (29.54 KiB) Exibido 1224 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.