Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Eu achei como faz o teste range, mas acho que não funcionou.

Pelo que vi basta ligar o TX e depois ficar segurando o botão do bind do modulo, com isso ele entra em range test enquanto ficar segurando.

Fiz o teste em casa e o RX apagou o led (perdeu o sinal) no mesmo ponto que sem esse modo de range test.

Alguem já usou esse recurso do Turnigy 9x?
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Re: Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Mensagem por FB »

[quote:fdfdca37c1="Moust"](Turnigy 9X não tem failsafe, quando ele perde o sinal, continua com a ultima posição de cada stick até reconectar).
[/quote:fdfdca37c1]

por favor pare de repetir esta informação equivocada...

se voce desligar o transmissor do 9X os sinais para os servos desaparecem e se os controles permanecem onde estavam é porque os servos pararam de receber o sinal...

isso pode ser facilmente comprovado com um osciloscópio...

se não tiver um osciloscópio basta conectar um ESC e voce vai ver que ao perder o sinal o motor para pela ausência de pulso para o ESC...
Voo logo existo...
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Mensagem por Moust »

[quote:9042bef053="FB"][quote:9042bef053="Moust"](Turnigy 9X não tem failsafe, quando ele perde o sinal, continua com a ultima posição de cada stick até reconectar).
[/quote:9042bef053]

por favor pare de repetir esta informação equivocada...

se voce desligar o transmissor do 9X os sinais para os servos desaparecem e se os controles permanecem onde estavam é porque os servos pararam de receber o sinal...

isso pode ser facilmente comprovado com um osciloscópio...

se não tiver um osciloscópio basta conectar um ESC e voce vai ver que ao perder o sinal o motor para pela ausência de pulso para o ESC...[/quote:9042bef053]

Voce ja checou isso FB?

Pois meu receptor do Turnigy 9x estava ligado a uma controladora Multiwii. Através do computador eu via a leitura dos canais do rádio e quando desligada o TX os sinais do RX permaneciam os mesmos.

Tanto é verdade que quando perdi o sinal do Turnigy 9x uma vez o quad continuo voando de acordo com a ultimo posição de sticks que havia usado. Veja o video:

http://www.youtube.com/watch?v=uQEMJIvm7bA

[yt]uQEMJIvm7bA[/yt]

Por acaso tem como definir o que acontece com os sinais dos canais do RX quando ele perde o sinal? Pois com o Frsky, o padrão que vem é igual ao do RX do Turnigy: 9x: ele mantem a ultima posicao dos sticks. Se quiser que o canal throttle va para 0, por exemplo, é preciso configurar isso.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

http://evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=134020

procurei varios sites pela internet e parece que não é possivel habilitar o failsafe com o modulo padrão que vem com o Turnigy 9x, pois ele só opera com PPM e o failsafe só funciona com PCM
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Olha vou te dizer algo que aconteceu comigo...

Sempre usei o 9X tudo original (e ainda uso), costumo voar muito longe e muito alto, acho que chego uns 500mts facil com meu glow.

Dentro do aero, tinha costume de dobrar a antena junto ao RX e prender tudo com uma espuma, pois já tive problemas de antenas arrancadas em quedas..
E ai, neste aero a bateria fica colada em uma lateral e o RX em outra... (vai vendo), mas até ai tudo normal.. mas um dia tava todo mundo voando e não sei por que cargas daguas coloquei a antena apontada 45graus pra frente como muitos aeromodelistas fazem, e justamente quando eu estava passando a uns 70 metros e uns 20 metros de altura (bem na posicao da ponta da antena) o aero travou e continuou a curva que eu estava fazendo... após uns 2 segundos ele retomou e eu consegui alinhar e pousar...
O problema é que a bateria ficou "tampando" a antena quando o aero vinha da esquerda pra direita, e devido ao sinal fraco gerado pela ponta da antena, e excesso de sinais de todos os outros aeros voando o RX não conseguiu trabalhar direito.. Quando o aero passou um pouco pro lado, e pegou sinal mais forte da lateral da antena já voltou a obedecer..

O negocio é ter muita calma nesta hora...

A solução foi esticar a antena pra traz do modelo não deixando ela ficar tão próxima da bateria.. e nunca mais usar a antena neste angulo de atuação.. Tudo vai depender da forma que vc segura o controle, se segurar ele apontando para baixo, pode deixar ela reta, ou se segurar ele reto, deixe dobrada pra cima, ou para o lado (que também não é indicado mas é melhor do que os 45 graus pra frete). O ideal inclusive era deixa-la deitada 45 graus para baixo, mas o Turnigy não tem esta regulagem..

Depois disto voltei a voar normal no meio da turma toda, inclusive com mais aeros ao mesmo tempo e nunca mais tive problemas, não troquei nada, apenas ajustei as antenas corretamente.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Re: Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Mensagem por FB »

[quote:f0d3942c19="Moust"]Voce ja checou isso FB?

Pois meu receptor do Turnigy 9x estava ligado a uma controladora Multiwii. Através do computador eu via a leitura dos canais do rádio e quando desligada o TX os sinais do RX permaneciam os mesmos.

Tanto é verdade que quando perdi o sinal do Turnigy 9x uma vez o quad continuo voando de acordo com a ultimo posição de sticks que havia usado. Veja o video:

http://www.youtube.com/watch?v=uQEMJIvm7bA

Por acaso tem como definir o que acontece com os sinais dos canais do RX quando ele perde o sinal? Pois com o Frsky, o padrão que vem é igual ao do RX do Turnigy: 9x: ele mantem a ultima posicao dos sticks. Se quiser que o canal throttle va para 0, por exemplo, é preciso configurar isso.[/quote:f0d3942c19]


chequei sim, com osciloscópio...

o que está acontecendo é que a sua CONTROLADORA está mantendo os sinais na ausência de sinal de rádio...
Voo logo existo...
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Re: Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Mensagem por FB »

[quote:f1e33c009b="sandman_br"]

Não tem failsafe! Faça um teste simples, ligue o aero e o tx, coloque o motor no máximo e depois desligue o rádio, veja se o motor para ou continua girando.[/quote:f1e33c009b]

foi exatamente o que eu disse, não tem fail-safe e se desligar o transmissor o motor para...
Voo logo existo...
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

alisson, para alcance maximo, o ideal seria a antena do rx na vertical e a antena do tx na vertical também?

FB, ativei o failsafe na multiwii que funciona assim: se o rx perder a conexão com o tx, o sinal dos canais iria para zero, com isso, a multiwii iria constatar que o canal do throttle (é o canal que ela checa) está em zero e se ficar em 0 por mais de 1 segundo (ou outro periodo escolhido) ela ativa o failsafe que pode por exemplo fazer o quad estabilizar e manter um throttle menor que o hover que fará o quad descer e pousar

Fiz um teste, liguei um servo no canal throttle e coloquei o throttle no meio. Quando desligo o TX o servo mantém a mesma posição (meio), ou seja, não vai todo para um lado (que seria o throttle 0)
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:43c279f252="Moust"]
FB, ativei o failsafe na multiwii que funciona assim: se o rx perder a conexão com o tx, o sinal dos canais iria para zero, com isso, a multiwii iria constatar que o canal do throttle (é o canal que ela checa) está em zero e se ficar em 0 por mais de 1 segundo (ou outro periodo escolhido) ela ativa o failsafe que pode por exemplo fazer o quad estabilizar e manter um throttle menor que o hover que fará o quad descer e pousar

Fiz um teste, liguei um servo no canal throttle e coloquei o throttle no meio. Quando desligo o TX o servo mantém a mesma posição (meio), ou seja, não vai todo para um lado (que seria o throttle 0)[/quote:43c279f252]

ou seja, quem está mantendo os motores em funcionamento é a controladora e não o receptor...

no seu teste o comportamento observado é o normal, o servo permanece na mesma posição na ausência de sinal, o que não acontece com um ESC, portanto a afirmação "[b:43c279f252]quando ele perde o sinal, continua com a ultima posição de cada stick até reconectar[/b:43c279f252]" não é verdadeira e leva a entendimentos errôneos uma vêz que não é o receptor e sim o servo quem mantém a posição...
Voo logo existo...
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Irei testar com um ESC + motor então ;)

Tomara que voce esteja certo pois isso será muito util
Responder