Controladora de gimbal 3 eixos com Evvgc - baixo custo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Valeu pelas dicas alsoares ;)

To empacado aqui, nao consigo mandar o firmware para placa de jeito nenhum. Conectei o 3,3v GND TX e RX do UART na Evvgc, coloquei um jumper no boot0 e outro no NRST.

Entrei no Flash Loader, tirei o NRST e apertei next, mas ele não consegue conectar com a placa. A porta COM está certa e o RX do UART está no TX da Evvgc e vice versa. Ja tentei trocar (pois poderia estar errado os nomes) mas nao adiantou tambem.

Tem alguma dica? Brabeira
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Moust, essa placa tem duas uarts. Tá usando a uart1? E não conecta a lipo de jeito nenhum. Alimenta a placa via uart1/usb mesmo.

O procedimento tá correto, coloca os dois jumpers, conecta a uart/usb na placa, abre o flash loader, tira o nrst e next. Se voce ja checou a porta e ela está correta, sei não...

Já gravei o firmware, já carreguei a gui e já fiz uma primeira configuração dos 3 eixos, comecei pelo pitch, depois roll e finalmente o yaw. Usa a uart4 pra comunicação com a gui, aí pode conectar a lipo.

E quanto aos resistores eu me enganei. Minha placa não veio com os resistores que protegem os fets... mas como já tenho duas placas 1.3 vindo por aí, não tô muito preocupado, embora pense em comprar os resistores de 3.3k pra soldar.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:4988a684e3="alsoares"]Moust, essa placa tem duas uarts. Tá usando a uart1? E não conecta a lipo de jeito nenhum. Alimenta a placa via uart1/usb mesmo.

O procedimento tá correto, coloca os dois jumpers, conecta a uart/usb na placa, abre o flash loader, tira o nrst e clica next. Se voce ja checou a porta e ela está correta, sei não...

Já gravei o firmware, já carreguei a gui e já fiz uma primeira configuração dos 3 eixos, comecei pelo pitch, depois roll e finalmente o yaw. Usa a uart4 pra comunicação com a gui, aí pode conectar a lipo.

E quanto aos resistores eu me enganei. Minha placa não veio com os resistores que protegem os fets... mas como já tenho duas placas 1.3 vindo por aí, não tô muito preocupado, embora pense em comprar os resistores de 3.3k pra soldar.[/quote:4988a684e3]
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Opa, valeu pelas dicas alsoares

Consegui resolver, o problema é que meu USB UART é 5v então tive que usar um conversor de nivel logico para fazer a ligação com a evvgc que é 3.3v. Tinha ligado errado uns cabos mas consegui mandar o codigo para a placa! ;)

Aparentemente a placa está funcionando legal, só não consegui mandar o bootloader que permite mandar firmwares pelo usb, mas tudo bem.

Agora é tunar e ver no que dá

A minha placa é a 1.2 tambem sem os resistores, mas ta tranq por enqto
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:fd164baaf4="Moust"]Opa, valeu pelas dicas alsoares

Consegui resolver, o problema é que meu USB UART é 5v então tive que usar um conversor de nivel logico para fazer a ligação com a evvgc que é 3.3v. Tinha ligado errado uns cabos mas consegui mandar o codigo para a placa! ;)

Aparentemente a placa está funcionando legal, só não consegui mandar o bootloader que permite mandar firmwares pelo usb, mas tudo bem.

Agora é tunar e ver no que dá

A minha placa é a 1.2 tambem sem os resistores, mas ta tranq por enqto[/quote:fd164baaf4]

Acho que já consegui algo viável em termos de valores para minha sony nex. Estou agora tentando usar o putty para verificar o retorno de erros I2C. Mas não deve de ter muito erro não, tá super tranquila a estabilização. Se liga que o yaw não oferece resistência a eventos externos, ou seja, se você, por exemplo, girar o gimbal com a mão, ele não retorna pra posição original. É uma limitação de hardware, não sei se a alexmos 3 eixos também é assim, estou com uma novinha mas parece que vai ficar guardada, por enquanto. :)
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Esse lance do yaw ainda nao testei pois estou usando o yaw auto pan.

Tipo, voce vira e depois de um tempo ele acompanha.

Ainda nao mexi nos ganhos.

Voce tem esse adaptador USB UART com voltagem 3,3v alsoares? Pode ligar ele na UART 4 p abrir a GUI junto com a Lipo conectada?
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:f3f0d6f489="Moust"]Esse lance do yaw ainda nao testei pois estou usando o yaw auto pan.

Tipo, voce vira e depois de um tempo ele acompanha.

Ainda nao mexi nos ganhos.

Voce tem esse adaptador USB UART com voltagem 3,3v alsoares? Pode ligar ele na UART 4 p abrir a GUI junto com a Lipo conectada?[/quote:f3f0d6f489]

É, eu testei o auto pan, é o follow me mode que tem lá na alexmos também, mas ainda não é possível configurar os limites que definem a ativação do auto pan.
Tenho sim, peguei na goodluckbuy. Pode conectar na uart4, ativar a gui pela COM associada à USB e depois conecta a lipo sem problemas. Só a uart1 é que dá pau se conectar a lipo. Vai fritar a placa.
Usei o putty e minha plaquinha tá beleza, não retornou nenhum erro I2C do sensor.

Cuidado com os ganhos com essa 1.2, se aumentar muito os fet podem fritar. Vai na manha, zera tudo e vai subindo aos poucos. A minha aparentemente está ok, mas voando é outra coisa, né... ainda não pendurei no octo.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Show entao, pois posso manter a GUI ligada e ir ajustando os ganhos.

Para queimar a placa acho que só se colocar o power muito alto, né isso? Se aumentar muito o P e D acho que não acontece nada. Curioso que a evvgc não tem o parametro I
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:28d0a5c619="Moust"]Show entao, pois posso manter a GUI ligada e ir ajustando os ganhos.

Para queimar a placa acho que só se colocar o power muito alto, né isso? Se aumentar muito o P e D acho que não acontece nada. Curioso que a evvgc não tem o parametro I[/quote:28d0a5c619]

O certo é começar com tudo zerado. Vai aumentando o P aos poucos até perceber que o gimbal tá excitando além da conta, ele começa a querer oscilar. Diminui um pouquinho e entra com o D, até ver que ao dar um toque no pitch, por exemplo, a oscilação é quase inexistente. Vai subindo aos poucos assim o P e o D. o I é calculado internamente ou não existe. Mas na próxima gui que está sendo desenvolvida o I vai entrar nos cálculos para a estabilização.

Fiz um vídeo tosco do que já consegui, olha aí:
http://www.youtube.com/watch?v=oKglUh3WY5w

Precisando melhorar o yaw, ainda tem um drift ao girar o gimbal.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Po ta ficando bem show alsoares!! Fiquei curioso de ver o video onboard, se der dps upa ae

O problema de aumentar muito o D é que ele pode amplificar as vibrações, mas é setar um valor e voar p ver no que dá
Responder