Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por LaercioLMB »

ademirpinto escreveu:Reforço as palavras do "Thalles Santiago", qual a solução para isso?



Eu usaria uma só bateria de maior capacidade do que duas de menor capacidade.
Se for ver, duas baterias 3S 2200 mA pesam mais que uma bateria 3S 4400 mA.
Serão dois conectores a mais, um cabo de balanceamento a mais, embalagem das baterias que se fosse uma só, iria menos material de embalagem.
Não vejo vantagem nenhuma em querer usar duas baterias ao invés de uma de maior capacidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ademirpinto
membro
Mensagens: 201
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 10:12 am
Localização: Belo Horizonte,MG

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por ademirpinto »

Laercio, eu vejo vantagem de duas baterias para utilizar duas chaves on/off para se uma chave der problema o sistema continua com energia, tendeu?

Abraço e obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por LaercioLMB »

Em aeromodelos elétricos não se usa chaves liga desliga, não dá.
Duas baterias de 2200 pesam mais do que uma de 4400, ou seja, não vale a pena.
Bateria não dá problema e se der problema em voo, como você vai saber qual bateria deu problema e como vai desligar ela?
Já pensou nisso?
Bateria não dá problema como eu expliquei no outro tópico que você está mantendo com a mesma pergunta.
Procure manter suas perguntas sobre um mesmo assunto em um único lugar, não espalhe informações pois não será perguntando a mesma coisa em lugares diferentes que irá ter resposta mais rápida.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Ademiro, se a questão for redundância de chaves, basta usar uma bateria com duas saidas. Eu já faço isso em meus aeros "gasers"
Agora se a questão for redundância da fonte de energia (bateria), estória muda completamente.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Laercio, esta contabilização de peso não é valida para aeros que portarão esta placa. São aeros de 1/4 de escala para cima. Aeros inferiores não tem sentido utilizar uma placa de distribuição de energia pois os servos não demandam consumo de energia superior ao suportado pelo rx.
A necessidade de utilizar duas baterias é para reforçar o gerenciamento à falhas no plano de voo e não maior autonomia pela maior capacidade.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Paulo, como anda o projeto?
Nunca mais nos falamos!
Muitas ideias novas amigo.

Abs.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por LaercioLMB »

Thalles Santiago escreveu:Laercio, esta contabilização de peso não é valida para aeros que portarão esta placa. São aeros de 1/4 de escala para cima. Aeros inferiores não tem sentido utilizar uma placa de distribuição de energia pois os servos não demandam consumo de energia superior ao suportado pelo rx.
A necessidade de utilizar duas baterias é para reforçar o gerenciamento à falhas no plano de voo e não maior autonomia pela maior capacidade.



4 servos xing ling consomem em torno de 750 mA X 4 = 3000 mA.
4 servos standard Futaba ou JR consomem em média 400 mA X 4 = 1600 mA.
Um receptor com 8 canais utilizando 6 servos mixados ou 8 com alguns ligados em cabos Y, 8 xing ling 750 X 8 = 6000 mA
8 servos standard Futaba ou JR 400 X 8 = 3200 mA.
Será que as trilhas fininhas dos receptores estão aptas a suportar mais de 3A?
Ainda mais a primeira trilha onde estará conectada a bateria que será a responsável por alimentar todos os conectores do receptor.
Não distribua a corrente entre os terminais dos canais, pois somente um terminal é que receberá a alimentação e toda a carga drenada pelos servos.
Até nem precisa mesmo duas baterias em um aeromodelo pequeno e na maioria das vezes podemos sim aumentar a capacidade de carga da bateria tendo em vista o pouco peso do aeromodelo que pode ser compensado com uma bateria um pouco maior.
Muitos utilizam servos comuns em trens retráteis e isso trás um consumo muito grande nos servos usados nos trens de pouso já que servos comuns não tem posição de repouso como tem os servos exclusivos para trens retráteis.
Temos muitos aeromodelos com servos subdimensionados em que o consumo se torna ao máximo devido ao esforço acima do limite do servo.
Imagino os mini receptores FrSky e similares que tem trilhas muito fininhas nos canais para alimentar os servos e principalmente o que vem da bateria que geralmente está em um único canal.
É de parar para pensar não é?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Exceto em um snap roll, vc não demandara de esforço simultâneo dos servos, que demandaria altas taxas.
Pra turma que voa aeros menores e tem dúvida da capacidade de corrente do rx em relação ao consumo, basta add dois "Y", elevator e aileron. Assim a corrente requerida por estes servos será limpa, sem resistências impostas pelas trilhas do rx que já ficam "sobrecarregas" alimentando outros servos.
O consumo do conjunto eletrônico de um "modelo" está diretamente ligado ao estilo de voo do aeromodelista do que do equipamento. É o caso do Camaro, onde tem consumo baixo se for conduzido de forma cautelosa, e altíssimo de forma sport!
Lembrando que o propósito da mesa distribuidora é para aeros de grande porte, onde o consumo geral chega no limite do rx somente em uma manobra simples como a "faca". Dentro deste projeto, levei ao Paulo a possibilidade de trabalho com duas baterias com balanceamento de consumo e proteção contra curto-circuito, baixa tensão por IR alto da célula ou qualquer anomalia química que possa ocorrer, isolando o canal da bateria "ruim"
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Sobre a pergunta do rx:

"Será que as trilhas fininhas dos receptores estão aptas a suportar mais de 3A?"

Com certeza, sim! Apesar de finas, são curtas. É o que ocorre com um fusível

Testei meu rx futaba R617fs e tive um excelente resultado de 9A contínuos antes de superaquecer e a tensão variar para menos.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re:

Mensagem por Thalles Santiago »

Poulps escreveu:Bom, admito que soldar os fios por baixo foi gambiarra mesmo.:oops:

Disponibilizei o conector, mas no final as pessoas sempre me pedem com o fio soldado.

Infelizmente eu não havia previsto a soldagem dos fios no projeto e para alagar o furo do espaço reservado pelo conector , me deixaria com pouca ou nenhuma área de trilha para soldar o fio de 1,5mm de forma firme.
Quando tiver um tempo livre reviso o layout e posto aqui novamente, prevendo os fios soldados.


Estou em contato com o Alexcmag com o objetivo de criar uma nova versão com os reguladores de tensão incluídos, colocar o sistema de alimentação redundante (uma bateria principal e uma reserva) e possibilitar a inversão dos servos auxiliares.

1)Resolveria a compatibilidade para os casos em que o receptor é de 5V e os servos de 7.4V.

2) Resolveria os casos em que o modelo é muito caro e uma falha na bateria colocaria tudo a perder.

3) Resolveria os casos, como em flaps de planador e trens de pouso de asa baixa onde a montagem dos servos para o mesmo canal é espelhada. (Um servo tem que se movimentar inversamente ao outro no mesmo canal.)



Muito obrigado pelas criticas e elogios !


Paulo, sugiro que trabalhe com o conector dens macho soldado diretamente na placa ao invés deste conector verde. Fica com cara profissional e é assim que sistemas consagrados como smart e powerbox trabalham.

Futuramente também pode pensar em um case plástico para fechar a parte inferior da placa, o mesmo é feito nas placas da smart. Melhor o visual e protege as soldas.

No projeto do regulador, sugiro trabalhar com regulador linear, no máximo switching. Dispense os comutados, pois geram ruído de RF.

Já que irá implementar um chip para gerenciamento de servos, veja a possibilidade de realizar buffer principalmente nos canais do elevator, pois geralmente recebem grandes extensões de servo.

Abraço!
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Responder