Thalles Santiago escreveu:Laercio, esta contabilização de peso não é valida para aeros que portarão esta placa. São aeros de 1/4 de escala para cima. Aeros inferiores não tem sentido utilizar uma placa de distribuição de energia pois os servos não demandam consumo de energia superior ao suportado pelo rx.
A necessidade de utilizar duas baterias é para reforçar o gerenciamento à falhas no plano de voo e não maior autonomia pela maior capacidade.
4 servos xing ling consomem em torno de 750 mA X 4 = 3000 mA.
4 servos standard Futaba ou JR consomem em média 400 mA X 4 = 1600 mA.
Um receptor com 8 canais utilizando 6 servos mixados ou 8 com alguns ligados em cabos Y, 8 xing ling 750 X 8 = 6000 mA
8 servos standard Futaba ou JR 400 X 8 = 3200 mA.
Será que as trilhas fininhas dos receptores estão aptas a suportar mais de 3A?
Ainda mais a primeira trilha onde estará conectada a bateria que será a responsável por alimentar todos os conectores do receptor.
Não distribua a corrente entre os terminais dos canais, pois somente um terminal é que receberá a alimentação e toda a carga drenada pelos servos.
Até nem precisa mesmo duas baterias em um aeromodelo pequeno e na maioria das vezes podemos sim aumentar a capacidade de carga da bateria tendo em vista o pouco peso do aeromodelo que pode ser compensado com uma bateria um pouco maior.
Muitos utilizam servos comuns em trens retráteis e isso trás um consumo muito grande nos servos usados nos trens de pouso já que servos comuns não tem posição de repouso como tem os servos exclusivos para trens retráteis.
Temos muitos aeromodelos com servos subdimensionados em que o consumo se torna ao máximo devido ao esforço acima do limite do servo.
Imagino os mini receptores FrSky e similares que tem trilhas muito fininhas nos canais para alimentar os servos e principalmente o que vem da bateria que geralmente está em um único canal.
É de parar para pensar não é?