Construção cesnna 182
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Re: Construção cesnna 182
Bom dia pessoal... finalmente concluí o aero. Tentei postar foto mas deu erro, acho que por causa da resolução que era grande demais, mas vou tentar diminuir pra postar.
Laércio, segui exatamente aquela configuração que você sugeriu, ESC 15a, hélice gws 8x4, comprei o motor hextronik, receptor mini, quase sem reforços e vou usar aquela minha bateria de 850mah mesmo. Só tem um problema... mesmo evitando excessos, não entelando completamente a asa e todos cuidados possíveis, o peso final ficou em 470 gramas. A pergunta agora é: será que o motor vai dar conta desse peso? Ou é melhor substituir ESC e motor (2812)? Bem, como disse, vou tentar postar foto hoje ainda, e espero que mais breve ainda o vídeo do primeiro vôo.
Obs: não segui aquele desenho que todos fazem nos cessnas, fiz uma arte diferente, tirei da minha cabeça, acho que ficou legal.
Um abraço à todos, e que Deus nos abençoe.
Laércio, segui exatamente aquela configuração que você sugeriu, ESC 15a, hélice gws 8x4, comprei o motor hextronik, receptor mini, quase sem reforços e vou usar aquela minha bateria de 850mah mesmo. Só tem um problema... mesmo evitando excessos, não entelando completamente a asa e todos cuidados possíveis, o peso final ficou em 470 gramas. A pergunta agora é: será que o motor vai dar conta desse peso? Ou é melhor substituir ESC e motor (2812)? Bem, como disse, vou tentar postar foto hoje ainda, e espero que mais breve ainda o vídeo do primeiro vôo.
Obs: não segui aquele desenho que todos fazem nos cessnas, fiz uma arte diferente, tirei da minha cabeça, acho que ficou legal.
Um abraço à todos, e que Deus nos abençoe.
Trex 250 e, Trex 500 dfc
- LaercioLMB
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Re: Construção cesnna 182
Vai dar conta sim sem nenhum problema.
O empuxo tem que ser somente de 1/3 do peso do modelo, não necessita ser igual ou maior como muitos acreditam.
Tenho esse motor tocando um Ugly Stick de 1,20 m de envergadura pesando 560g.
O seu problema foi não perguntar antes sobre construção e dicas de como construir.
Aeromodelo tem que ter um peso ideal sim, mas esse peso é completo com tudo e não somente da construção. a construção tem que ser a mais leve possível para te dar sobra para a eletrônica, motor e bateria e assim ter um ótimo voo.
Se botar o 2812, terá que botar uma bateria maior e o peso desse modelo irá passar de 700 g.
O motor 2812 pesa o dobro desse motor 2730 e só de bateria para o 2812 já dará quase 200 g de peso.
Pode isso?
Para um modelo de 1 m de envergadura está muito pesado, mas voa, muito rápido, mas voa, o que não é nada recomendado para quem está iniciando e aprendendo a pilotar um aeromodelo.
O voo quanto mais lento, melhor para quem está aprendendo, por isso é que se recomenda modelos bem simples que deixam o voo lento o suficiente para um iniciante aprender sem muitos problemas.
O motor 2812 é para velocidade e teria que usar hélices pequenas que nesse modelo não seriam ideais, embora muitos acreditem que sim.
Na maioria das vezes é bem complicado a gente tentar ajudar alguém da forma correta quando um monte vem com dicas erradas, sem a menor noção do por que das coisas, só sabem dizer usa isso que dá certo, mas por que dá certo? Não sabem explicar.
O empuxo tem que ser somente de 1/3 do peso do modelo, não necessita ser igual ou maior como muitos acreditam.
Tenho esse motor tocando um Ugly Stick de 1,20 m de envergadura pesando 560g.
O seu problema foi não perguntar antes sobre construção e dicas de como construir.
Aeromodelo tem que ter um peso ideal sim, mas esse peso é completo com tudo e não somente da construção. a construção tem que ser a mais leve possível para te dar sobra para a eletrônica, motor e bateria e assim ter um ótimo voo.
Se botar o 2812, terá que botar uma bateria maior e o peso desse modelo irá passar de 700 g.
O motor 2812 pesa o dobro desse motor 2730 e só de bateria para o 2812 já dará quase 200 g de peso.
Pode isso?
Para um modelo de 1 m de envergadura está muito pesado, mas voa, muito rápido, mas voa, o que não é nada recomendado para quem está iniciando e aprendendo a pilotar um aeromodelo.
O voo quanto mais lento, melhor para quem está aprendendo, por isso é que se recomenda modelos bem simples que deixam o voo lento o suficiente para um iniciante aprender sem muitos problemas.
O motor 2812 é para velocidade e teria que usar hélices pequenas que nesse modelo não seriam ideais, embora muitos acreditem que sim.
Na maioria das vezes é bem complicado a gente tentar ajudar alguém da forma correta quando um monte vem com dicas erradas, sem a menor noção do por que das coisas, só sabem dizer usa isso que dá certo, mas por que dá certo? Não sabem explicar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Construção cesnna 182
Valeu Laércio, obrigado por mais essa aula...
Fico muito feliz em saber que no Evoo (um site nacional) sempre um iniciante encontra suporte assim como o seu e de muitos outros amigos, para fazer seus sonhos (muitas vezes da época de criança) se tornarem realidade.
Abraço.
Fico muito feliz em saber que no Evoo (um site nacional) sempre um iniciante encontra suporte assim como o seu e de muitos outros amigos, para fazer seus sonhos (muitas vezes da época de criança) se tornarem realidade.
Abraço.
Trex 250 e, Trex 500 dfc
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Re: Construção cesnna 182
Bom Dia, aproveitando esse Tópico
Desculpe o incomodo, realizei a construção do Cesnna 182 com uma planta da Robbie Brasil, com essa Eletrônica:
MOTOR 2836 1100KV, 336W Turnigy
HELICE 9050 GWS
SERVOS 9G 1,4KG 0,16S
ESC 30A 2~4S COM UBEC DE 2A/5V
BATERIA 2200 MAH 20-30C 11,1V
Peso Total: 620g+-
Realize a instalação tudo OK, quando fui realizar o primeiro teste de voo, o aeromodelo não sobe, assustei o CG mais ou menos 1/3 da asa, ele esta com uma leve inclinação para frente. Coloquei 75% motor com o profundo levimente acionado para o aero subir e nada parece um carrinho rsrsrsr. Retirei o trem de pouso e tentei arremessar com aceleração de meio motor mais também nada. Ele deu giro para traz e caiu, só amasso o depron.
Poderiam me ajudar?
oliveira_thiego@hotmail.com
Desculpe o incomodo, realizei a construção do Cesnna 182 com uma planta da Robbie Brasil, com essa Eletrônica:
MOTOR 2836 1100KV, 336W Turnigy
HELICE 9050 GWS
SERVOS 9G 1,4KG 0,16S
ESC 30A 2~4S COM UBEC DE 2A/5V
BATERIA 2200 MAH 20-30C 11,1V
Peso Total: 620g+-
Realize a instalação tudo OK, quando fui realizar o primeiro teste de voo, o aeromodelo não sobe, assustei o CG mais ou menos 1/3 da asa, ele esta com uma leve inclinação para frente. Coloquei 75% motor com o profundo levimente acionado para o aero subir e nada parece um carrinho rsrsrsr. Retirei o trem de pouso e tentei arremessar com aceleração de meio motor mais também nada. Ele deu giro para traz e caiu, só amasso o depron.
Poderiam me ajudar?
oliveira_thiego@hotmail.com
- Anexos
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- 2015-09-28 10.48.03.jpg (18.93 KiB) Exibido 5249 vezes
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- 2015-09-28 10.47.52.jpg (17.36 KiB) Exibido 5249 vezes
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- 2015-09-28 10.47.30.jpg (16.81 KiB) Exibido 5249 vezes
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- 2015-09-28 10.46.41.jpg (17.73 KiB) Exibido 5249 vezes
- John-Henrique
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Re: Construção cesnna 182
Difícil simplesmente dizer o que está errado, mas os comandos são bem leves se você coloca tanto quanto disse ele realmente vai fazer um loop, vai ir pra cima, virar de cabeça pra baixo e descer. Pra voar, você precisa acelerar, deixar ele pegar embalo, sozinho a cauda vai sair do chão, ficando só o trem de pouso, ai neste momento você dá comando no profundor, um pouquinho só e ele vai levantar.
Recapitulando:
- Acelerar
- Velocidade
- Aguardar a cauda sair do chão
- Dar leve comando no profundor
Tem este vídeo aqui que o cara tenta explicar o máximo possível
https://www.youtube.com/watch?v=xMYLIiuAnJ0
Recapitulando:
- Acelerar
- Velocidade
- Aguardar a cauda sair do chão
- Dar leve comando no profundor
Tem este vídeo aqui que o cara tenta explicar o máximo possível
https://www.youtube.com/watch?v=xMYLIiuAnJ0
- LaercioLMB
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Re: Construção cesnna 182
Cuidado com as asas, estão com anedro e não diedro e isso não é nada bom, principalmente para quem está começando.
As pontas das asas devem ficar mais altas que o centro, mas elas estão mais baixas que o centro e isso dificulta muito a pilotagem.
De nada adianta te encher de elogios se o seu modelo tem um problema que irá dificultar o seu aprendizado.
As pontas das asas devem ficar mais altas que o centro, mas elas estão mais baixas que o centro e isso dificulta muito a pilotagem.
De nada adianta te encher de elogios se o seu modelo tem um problema que irá dificultar o seu aprendizado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Construção cesnna 182
Vou ajustar isso. Agradeço pela atenção.
- LaercioLMB
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Re: Construção cesnna 182
Pelo que vi desse motor, só o motor já pesa 70g e é para baterias até 4S, um exagero para esse modelo.
Olhou somente pelo empuxo como a maioria tenta ensinar?
Empuxo em um motor significa que ele pode chegar até aquele valor, mas não com qualquer hélice e nem com qualquer bateria, é um conjunto específico para chegar aquele valor.
Olhou somente pelo empuxo como a maioria tenta ensinar?
Empuxo em um motor significa que ele pode chegar até aquele valor, mas não com qualquer hélice e nem com qualquer bateria, é um conjunto específico para chegar aquele valor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Construção cesnna 182
Boa tarde pessoal,
sei que tô na dívida da foto, mas é por que não consegui postar do telefone. Bem... já voei com ele. No primeiro vôo foi aquela tremedeira na mão, mas deu certo, só não consegui pousar e então já viu né... pousei de bico no chão, 90 graus literalmente. Amassou o bico mas cheguei em casa e em 20 minutos já tava pronto pra vôo novamente. Vi então que precisava treinar um pouco, então fiz umas 5 horas de phoenix e parti novamente no fim de semana e, tudo OK, pousei sem problemas... já fiz mais dois vôos mas não deu pra filmar ainda por que vôo num local afastado da cidade e vou lá com minha esposa e os dois filhos, e um é recém nascido, então não tem como minha esposa filmar, mas assim que eu puder levar outra pessoa o vídeo vai sair e vou postar no YouTube e ponho o link (isso eu sei fazer). Agradeço a ajuda dos amigos do evoo, e Laércio, essa configuração (eletrônica) que você sugeriu ficou excelente, muito obrigado, o avião tá muito gostoso de pilotar.
Abraço a todos.
sei que tô na dívida da foto, mas é por que não consegui postar do telefone. Bem... já voei com ele. No primeiro vôo foi aquela tremedeira na mão, mas deu certo, só não consegui pousar e então já viu né... pousei de bico no chão, 90 graus literalmente. Amassou o bico mas cheguei em casa e em 20 minutos já tava pronto pra vôo novamente. Vi então que precisava treinar um pouco, então fiz umas 5 horas de phoenix e parti novamente no fim de semana e, tudo OK, pousei sem problemas... já fiz mais dois vôos mas não deu pra filmar ainda por que vôo num local afastado da cidade e vou lá com minha esposa e os dois filhos, e um é recém nascido, então não tem como minha esposa filmar, mas assim que eu puder levar outra pessoa o vídeo vai sair e vou postar no YouTube e ponho o link (isso eu sei fazer). Agradeço a ajuda dos amigos do evoo, e Laércio, essa configuração (eletrônica) que você sugeriu ficou excelente, muito obrigado, o avião tá muito gostoso de pilotar.
Abraço a todos.
Trex 250 e, Trex 500 dfc