Duvida Bateria
- LaercioLMB
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Re: Duvida Bateria
Paulinho, vários aqui já reclamaram de servos dando problema por trabalhar com tensões acima de 6V já que nas especificações fala claramente que a tensão de trabalho é entre 4,8 e 6 volts.
Se pudesse trabalhar com mais, teria na especificação maior tensão. Por que então fizeram os servos e receptores HV? Se os normais aceitassem trabalhar com tensão maior sem "nenhum" problema, não seria necessário fazer os HV justamente para trabalharem direto com as baterias de 7,4V.
Mas o equipamento é seu Paulinho, faça o que quiser dele.
Se pudesse trabalhar com mais, teria na especificação maior tensão. Por que então fizeram os servos e receptores HV? Se os normais aceitassem trabalhar com tensão maior sem "nenhum" problema, não seria necessário fazer os HV justamente para trabalharem direto com as baterias de 7,4V.
Mas o equipamento é seu Paulinho, faça o que quiser dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Paulinho
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Re: Duvida Bateria
Servo HV são para uso de LiPo 7,4V sem bec e não para 6,6V da LiFe! Não há problema algum em usar 6,6, se queimar é problema do equipamento sim.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
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Re: Duvida Bateria
Para enriquecer esse debate, vou falar sobre isso em Veleiros de competição.
Veleiros usam vários tipos de servos, conjuntamente, para as muitas funções possíveis: Comando de leme, Comando de vela principal, comando de buja, alguns usam velas balões que precisam der içadas e baixadas, e etc. Os servos usados são os mesmos em geral que do aeromodelismo: standard, micro, e nano e guincho. Trabalham sempre sob pressão por muitas horas pois regatas dificilmente acabam em menos de 3,4 h, tracionando cordas que seguram vários quilos e quase nunca ficam em uma posição em que não são tracionados ou puxados, em virtude das características do esporte.
A vários anos começaram a usar Life, direto também, sem Controlador de voltagem nem nada. A princípio resistí a idéia, mas verifiquei que não houve um aumento ou diminuição na queima de equipamentos, e os colegas tanto da minha flotilha quanto das outras adotaram também, tanto que hoje se tornou o padrão e não a exceção. Não estou falando apenas no meu caso, mas em dezenas, virou o padrão mesmo. Agora usamos servos de boas marcas. Um dispositivo eletrônico de boa marca sempre tem um fator de segurança pra mais e uma precisão final maior, DENTRO DE SEUS LIMITES, é claro. Agora o Laércio não está errado em ficar na especificação fechada.
Veleiros usam vários tipos de servos, conjuntamente, para as muitas funções possíveis: Comando de leme, Comando de vela principal, comando de buja, alguns usam velas balões que precisam der içadas e baixadas, e etc. Os servos usados são os mesmos em geral que do aeromodelismo: standard, micro, e nano e guincho. Trabalham sempre sob pressão por muitas horas pois regatas dificilmente acabam em menos de 3,4 h, tracionando cordas que seguram vários quilos e quase nunca ficam em uma posição em que não são tracionados ou puxados, em virtude das características do esporte.
A vários anos começaram a usar Life, direto também, sem Controlador de voltagem nem nada. A princípio resistí a idéia, mas verifiquei que não houve um aumento ou diminuição na queima de equipamentos, e os colegas tanto da minha flotilha quanto das outras adotaram também, tanto que hoje se tornou o padrão e não a exceção. Não estou falando apenas no meu caso, mas em dezenas, virou o padrão mesmo. Agora usamos servos de boas marcas. Um dispositivo eletrônico de boa marca sempre tem um fator de segurança pra mais e uma precisão final maior, DENTRO DE SEUS LIMITES, é claro. Agora o Laércio não está errado em ficar na especificação fechada.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
- Paulinho
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Re: Duvida Bateria
Exato, virou padrão usar LiFe!
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- Paulinho
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Re: Duvida Bateria
E já foi falado isso desde 2011 como no link que postei acima!
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Re: Duvida Bateria
Equipamento ruim queima até com 4,8v! Não é a tensão da LiFe que queima não!
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- LaercioLMB
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Re: Duvida Bateria
Eu só uso Futaba e um pouco de FrSky, mais nada. Prezo pelo meu equipamento e nunca tive problemas com eles.
Cada um faz o que quiser, não sou o dono da verdade, só não recomendo nada acima das especificações de um equipamento.
Cada um faz o que quiser, não sou o dono da verdade, só não recomendo nada acima das especificações de um equipamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Caiego
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Re: Duvida Bateria
Eu tenho usado nos meus equipamentos bateria LiFe sem regulador de tensão, entretanto, observo no site https://servodatabase.com/ as especificações de cada servo que tenho quanto à voltagem máxima, tem servo Coreless que só aceita 4,8V, outros 6,0V. Mas eu pesquisei um pouco sobre isso no RC Universe e tem muita gente usando diodo para cair um pouco, coisa de 0,7V a tensão de entrada no servo. É colocado no fio positivo do servo, aí vem a pergunta: e se o diodo apresentar problema? Coloque 2 em paralelo e terá a garantia de que 1 estará ok. Exemplo: http://www.rcuniverse.com/forum/questions-answers-154/11586358-resistor-reduce-6-volt-t0-5-volt.html.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
- LaercioLMB
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Re: Duvida Bateria
Observe se o diodo suporta a carga de pelo menos 1A já que a maioria dos servos consome quase isso.
Para você ver, as pessoas de primeiro mundo se preocupam com o limite de tensão. O uso do diodo inclusive foi muito falado no uso de LiPo 3S nos rádios que suportam no máximo 12V e foi muito bem aceito.
Mas note que é um diodo para cada servo e não um para todos a não ser que esse um diodo suporte 5A, aí sim, apenas um para alimentar todos os servos 6 no máximo.
750 mA x 6 servos = 4500 mA = 4,5 A.
Sobre colocar dois diodos, a hora que um der pau o cara não vai ficar sabendo e só saberá se o último der pau kkkkkkk.
Isso é muito relativo já que as chances de um diodo apresentar problemas são muito menores do que um servo apresentar problemas.
Para você ver, as pessoas de primeiro mundo se preocupam com o limite de tensão. O uso do diodo inclusive foi muito falado no uso de LiPo 3S nos rádios que suportam no máximo 12V e foi muito bem aceito.
Mas note que é um diodo para cada servo e não um para todos a não ser que esse um diodo suporte 5A, aí sim, apenas um para alimentar todos os servos 6 no máximo.
750 mA x 6 servos = 4500 mA = 4,5 A.
Sobre colocar dois diodos, a hora que um der pau o cara não vai ficar sabendo e só saberá se o último der pau kkkkkkk.
Isso é muito relativo já que as chances de um diodo apresentar problemas são muito menores do que um servo apresentar problemas.
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Re: Duvida Bateria
Amigos, aproveitando o tópico e, para não abrir outro, também estou com uma dúvida sobre bateria. Adquiri esta bateria nova em um negócio "Gens Ace 2400mah 7.4v RX 2s1p Lipo Battery Pack With Jst-syp Plug for RC Heli". Estou precisando de uma bateria pro CDI do meu DLE35RA. Será que ela serviria, já que este motor suporta até 8,4v. Só que pra esta bateria não há informação de quanto de descarga "C" ela tem.