Stik de isopor 1 metro de asa ** Vídeo do Voo ** Finalizado
- Mauri
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Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...
Continuando...
Motor instalado.
Interior da fuselagem.
Trem de pouso (queria ter colocado uma roda menor, mas só tinha disponível de 50 mm)
Bequilha traseira feita com arame de aço de 1.2 mm.
Linkagem profundor. leme e asa.
Aero pronto.
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Interior da fuselagem.
Trem de pouso (queria ter colocado uma roda menor, mas só tinha disponível de 50 mm)
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Rodas menores dificultam muito tanto a decolagem quanto o pouso em terrenos irregulares, principalmente com grama. Se fosse uma pista concretada ou asfaltada até não afetariam tanto, mas quanto menor a roda, mais ela irá girar e com isso, maior a vibração no eixo já que sempre tem folgas e nunca são rolamentadas e com isso, a vibração faz a roda travar indiretamente o que gera tendências de ir para um dos lados na hora da decolagem. Por isso esses aviões na época, tinham rodas bem grandes para não afetar com o terreno irregular onde decolavam e estreitas para diminuir o arrasto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Mauri
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Esta correto no que disse Laércio, na maioria das vezes eu procuro usar rodas um pouco maiores mesmo por esse motivos citados por você, mas nesse caso especifico, por causa do arrasto gerado queria ter usado umas rodas um pouco menores de 45 mm x 10 ou 12 mm que tinha aqui mas infelizmente tinham acabado, essas que estão no Stik são de 50 mm x 20 mm.
Acho pela facilidade eu vou acabar retirando o tp na próxima vez e lançar manualmente só para sentir o quanto ele esta "segurando" o voo, apesar de que, para um aero com um grande Firewall exposto, cantos vivos por toda fuselagem e pontas da asa, trem de pouso e um design NADA recomendado para o propósito, mesmo assim gostei do resultado e o mais importante, não notei flutter em nenhuma superfície até então, sinal de que as modificações feitas no kit surtiram efeito, vamos ver nos próximos voos.
Acho pela facilidade eu vou acabar retirando o tp na próxima vez e lançar manualmente só para sentir o quanto ele esta "segurando" o voo, apesar de que, para um aero com um grande Firewall exposto, cantos vivos por toda fuselagem e pontas da asa, trem de pouso e um design NADA recomendado para o propósito, mesmo assim gostei do resultado e o mais importante, não notei flutter em nenhuma superfície até então, sinal de que as modificações feitas no kit surtiram efeito, vamos ver nos próximos voos.
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Para o meu Fokker III eu fiz as rodas em balsa bem finas e usai anel O'RING para fazer o pneu, justamente para ter um diâmetro grande, mas estreita o suficiente para diminuir o arrasto. Mas lógico que o meu não é um pylon que tem velocidades muito maiores.
No geral, que bom que conseguiste bons resultados.
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Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...
Mauri escreveu:Continuando...
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Trem de pouso (queria ter colocado uma roda menor, mas só tinha disponível de 50 mm)
Bequilha traseira feita com arame de aço de 1.2 mm.
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Que show! Parabéns
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
2836 de 2250KV num STIK! hahaha Que ideia doida! Mas que venham mais ideias assim.
Vai ter V2? Sem trem de pouso e com a corda um pouco reduzida acho que a destruição será mais rápida
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
LaercioLMB escreveu:Para o meu Fokker III eu fiz as rodas em balsa bem finas e usai anel O'RING para fazer o pneu, justamente para ter um diâmetro grande, mas estreita o suficiente para diminuir o arrasto. Mas lógico que o meu não é um pylon que tem velocidades muito maiores.
No geral, que bom que conseguiste bons resultados.
Eu lembro bem daquele seu Fokker, fiquei impressionado com a construção a época, muito bem feita, das rodas grandes e finas feitas com anel de vedação e aro em formato de cone, até cheguei a pensar em fazer esse tipo de aro na impressora 3D para usar no Stik, mas para ficar bonito elas teriam que ser meio grandes e ai também teria o problema do arrasto, sem falar que teria que trocar as hastes do tp para outras mais baixas que eu não tenho e ai começaria a complicar a coisa toda e acabei por desistir.
marcos soares escreveu:Que show! Parabéns
Valeu mesmo Marcos!
Andre Mauricio escreveu:2836 de 2250KV num STIK! hahaha Que ideia doida! Mas que venham mais ideias assim.
Vai ter V2? Sem trem de pouso e com a corda um pouco reduzida acho que a destruição será mais rápida
Então André, só vou testar mesmo o voo sem o tp e talvez trocar a hélice para teste, no mais por enquanto não.
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Mauri, finalmente voltou à ativa. Que bom!!!
Posso sugerir que faça aquele estabilizador vertical do tipo reto (Ultra Stick) e com o leme com um terço da área?
Já está no Mercado Livre?
Posso sugerir que faça aquele estabilizador vertical do tipo reto (Ultra Stick) e com o leme com um terço da área?
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Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Fala Gilberto, Já faz um bom tempinho que voltei a ativa.. rsrs Pretendo agora sim ficar em definitivo afinal, nada melhor do que juntar o útil ao agradável trabalhando naquilo que mais se gosta.
Fazer essa sua sugestão é tranquilo, só mudar o arquivo de corte.
Esse kit não tenho anunciado lá porque não compensa por causa da taxa deles.
Abrs.
Fazer essa sua sugestão é tranquilo, só mudar o arquivo de corte.
Esse kit não tenho anunciado lá porque não compensa por causa da taxa deles.
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Editado pela última vez por Mauri em Seg Abr 18, 2022 1:02 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Como tinha dito anteriormente, iria retirar o trem de pouso para ver como se comportaria o Pylon Stik e sim, a velocidade aumentou e muito, tanto que essa semana acabei o derrubando em alta velocidade e toda a frente foi reduzida a isso ai... Infelizmente não foi filmado.
Desde o primeiro voo notei que ao final de cada acelerada ele tendia fortemente a virar no eixo para a direita, tentava corrigir com o aileron mas não respondia, ao desacelerar ele respondia prontamente no aileron, suspeitei então do passo da hélice, estava usando uma APC 6X5, resolvi então trocar por uma APC 6x4 pensando que o problema iria resolver mas não, ficou a mesma coisa foi quando acabou resultando na queda.
Mas o que aconteceu?? Eu não sei ao certo, gostaria se possível de opiniões dos amigos, lembrando que, o que torceu foi todo o aero e não a fuselagem.
Desde o primeiro voo notei que ao final de cada acelerada ele tendia fortemente a virar no eixo para a direita, tentava corrigir com o aileron mas não respondia, ao desacelerar ele respondia prontamente no aileron, suspeitei então do passo da hélice, estava usando uma APC 6X5, resolvi então trocar por uma APC 6x4 pensando que o problema iria resolver mas não, ficou a mesma coisa foi quando acabou resultando na queda.
Mas o que aconteceu?? Eu não sei ao certo, gostaria se possível de opiniões dos amigos, lembrando que, o que torceu foi todo o aero e não a fuselagem.
Editado pela última vez por Mauri em Seg Abr 18, 2022 4:54 pm, em um total de 2 vezes.
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