Re: Dúvida entre modelos acrobáticos
Enviado: Qua Nov 08, 2023 5:36 pm
Bivo escreveu:Realmente sei de todos os problemas dos aeros a combustão, mas, após 10 anos nos elétricos, quero ter essa experiência.
Se quer entrar nos combustão já com um avião pra acrobacia, tem algumas opções de "entrada" no mercado, que são um caminho mais racional do que partir direto pra um 50cc.
Pelo preço do combustível hoje, não recomendo montar glow maior que a classe 46/55, o custo pra manter vai ser muito alto. Maior que isso, o melhor caminho é elétrico ou gasolina. Outra questão a levar em consideração é equipamento glow/gasolina usado. Já tive péssimas experiências tanto com avião, quando com motores usados, principalmente no glow. Pessoal não cuida, impregna combustível na madeira... vibra pra caramba, e às vezes não monta direito, vai danificando com o tempo. Tem que ter muita atenção, de preferência olhar pessoalmente antes de comprar.
Pra gasolina temos algumas opções.
Laser 200 da Flying Circus, voa no estilo "esporte escala" com DLE 20cc, faz todas as acrobacias clássicas, e tem aquela cara de avião escala. Não precisa de servos muito fortes, ou motor grande... bem mais tranquilo ($$$) de montar que um 50cc. Também tem o Mad Stick pra motores 20cc e 30cc, esse já é um avião pra um 3D mais forte.
Laser 200.
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UvmuHrdRQfU
Mad 20cc.
https://www.youtube.com/watch?v=J-UiNaMinaE&t=83s
Mad 30cc.
https://www.youtube.com/watch?v=FspUxaX_-_0
Além desses kits da FC, o João Castanho (Deco Custom Planes) trouxe de volta um projeto da antiga Vortice, o Storm Stick 30cc. Esse é um Stick "tudo que dá" pro 3D.
O lado bom desses aviões 3D quadrados, derivados do Stick, é que são mais baratos e práticos de montar, reparar e dar manutenção. Pra quem quer começar nos combustão, vai ser mais fácil lidar com os perrengues do motor.
Pra glow tem um opções legais também. O Katana .46 da WGS e o Mad Stick .50 da Flying Circus. Eu, particularmente, já montei e voei ambos, porém elétricos.
O Mad 50 é muito versátil, com pouco comando e segurando o dedo do acelerador ele voa como um Stick tradicional, uma mãe. Porém, com mais comando, ele vira um 3D cabuloso, pendura no torque roll muito fácil, responde sempre de forma muito previsível. Aquele típico avião que chamamos de "na mão".
Meu Mad .50.
O Katana tem um comportamento mais arisco, por ser asa média, ter asa trapezoidal, área alar menor... Também é um pouco mais pesado (coisa de 3kg, contra 2.5kg - em média - do Mad). Mas nada muito preocupante... não é uma cadeira elétrica como os CAP 232 costumam ser E faz algumas acrobacias com mais facilidade que o Mad, como faca, o parafuso chato sai mais redondo, tanto positivo quanto negativo, etc.
Meu Katana WGS.
Tanto o Mad quanto o Katana vão bem com .55 2T.
Pro Mad .50, o Fabrício recomenda do .52 até o 75 2T. Pro Katana, a WGS recomenda um .55 pra voo 3D.
Tenho até vontade de montar outro Katana WGS, com algumas melhorias com relação ao primeiro. Dá pra reduzir o peso final do avião e deixar o voo ainda melhor.
Se quer partir de um ARF, aí aparecem outras possibilidades... mas ARF novo hoje em dia tá mais caro que ouro