Bergfalke II/55

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Construção segundo o Autor

Mensagem por a1a_terabyte »

Nota: tradução livre mas fiel as instruções do autor:

Fuselagem:

Inteiramente estruturada, com chapeamento na porção superior e inferior, como é visto no desenho das cavernas. Uma longarina central de balsa dura de 6x6 é usada de guia na construção, que é feita segundo o método das duas metades (veja foto). Esta longarina é colocada sobre a planta devidamente protegida com um plástico. Em seguida as cavernas são posicionadas segundo sua localização.
O suporte da asa é constituído de 3 peças: F1, F2 e F3 colados sobre C5, o espaço formado entre F1 e F2 dá o espaço pra o tubo guia da baioneta, aqui ele tem 10 mm para uma baioneta de 8mm (o autor usou tubo guia de latão).
A vareta lateral é de balsa e 10x3, mas as inferiores e as superiores são deitas de 3 varetas de 3x3 coladas justapostamente, segundo o autor é para poder "vencer" as curvas do modelo, principalmente no bico, e com resultado ótimo (para tal usou cola branca).
Depois pode-se realizar o chapeamento inferior e superior com balsa leve de 3 mm, a chapa inferior é umedecida na véspera e colocada sobre a estrutura para dar uma pré forma, já que tem curvas mais pronunciadas. Deve-se fazer os furos para o local da asa na chapa superior e cola-se o tubo guia com epoxy lenta.
O nariz pode ser feito de dois modos:
1- Fechando a lateral entre a borda 1 e 2 com um compensado de 1 mm.
2- Um bloco maciço de balsa colado diretamente na caverna C1 que depois é lixado para dar a forma do nariz.
E finalmente colar a lateral atrás do piloto usando compensado leve de 3 mm.
Uma vez as duas metades prontas, e MEGA ATENÇÃO para não fazer duas vezes o mesmo lado, acredite acontece, pode unir as duas metades com epoxy lenta ou cola branca, com especial atenção para o alinhamento, mantendo as partes unidas com elástico de dinheiro.

Asas:

Nesta parte nada de especial, corta nervuras, e montar sobre a planta, só um detalhe, as longarinas do extra e do intradorso são duplas de 3x6mm coladas entre elas de balsa dura, até N7, depois ela fica simples devido a espessura do perfil na ponta da asa. Esta longarina é colocada sobre a planta, depois as nervuras são posicionadas com CA, na seqüência, a longarina superior é colocada em posição, a seguir é a ver da primeira parte do BA de balsa de 3 mm, e também o BF do aileron com balsa de 6 mm. Colar o tubo guia da asa com epoxy. - O chapeamento com balsa leve de 1,5 mm (1/16 pol) é realizado no BA aré a nervura N7 na seqüencia a asa é toda chapeada. O bordo de fuga é uma chapa de balsa de 2 mm (3/32"). O aileron é realizado a partir de uma chapa de balsa de 4x1 cm, lixado na forma do perfil e articulação é feita com dobradiças de nylon.

Grupo da cauda -

Estabilizador:

Perfil plano, usa-se varetas de balsa de 6x6 e um bloco central de balsa de 6 mm (1/4") bem como as pontas, seguindo o desenho da planta.

Leme/deriva:

Perfil biconvexo, as 1/2 nervuras de balsa de 2 mm (3/32") são coladas na base central também de 2 mm. A parte inferior do leme usa um bloco de balsa leve de 6 mm.

Eletrônica:

O pack de baterias é instalado no bico para melhorar a centragem, a mesa dos servos é de fácil construção, passa-se os comandos leme/estab., o autor não usou chumbo, mas comenta se não for usar o servo de reboque vai precisar de pouca coisa.

Acabamento:

O conjunto é entelado com oracover/monokote branco,as faixas azuis são pintadas com tinta laca. Os ailerons são acionados por comando direto tipo M2. A capota é feia de PVC 0.25 mm ou similar recortada em três partes, duas laterais e uma superior coladas sobre uma armação de tubo de latão fino (não diz quanto?) recomenda para quem pode, fazer uma peça em acetato termoformado.

Tera
Anexos
fuselagem.jpg
fuselagem.jpg (37.51 KiB) Exibido 36086 vezes
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

.

Mensagem por NORTON »

Esta foto das laterias está muito boa, por sí somente já é um manual...

Continue postando, atiça mais a vontade de montar Tera!

Abs

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Caro Tera

Estive dando uma olhada na planta e na tradução do texto que você fez.
Poderia comentar o que fala o artigo da revista MM a respeito do comportamento em vôo deste planador?
Você falou que mudaria algumas coisas. Quais seriam estas mudanças?
A idéia é fazer um "short kit" com corte á laser?
Conhece o Bergfalke escala 1:6 (2,6metros) de Chris Williams? Como é quase igual, vale a pena dar uma olhada.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=675520&highlight=bergfalke



Um abraço a todos.

Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

Oi

O perfil Göttingen 532 que segundo o autor é o que chega mais perto do modelo original dá ao planador um vôo vento e calmo, no teste de vôo o mesmo se mostrou dócil, bom para térmicas, não é um modelo com características de vôo de colina com muito vento e sim num fim de tarde, o pouso é tranqüilo e a opção aerofreio é dispensável. Enfim um bom modelo fácil de pilotar que está mais pro prazer de voar super "cool"...

Quanto ao projeto mudaria as cavernas de drepon, usaria balsa mesmo, o tubo guia da baioneta usaria fibra, segundo a técnica do Harpia, e o leme montado em estrutura vazada como a do Chris Williams ou do Vincent do retroplane, acho que fica ainda mais leve, mas a proposta do projeto para o leme está ótima, desde seja balsa leve. Na verdade cada um pode aumentar o grau de dificuldade e chegar mais próximo dos projetos dos autores citados acima, mas pensando bem foge do propósito, de se fazer um modelo escala, ou próximo disso e acessível à todos, o famoso BBB, Bom - Bonito e Barato.

1 - O modelo do Chris parece um pouco mais complexo, tem aerofreios, mas no geral está semelhante, gostei do corte em que mostra como montar a metade da fuselagem...

2 - Quanto ao corte a laser posso participar, mas por falta de tempo ficaria como consumidor final, se alguém encabeçar participo 110%.

3 - Bom era isso, aguardo agora as considerações de cada um sobre a planta, projeto e todo o resto, vamos ver se dá caldo essa história hehe....

Tera
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Se a turma fechar questão no Bergfalke II/55, eu me encarrego de preparar os templates para corte a laser.

Abraços a todos.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

corte laser.

Mensagem por NORTON »

[quote:cbe6664505="jmanga"]Se a turma fechar questão no Bergfalke II/55, eu me encarrego de preparar os templates para corte a laser.

Abraços a todos.[/quote:cbe6664505]

Fala Jmanga!

É isto que faltava, um master no cad para ajudar!

Estarei na torcida que se torne um kit em breve.

Abs

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Oi pessoal

A respeito do corte a laser infelizmente não vou poder ajudar. Morando onde moro fica inviavel para mim, mas se a turma fechar para fazer o Bergfalke e virar um short kit, eu estou dentro. :wink: :wink:

Abraços
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Voto/decisão

Mensagem por NORTON »

[quote:903d5c8de1="a1a_terabyte"]Então objetivamente:

objetivando...

1- Tera,
2- Norton
3-

No aguardo
Tera[/quote:903d5c8de1]
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Então objetivamente:

1- Tera,
2- Norton,
3- Geraldo (não se preocupe, voce recebe prontinho ai),
4- Jmanga,
5-
6-

Bora fazê o Berguifauque Johnny.....

Abraços.
Avatar do usuário
edbmac
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 10:26 am
Localização: Lages -Santa Catarina
Contato:

Mensagem por edbmac »

Apesar da pouca experiencia em construção com balsa to muito influenciado a participar tbém, na verdade coloquei a ticotico pra funcionar e ja tenho as peças de compensado cortadas.
Eduardo Barp Maciel
Responder