Bergfalke II/55
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- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Construção segundo o Autor
Nota: tradução livre mas fiel as instruções do autor:
Fuselagem:
Inteiramente estruturada, com chapeamento na porção superior e inferior, como é visto no desenho das cavernas. Uma longarina central de balsa dura de 6x6 é usada de guia na construção, que é feita segundo o método das duas metades (veja foto). Esta longarina é colocada sobre a planta devidamente protegida com um plástico. Em seguida as cavernas são posicionadas segundo sua localização.
O suporte da asa é constituído de 3 peças: F1, F2 e F3 colados sobre C5, o espaço formado entre F1 e F2 dá o espaço pra o tubo guia da baioneta, aqui ele tem 10 mm para uma baioneta de 8mm (o autor usou tubo guia de latão).
A vareta lateral é de balsa e 10x3, mas as inferiores e as superiores são deitas de 3 varetas de 3x3 coladas justapostamente, segundo o autor é para poder "vencer" as curvas do modelo, principalmente no bico, e com resultado ótimo (para tal usou cola branca).
Depois pode-se realizar o chapeamento inferior e superior com balsa leve de 3 mm, a chapa inferior é umedecida na véspera e colocada sobre a estrutura para dar uma pré forma, já que tem curvas mais pronunciadas. Deve-se fazer os furos para o local da asa na chapa superior e cola-se o tubo guia com epoxy lenta.
O nariz pode ser feito de dois modos:
1- Fechando a lateral entre a borda 1 e 2 com um compensado de 1 mm.
2- Um bloco maciço de balsa colado diretamente na caverna C1 que depois é lixado para dar a forma do nariz.
E finalmente colar a lateral atrás do piloto usando compensado leve de 3 mm.
Uma vez as duas metades prontas, e MEGA ATENÇÃO para não fazer duas vezes o mesmo lado, acredite acontece, pode unir as duas metades com epoxy lenta ou cola branca, com especial atenção para o alinhamento, mantendo as partes unidas com elástico de dinheiro.
Asas:
Nesta parte nada de especial, corta nervuras, e montar sobre a planta, só um detalhe, as longarinas do extra e do intradorso são duplas de 3x6mm coladas entre elas de balsa dura, até N7, depois ela fica simples devido a espessura do perfil na ponta da asa. Esta longarina é colocada sobre a planta, depois as nervuras são posicionadas com CA, na seqüência, a longarina superior é colocada em posição, a seguir é a ver da primeira parte do BA de balsa de 3 mm, e também o BF do aileron com balsa de 6 mm. Colar o tubo guia da asa com epoxy. - O chapeamento com balsa leve de 1,5 mm (1/16 pol) é realizado no BA aré a nervura N7 na seqüencia a asa é toda chapeada. O bordo de fuga é uma chapa de balsa de 2 mm (3/32"). O aileron é realizado a partir de uma chapa de balsa de 4x1 cm, lixado na forma do perfil e articulação é feita com dobradiças de nylon.
Grupo da cauda -
Estabilizador:
Perfil plano, usa-se varetas de balsa de 6x6 e um bloco central de balsa de 6 mm (1/4") bem como as pontas, seguindo o desenho da planta.
Leme/deriva:
Perfil biconvexo, as 1/2 nervuras de balsa de 2 mm (3/32") são coladas na base central também de 2 mm. A parte inferior do leme usa um bloco de balsa leve de 6 mm.
Eletrônica:
O pack de baterias é instalado no bico para melhorar a centragem, a mesa dos servos é de fácil construção, passa-se os comandos leme/estab., o autor não usou chumbo, mas comenta se não for usar o servo de reboque vai precisar de pouca coisa.
Acabamento:
O conjunto é entelado com oracover/monokote branco,as faixas azuis são pintadas com tinta laca. Os ailerons são acionados por comando direto tipo M2. A capota é feia de PVC 0.25 mm ou similar recortada em três partes, duas laterais e uma superior coladas sobre uma armação de tubo de latão fino (não diz quanto?) recomenda para quem pode, fazer uma peça em acetato termoformado.
Tera
Fuselagem:
Inteiramente estruturada, com chapeamento na porção superior e inferior, como é visto no desenho das cavernas. Uma longarina central de balsa dura de 6x6 é usada de guia na construção, que é feita segundo o método das duas metades (veja foto). Esta longarina é colocada sobre a planta devidamente protegida com um plástico. Em seguida as cavernas são posicionadas segundo sua localização.
O suporte da asa é constituído de 3 peças: F1, F2 e F3 colados sobre C5, o espaço formado entre F1 e F2 dá o espaço pra o tubo guia da baioneta, aqui ele tem 10 mm para uma baioneta de 8mm (o autor usou tubo guia de latão).
A vareta lateral é de balsa e 10x3, mas as inferiores e as superiores são deitas de 3 varetas de 3x3 coladas justapostamente, segundo o autor é para poder "vencer" as curvas do modelo, principalmente no bico, e com resultado ótimo (para tal usou cola branca).
Depois pode-se realizar o chapeamento inferior e superior com balsa leve de 3 mm, a chapa inferior é umedecida na véspera e colocada sobre a estrutura para dar uma pré forma, já que tem curvas mais pronunciadas. Deve-se fazer os furos para o local da asa na chapa superior e cola-se o tubo guia com epoxy lenta.
O nariz pode ser feito de dois modos:
1- Fechando a lateral entre a borda 1 e 2 com um compensado de 1 mm.
2- Um bloco maciço de balsa colado diretamente na caverna C1 que depois é lixado para dar a forma do nariz.
E finalmente colar a lateral atrás do piloto usando compensado leve de 3 mm.
Uma vez as duas metades prontas, e MEGA ATENÇÃO para não fazer duas vezes o mesmo lado, acredite acontece, pode unir as duas metades com epoxy lenta ou cola branca, com especial atenção para o alinhamento, mantendo as partes unidas com elástico de dinheiro.
Asas:
Nesta parte nada de especial, corta nervuras, e montar sobre a planta, só um detalhe, as longarinas do extra e do intradorso são duplas de 3x6mm coladas entre elas de balsa dura, até N7, depois ela fica simples devido a espessura do perfil na ponta da asa. Esta longarina é colocada sobre a planta, depois as nervuras são posicionadas com CA, na seqüência, a longarina superior é colocada em posição, a seguir é a ver da primeira parte do BA de balsa de 3 mm, e também o BF do aileron com balsa de 6 mm. Colar o tubo guia da asa com epoxy. - O chapeamento com balsa leve de 1,5 mm (1/16 pol) é realizado no BA aré a nervura N7 na seqüencia a asa é toda chapeada. O bordo de fuga é uma chapa de balsa de 2 mm (3/32"). O aileron é realizado a partir de uma chapa de balsa de 4x1 cm, lixado na forma do perfil e articulação é feita com dobradiças de nylon.
Grupo da cauda -
Estabilizador:
Perfil plano, usa-se varetas de balsa de 6x6 e um bloco central de balsa de 6 mm (1/4") bem como as pontas, seguindo o desenho da planta.
Leme/deriva:
Perfil biconvexo, as 1/2 nervuras de balsa de 2 mm (3/32") são coladas na base central também de 2 mm. A parte inferior do leme usa um bloco de balsa leve de 6 mm.
Eletrônica:
O pack de baterias é instalado no bico para melhorar a centragem, a mesa dos servos é de fácil construção, passa-se os comandos leme/estab., o autor não usou chumbo, mas comenta se não for usar o servo de reboque vai precisar de pouca coisa.
Acabamento:
O conjunto é entelado com oracover/monokote branco,as faixas azuis são pintadas com tinta laca. Os ailerons são acionados por comando direto tipo M2. A capota é feia de PVC 0.25 mm ou similar recortada em três partes, duas laterais e uma superior coladas sobre uma armação de tubo de latão fino (não diz quanto?) recomenda para quem pode, fazer uma peça em acetato termoformado.
Tera
- Anexos
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- fuselagem.jpg (37.51 KiB) Exibido 36086 vezes
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Esta foto das laterias está muito boa, por sí somente já é um manual...
Continue postando, atiça mais a vontade de montar Tera!
Abs
Norton
Continue postando, atiça mais a vontade de montar Tera!
Abs
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Caro Tera
Estive dando uma olhada na planta e na tradução do texto que você fez.
Poderia comentar o que fala o artigo da revista MM a respeito do comportamento em vôo deste planador?
Você falou que mudaria algumas coisas. Quais seriam estas mudanças?
A idéia é fazer um "short kit" com corte á laser?
Conhece o Bergfalke escala 1:6 (2,6metros) de Chris Williams? Como é quase igual, vale a pena dar uma olhada.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=675520&highlight=bergfalke
Um abraço a todos.
Geraldo
Estive dando uma olhada na planta e na tradução do texto que você fez.
Poderia comentar o que fala o artigo da revista MM a respeito do comportamento em vôo deste planador?
Você falou que mudaria algumas coisas. Quais seriam estas mudanças?
A idéia é fazer um "short kit" com corte á laser?
Conhece o Bergfalke escala 1:6 (2,6metros) de Chris Williams? Como é quase igual, vale a pena dar uma olhada.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=675520&highlight=bergfalke
Um abraço a todos.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
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- membro
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- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Oi
O perfil Göttingen 532 que segundo o autor é o que chega mais perto do modelo original dá ao planador um vôo vento e calmo, no teste de vôo o mesmo se mostrou dócil, bom para térmicas, não é um modelo com características de vôo de colina com muito vento e sim num fim de tarde, o pouso é tranqüilo e a opção aerofreio é dispensável. Enfim um bom modelo fácil de pilotar que está mais pro prazer de voar super "cool"...
Quanto ao projeto mudaria as cavernas de drepon, usaria balsa mesmo, o tubo guia da baioneta usaria fibra, segundo a técnica do Harpia, e o leme montado em estrutura vazada como a do Chris Williams ou do Vincent do retroplane, acho que fica ainda mais leve, mas a proposta do projeto para o leme está ótima, desde seja balsa leve. Na verdade cada um pode aumentar o grau de dificuldade e chegar mais próximo dos projetos dos autores citados acima, mas pensando bem foge do propósito, de se fazer um modelo escala, ou próximo disso e acessível à todos, o famoso BBB, Bom - Bonito e Barato.
1 - O modelo do Chris parece um pouco mais complexo, tem aerofreios, mas no geral está semelhante, gostei do corte em que mostra como montar a metade da fuselagem...
2 - Quanto ao corte a laser posso participar, mas por falta de tempo ficaria como consumidor final, se alguém encabeçar participo 110%.
3 - Bom era isso, aguardo agora as considerações de cada um sobre a planta, projeto e todo o resto, vamos ver se dá caldo essa história hehe....
Tera
O perfil Göttingen 532 que segundo o autor é o que chega mais perto do modelo original dá ao planador um vôo vento e calmo, no teste de vôo o mesmo se mostrou dócil, bom para térmicas, não é um modelo com características de vôo de colina com muito vento e sim num fim de tarde, o pouso é tranqüilo e a opção aerofreio é dispensável. Enfim um bom modelo fácil de pilotar que está mais pro prazer de voar super "cool"...
Quanto ao projeto mudaria as cavernas de drepon, usaria balsa mesmo, o tubo guia da baioneta usaria fibra, segundo a técnica do Harpia, e o leme montado em estrutura vazada como a do Chris Williams ou do Vincent do retroplane, acho que fica ainda mais leve, mas a proposta do projeto para o leme está ótima, desde seja balsa leve. Na verdade cada um pode aumentar o grau de dificuldade e chegar mais próximo dos projetos dos autores citados acima, mas pensando bem foge do propósito, de se fazer um modelo escala, ou próximo disso e acessível à todos, o famoso BBB, Bom - Bonito e Barato.
1 - O modelo do Chris parece um pouco mais complexo, tem aerofreios, mas no geral está semelhante, gostei do corte em que mostra como montar a metade da fuselagem...
2 - Quanto ao corte a laser posso participar, mas por falta de tempo ficaria como consumidor final, se alguém encabeçar participo 110%.
3 - Bom era isso, aguardo agora as considerações de cada um sobre a planta, projeto e todo o resto, vamos ver se dá caldo essa história hehe....
Tera
corte laser.
[quote:cbe6664505="jmanga"]Se a turma fechar questão no Bergfalke II/55, eu me encarrego de preparar os templates para corte a laser.
Abraços a todos.[/quote:cbe6664505]
Fala Jmanga!
É isto que faltava, um master no cad para ajudar!
Estarei na torcida que se torne um kit em breve.
Abs
Norton
Abraços a todos.[/quote:cbe6664505]
Fala Jmanga!
É isto que faltava, um master no cad para ajudar!
Estarei na torcida que se torne um kit em breve.
Abs
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Re: Voto/decisão
[quote:903d5c8de1="a1a_terabyte"]Então objetivamente:
objetivando...
1- Tera,
2- Norton
3-
No aguardo
Tera[/quote:903d5c8de1]
objetivando...
1- Tera,
2- Norton
3-
No aguardo
Tera[/quote:903d5c8de1]
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !