CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:ba563d491a="motta"][quote:ba563d491a="Luiz Eduardo"]Uso a C4 com o CENECE pro.

Funciona legal, o problema é que ainda nao peguei a mao para criar os arquivos DAT´s...[/quote:ba563d491a]

Luiz, veja qual modelo estas querendo cortar, desde que não seja um modelo complexo, tenho alguns em .dat, te passo um arquivo de cada vez, e assim que cortares e colocares as fotos te passo outro. Só não use para fins comerciais, que não temos liberação para isto, apenas para uso pessoal, faço a tradução para a cenece 1.6 dos arquivos .cnc do gmfc onde tem muitos modelos a disposição. O cenece-pro já faz a tradução direta não sei se os arquivos com extensão .cnc ele faz mas .cut .pl .cor não tem problema. Qualquer dúvida solicite que estou a disposição para qualquer esclarecimento. Outra coisa, tens o pro registrado ou estas usando o demo? se estas usando o demo, istale o cenece 1.6 que para quem esta começando é bem melhor para o aprendizado inicial. Para um começo o pro é meio complicado, eu fiz a tradução para o portugues de uma parte e sei que para quem não tem uma boa noção complica muito.
ou veja no link abaixo o que vais querer cortar que passo a dat e te envio os arquivos ou então me passe os parâmetros da tua máquina que te envio os arquivos de controle prontos só colocar na máquina e mandar cortar. Isto vai ter um preço na proxima vez que for a s.paulo vais pagar a rodade de refrgerantes.

http://www.teaser.fr/~osegouin/index.phtml

abraços motta[/quote:ba563d491a]
Ola Mota, estou usando o CENECE PRO demo v. 1.07D. Acabo de fazer o download do 1.6. Com o cenece1.6 da para fazer cortes de asa usando perfis se asa diferente em cada ponta do corte?
A minha principal dificuldade é para gerar o arquivo dat, eu mesmo crio os meus. Normalmente pego uma foto do avião e tiro o contorno com o programa CadWorks, o problema é que as vezes os pontos ficam desalinhados e só percebo na hora do corte, ai já viu. Passei a usar o CreaDat para corrigir o arquivo DAT final, diminuindo bastante cortes errados.
Acho que já peguei o jeito do CENECE PRO para cortes comuns, agora tenho que treinar fazer cortes 3D, tipo começar a fazer algo assim:

[img:ba563d491a]http://osegouin.free.fr/cncnet/bibli/projets/t6/t6_fichiers/image028.jpg[/img:ba563d491a]
Luiz Eduardo
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:fca7ea99b0="Luiz Eduardo"]Acho que já peguei o jeito do CENECE PRO para cortes comuns, agora tenho que treinar fazer cortes 3D, tipo começar a fazer algo assim[/quote:fca7ea99b0]

É...também acho que vc precisa treinar mais cortes 3D... E depressa! :lol:
Cmt.Rocha
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:45 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Cmt.Rocha »

po alguem tem um video desses cortes 3D? de preferencia de fuselagem:D
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

eu desenho com base em plantas, imagens etc no autocad 2004, salvo em dxf e transformo em dat usando o creadat ou o simples, mas muito pratico, profscan. procure na internet que eh facil de achar, e free.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:3609ee33ff]
Ola Mota, estou usando o CENECE PRO demo v. 1.07D. Acabo de fazer o download do 1.6. Com o cenece1.6 da para fazer cortes de asa usando perfis se asa diferente em cada ponta do corte?
A minha principal dificuldade é para gerar o arquivo dat, eu mesmo crio os meus. Normalmente pego uma foto do avião e tiro o contorno com o programa CadWorks, o problema é que as vezes os pontos ficam desalinhados e só percebo na hora do corte, ai já viu. Passei a usar o CreaDat para corrigir o arquivo DAT final, diminuindo bastante cortes errados.
Acho que já peguei o jeito do CENECE PRO para cortes comuns, agora tenho que treinar fazer cortes 3D, tipo começar a fazer algo assim:

[img:3609ee33ff]http://osegouin.free.fr/cncnet/bibli/projets/t6/t6_fichiers/image028.jpg[/img:3609ee33ff][/quote:3609ee33ff]

Manda os parâmetros da tua máquina que monto os arquivos de corte, e te passo como acertar a peça na mesa. Estes modelos são fáceis de cortar, estou terminando uma cortadora fressadora onde posso cortar e fressar onde é necessário.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:7ee07d7516="motta"][quote:7ee07d7516]
Ola Mota, estou usando o CENECE PRO demo v. 1.07D. Acabo de fazer o download do 1.6. Com o cenece1.6 da para fazer cortes de asa usando perfis se asa diferente em cada ponta do corte?
A minha principal dificuldade é para gerar o arquivo dat, eu mesmo crio os meus. Normalmente pego uma foto do avião e tiro o contorno com o programa CadWorks, o problema é que as vezes os pontos ficam desalinhados e só percebo na hora do corte, ai já viu. Passei a usar o CreaDat para corrigir o arquivo DAT final, diminuindo bastante cortes errados.
Acho que já peguei o jeito do CENECE PRO para cortes comuns, agora tenho que treinar fazer cortes 3D, tipo começar a fazer algo assim:

[img:7ee07d7516]http://osegouin.free.fr/cncnet/bibli/projets/t6/t6_fichiers/image028.jpg[/img:7ee07d7516][/quote:7ee07d7516]

Manda os parâmetros da tua máquina que monto os arquivos de corte, e te passo como acertar a peça na mesa. Estes modelos são fáceis de cortar, estou terminando uma cortadora fressadora onde posso cortar e fressar onde é necessário.

abraços motta[/quote:7ee07d7516]

Tenho a base de dados, me passe seu email por mp. ai te passo a base.
Luiz Eduardo
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Aproveitando o tópico, gostaria de uma ajuda para construção de uma CNC. Quero montar uma fresa com 3 eixos para corte em 3D. Para o corte da asa uma fresa é suficiente ou teria que ser uma CNC a fio quente?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Uma fressadora fressa uma asa, só que leva um bom tempo, dependendo do tamanho deve levar umas 8 horas ou mais. A cortadora
é mais indicada para o corte de asas, uma asa com corda de 230mm vais levar uns 2 a 3 minutos, em uma cortadora com sistema de redução e movimento com correias leva de 12 a 20 segundos, estou em teste com este sistema de deslocamento destes é muito bom, diminui o consumo dos motores e aumenta a velocidade tudo o que sempre desejamos. Ajuda para montar estamos a disposição para ajudar no que for necessário, só que conhecimento vai depender da tua vontade, e pelo que vejo não estas com muita não. Só pela pergunta se nota que não fizeste nenhuma perquisa sobre cnc e cortes de isopor ou fressamento de materiais, informações que estão a disposição de qualquer um na internet, não vou te passar a receita, nem o bolo pronto, tens que fazer a tua parte. Primeira ajuda, se não tens conhecimento sobre programas Cad, faça um curso ou comece a baixar apostilas e vá treinando pois sem ele não tem como fazer uma máquina funcionar para cortar ou fressar o que se quer. A máquina não trabalha como um radio, uma televisão que se aperta um botão e esta funcionando, uma máquina temos que alimentar com informações da peça que queremos que ela corte. Até chegar ao ponto de apertarmos o botão para a máquina começar a cortar é que complica , é ai que tranca. A máquina é muito fácil se comparada a montagem dos arquivos de corte. Primeira ajuda, vá em busca destes programas e aprenda o seu uso, depois pense na máquina. Se não, é mais um trambolho sem serventia atirado num canto.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Obrigado pela informação!! Entrei em um fórum sobre CNC e estou pesquisando bastante sobre o assunto. Meu objetivo com a pergunta foi apenas direcionar meus esforços sobre o objetivo final. Sei que uma cortadora é mais indicada para o corte de asas, fiz a pergunta apenas para saber a viabilidade de se utilizar uma mesma máquina tanto para a fuselagem como para as asas. Imagino que uma cortadora não faria um trabalho tão detalhado como uma fresadora, pois o fio é reto. Assim, seria difícil fazer uma elipsóide com uma cortadora. Por outro lado, imagino que uma cortadora seria mais precisa que uma fresa no corte de asas. Estou primeiro me preocupando com a parte mecanica pois quero uma máquina que tenha uma boa precisão por causa de certos angulos ( angulos de ataque das asas e estabilizadores horizontais ) e no corte perfeito dos perfis, já que estou realmente calculando meus modelos para melhorar desempenho. Além disso, essa foi a recomendação do pessoal do fórum CNC que estou pesquisando.
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Em relação aos softwares, sei que devo usar um CAD para fazer o desenho, um CAM para gerar arquivos em código G e um controlador ( como o TurboCnc ). Como eu quero fazer sólidos em 3D, qual CAD mais recomendado, o autocad ou o Solid Works?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder